Uma sensação de paz! Sem dúvida, esse é um dos sentimentos que temos ao andar pelas ruas de Assisi, uma cidade com pouco mais de 24 mil habilitantes no centro da Itália, na região da Umbria. A seguir, você confere vários motivos para inclui-la em seu roteiro de viagem pela Itália.
Publicidade
Viajar pela Europa de carro é uma maravilha: as estradas são boas e bem sinalizadas – apesar de que, na Itália, os pedágios acabam sendo caros. Mas, independente disso, ter um carro a sua disposição ajuda você a fazer passeios curtos, no estilo bate e volta, em muitas cidades. E com Assisi não é diferente: a região fica a duas horas de distância de Roma ou de Florença, destinos altamente procurados pelos brasileiros. Estando de carro, você pode sair cedinho e voltar à noite para seu hotel, aproveitando o dia para conhecer outras cidades pelo caminho, como Todi, por exemplo.
O passeio em Assisi é altamente indicado para quem é católico, já que foi lá que São Fracisco de Assis e Santa Clara nasceram. Por esse motivo, a cidade tornou-se um ponto de peregrinação religiosa, recebendo turistas do mundo inteiro. Entretanto, mesmo que você seja de outra religião, tenha outras crenças ou nem mesmo seja religioso, saiba que o passeio também é indicado para você: a arquitetura da cidade e a beleza cultural vão te agradar (e muito). Assisi fica cravada em um morro e as paisagens lá de cima são espetaculares.
Para os católicos, São Francisco de Assis é um símbolo de generosidade. Nascido em 1182, Francisco tem origem de família rica e se beneficiava de todo o luxo que o dinheiro podia comprar na época. Com 18 anos, o jovem foi lutar na guerra, mas acabou tornando-se prisioneiro dos peruginos, seus inimigos. Francisco ficou preso por um ano e muitos acreditam que foi isso que mudou sua forma de pensar.
Aos 23 anos, o jovem de origem nobre começou uma crise espiritual que resultou em uma vida de renúncias, deixando de lado as armas e o dinheiro para levar uma vida de absoluta pobreza, sugerida no Evangelho. Vida simples e desprendida, fazendo caridade aos mais necessitados com muita humildade era seu lema.
Toda a trajetória de São Francisco de Assis é contada na basílica, uma construção ampla e rica em detalhes. O local é dividido em setores:
1º: Basilica superiore: uma das mais bonitas e esplendorosas de toda a Itália, revestida do chão ao teto com afrescos de Cimabue, Giotto, Simone Martini e Pietro Lorenzetti que são iluminados naturalmente através dos vitrais grandiosos;
2º: Basilica inferiore: toda a trajetória de São Francisco de Assis é apresentada aqui, por meio de afrescos que datam de 1263 feitos por Giotto e seus aprendizes;
3º: Cripta: local de grande reverência e oração onde estão os restos mortais do santo e de outros franciscanos.
A entrada na basílica é gratuita e vale o aviso-padrão para todas as igrejas: cuidado com roupas curtas e ombros à mostra, ok?
É algo sem explicação! Só indo para ver tanto charme em uma só cidade. As construções são de pedra, a cidade é toda murada e tem um tom rosado característico, Assisi possui muitos portais, as ruas são estreitinhas, existem muitas escadas e ladeiras… É algo fora do comum, veja mais imagens da cidade:
Construído em 1367 a pedido do Cardeal Albornoz, o majestoso castelo é uma presença maciça em Assisi e, naquela época, tinha o intuito de intimidar o povo da cidade. Chegar até lá não é nada fácil: é uma caminha puxada por ruas íngremes, mas que vale cada esforço. Alcançar o destino e ter uma vista privilegiada de Assisi vale cada gota de suor.