As Salinas Grandes é um enorme deserto de sal existente na Argentina e que compõe um território de 12 mil hectares puramente brancos e salgados. O local fica a 3550 metros de altitude, é extremamente brilhante e por conta disso tudo se torna um cenário perfeito para tirar inúmeras fotos, até porque o lindo céu azul combina perfeitamente com o branco reluzente das salinas.
Publicidade
Antes de ser as Salinas Grandes, essa região não era nem um pouco desértica, muito menos salgada. O que havia lá era um grande lago de água doce coberto por vegetação local da mais diversa possível. Porém, com o passar dos anos, o local começou a enfrentar terríveis épocas de seca, o que resultou no desaparecimento do lado, da vegetação e na transformação daquela área em um deserto.
As imagens são realmente incríveis, confira abaixo e prepare as malas para essa aventura digna de boas recordações.
Durante todo o passeio pelas Salinas Grandes, você vai encontrar esses caminhos que compõe linhas perfeitamente retas que ajudam na compreensão da infinidade do tamanho daquele incrível lugar.
Nessa imagem acima é possível perceber toda a beleza do local que combina perfeitamente o branco do sal, com o azul do céu, para melhorar, uma montanha ao fundo que deixa o cenário mais perfeito ainda.
Ao caminhar pelas Salinas Grandes, você vai observar essas pilhas de sal que os moradores juntam. Então, não estranhe ao ver essa pequena montanha, ela não está ali por causa de eventos naturais.
A Argentina é um país repleto por lhamas em todos os lados, nesse lindo deserto não seria diferente. Normalmente, elas preferem ficar em locais com mais vegetação e ainda é possível encontrar alguns pontos nas Salinas Grandes que tenha um pouco de verde, mas ao caminhar por lá, provavelmente você vai ver uma lhama relaxando em algum canto.
O bom de ir conhecer um lugar desses é prestar atenção nos mínimos detalhes de cada pedaço, por exemplo, ao observar o chão, você vai perceber que ele é cheio de divisórios, como se fossem fronteiras de estados desenhadas. Se você pegar o seu olhar e levar do mais perto até o horizonte, a imagem que vai se formar é tão linda quanto a da foto acima.
Por ser um lugar muito visitado, você vai ver diversas pessoas vendendo os mais diferentes tipos de produto, mas o principal mesmo é água e alimentos. Normalmente, essas pessoas estão completamente cobertas para se proteger do sol, às vezes até com o rosto totalmente tampado.
O sal retirado pelos moradores deixa esses caminhos retangulares bem perceptíveis por todo o deserto. Além da beleza dessas perfeitas interações humanas, você vai perceber que os buracos ficam cheios de água, uma verdadeira piscina natural proporcionada por pequenos furos feitos pelos moradores locais.
Outro momento marcante ao conhecer essas lindas Salinas Grandes é perceber as várias construções abandonadas que têm por lá. Um restaurante que não funciona há anos, uma espécie de capela, com símbolos religiosos e outras áreas que parecem serem feitas de tijolos de sal.
A beleza das Salinas Grandes está na sua harmonia entre tudo que é possível ver por lá. A montanha com vegetação, o deserto branco, o céu azul e a estrada escura faz uma mistura cromática fora do comum, criando até momentos sinestésicos.
Não se espante ao observar o que a imagem acima mostra em pleno deserto de sal. Existem trabalhadoras e trabalhadores que lá vão todo dia tirar o seu sustento. Essas minas são mais comuns do parecem ser, e você vai vê-las por diversas vezes lá nas Salinas Grandes.
Para você que gosta de uma aventura cheia de mistérios, conhecer as Salinas Grandes é uma excelente opção para as próximas férias – até porque a Argentina é aqui pertinho do Brasil e as passagens áreas quase sempre estão em promoção. Planeje-se desde já e uma boa viagem.