Por Sheila Almendros
Se você nunca fez um cruzeiro e anda pensando em fazer um, seja nacional ou internacional, atente-se à essas informações para não ser um marinheiro de primeira viagem desatento:
Publicidade
É importante procurar por uma cia marítima de renome antes de fechar a sua viagem. Para isso, peça referências para quem você conhece e já participou de algum cruzeiro, ou procure por opiniões de viajantes na internet sobre a empresa que deseja fechar a viagem. Afinal de contas, não é só o preço que importa: o conforto, diversão, qualidade e segurança também são pontos que devem ser levados em conta.
É possível visitar os locais por onde o seu cruzeiro passa. Alguns pacotes incluem excursões em terra firme, mas se você não quiser pagar por isso, basta fazer o passeio por conta e voltar pontualmente no horário certo (caso você se atrase, terá que voltar para casa de avião e por sua conta).
A agenda costuma ser recheada de diversão e entretenimento, e você confere tudo no momento em que fecha a sua viagem. Alguns cruzeiros possuem até uma temática diferenciada.
Crianças, jovens, adultos e idosos encontram centenas de opções de atividades durante a navegação, e é impossível ficar entediado com tantas opções. O cruzeiro não se resume somente em ficar na beira da piscina.
E eles são entregues na sua cabine todas as manhãs.
Melhores pessoas.
À vontade e all-inclusive. Só são cobrados à parte restaurantes especiais, que podem ser desfrutados mediante reserva.
Caso você goste de tomar uma cervejinha ou alguns drinks mais elaborados, escolha um pacote te ofereça esta opção. Os valores das bebidas cobrados durante a viagem costumam ser altos.
Publicidade
Normalmente, quando você reserva seu cruzeiro, você escolhe se quer um pacote que inclui uma quantidade de bebidas ou tudo liberado (e pagará por esse serviço). Contudo, água e refrigerante geralmente fazem parte do pacote all-inclusive de refeição normal (ou seja, nas melhores companhias de cruzeiros, se você não for chegado em bons drinks, vai ter água e refri para acompanhar suas refeições – já inclusos no serviço).
E neles incluem uma série de regalias, não só excursões e bebidas. Você pode escolher uma cabide maior e mais confortável, um dia no spa, entre outros privilégios.
As melhores companhias de cruzeiros adicionam esse valor ao pacote da sua viagem, mas é sempre bom ficar de olho porque a taxa portuária é obrigatória ser paga, ok? Algumas companhias também cobram uma espécia de taxa de serviço que pode ser repassada para os funcionários do cruzeiro. Essa taxa funciona como se fosse uma gorjeta, mas lembre-se: se você for bem atendido, dê uma gorjete para o funcionário do navio que ele ficará extremamente feliz!
Para serem usados durante os passeios em terra firme e também enquanto você se diverte em sua viagem. Não esqueça da roupa de banho e protetor solar, hein?!
E fica o aviso: você não pode entrar em uma restaurante sem camisa ou com roupas molhadas. Se isso acontecer, o funcionário do navio vai pedir gentilmente para que você se retire.
Todos os cruzeiros oferecem um jantar especial com o comandante do navio, que aproveita a ocasião para se apresentar e tirar algumas fotos. Neste evento em especial é proibida a entrada com roupas de banho, saia curta, bermuda e regata. Portanto, reserve um terno ou um vestido bacana para aproveitar esta noite.
E importante: alguns restaurantes dos cruzeiros exigem que o traje para o jantar seja fino (com sapato, blazer etc.). Então, certifique-se do tipo de vestuário exigido em cada restaurante para não perder uma reserva, mesmo que não seja para jantar com o comandante.
O ar condicionado e as baixas temperaturas à noite em alto mar podem exigir um agasalho confortável.
É imprescindível ter em mãos a devida documentação para embarcar. Viagens nacionais ou em países do Mercosul exigem o RG.
Publicidade
Tem Dutyfree, amigos! Divirtam-se!
Se você quer uma aventura e desbravar novos lugares com calma, escolha outro tipo de viagem. Um cruzeiro até te proporciona conhecer alguns locais, mas rapidamente. Mas se você precisa recompor as suas energias e se desligar do mundo, esta é a experiência ideal.
E este trâmite é realizado no porto onde você embarcará/desembarcará.
Algumas horas antes do embarque/desembarque, a tripulação recolherá a sua mala e você demorará um certo tempo até vê-la novamente. Portanto, tenha em mãos uma bagagem de mão com uma troca de roupa e produtos de higiene básica, para não passar sufoco neste meio tempo.
São muitas pessoas indo viajar com você, e até todo mundo entrar ou sair, vai tempo.
Os cruzeiros possuem uma infinidade de áreas que devem ser desbravadas o máximo que você conseguir. Aproveite as apresentações no auditório, os jantares, sessões de cinema, hidromassagens e todas as outras regalias oferecidas.
Então comece a juntar os seus reais para trocar na casa de câmbio antes de viajar.
E não é tão baratinho assim. Por isso, ou você aproveita a viagem para fazer um detox virtual, ou reserve um dia ou dois para pagar por alguns minutos só para mandar um alô para a família.
Não é todo mundo que sente enjoo, mas isso pode acontecer durante as primeiras horas da viagem. Depois o corpo se acostuma numa boa. Mas é melhor prevenir, né?
Mas mais caro ele fica! Não é muito comum que você sinta o navio balançar, mas quem escolhe as cabines nos decks (que são os andares do navio) mais altos, tem menos chance de sentir esse tipo de desconforto.