Por Pablo Mingoti
Atualizado em 03.08.22
Uma região que reúne dunas, lagoas, um dos maiores sambaquis do mundo e 37 km de extensão de praias. Jaguaruna está em pleno desenvolvimento e, por isso, a tranquilidade e as paisagens deslumbrantes fazem desse paraíso um destino único.
Publicidade
Localizado no litoral sul de Santa Catarina, Jaguaruna está a 315 km de Porto Alegre, 170 km de Florianópolis, 70 km de Imbituba, 60 km de Criciúma, 50 km de Laguna e a 30 km de Tubarão.
Jaguaruna possui o pequeno Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que conta com poucos voos. Caso não tenha a opção que você precisa, é possível procurar o aeroporto de Laguna. Contudo, a melhor maneira é ir até o aeroporto de Florianópolis e, de lá, alugar um carro, van ou comprar passagem de ônibus até Jaguaruna. O turista vai chegar à cidade por meio da BR-101.Uma vez no município, procure as placas para chegar às praias.
Em tupi-guarani, Jaguaruna significa “jaguar preto” ou “onça preta”. Agora que você já sabe onde fica e como chegar, veja as principais atrações.
As praias com faixas de areia extensas, parecidas, são as atrações principais neste destino com paisagens incríveis. Por isso, as atividades são típicas de destinos litorâneos. Confira o que fazer por lá.
Também chamado de Balneário do Camacho, essa praia possui a melhor infraestrutura em Jaguaruna. Por isso, essa praia é um destino para quem gosta de pouco movimento, principalmente nos dias de semana em épocas de alta temporada. Além disso, a praia é o local ideal para a prática de esportes. Nela também existe a Barra do Camacho, um canal onde as águas do rio se encontram com o mar, formando uma paisagem perfeita.
Chamado de Balneário Arroio Corrente, essa praia também é uma das mais procuradas da região, sendo o local ideal para todo o tipo de público. O grande diferencial é uma lagoa que corta a areia, formando um cenário único. Além disso, perto da praia existe o chamado Chuveirão, que é abastecido pelas águas da lagoa que formam uma cachoeira construída pelo homem. Por isso, o local é uma ótima opção para refrescar e após um banho no mar.
Publicidade
A praia é calma, mas sem muita infraestrutura, sendo ideal para relaxar. É nesse Balneário que está localizada a Laje de Jagua, uma enorme rocha submarina que cria enormes ondas na região. O local é o destino certo de surfistas praticantes do tow-in, modalidade em que o atleta é rebocado por um jet-ski ou helicóptero até a onda. Só vá nessa região se você é experiente.
Uma das maiores praias da cidade, com 7 km de extensão. A praia é o destino de moradores e surfistas. Por isso, tem menos movimento que as outras. As dunas, que se misturam com a praia e casas locais, criam uma paisagem única.
Esses balneários são muito parecidos, assim como as praias. São regiões que você vai encontrar mais moradores e pouca infraestrutura turística, mas é um lugar incrível para quem gosta de tranquilidade. Na maior parte do ano é só você, a natureza e os pescadores locais.
A Lagoa de Jaguaruna é o local de pescadores, mas também para se refrescar e relaxar. É muito comum as pessoas acamparem pela região, pois o local possui uma paisagem deslumbrante.
Nas praias de Arroio Corrente e Camacho é possível visitar dunas de areia, que atingem até 60 metros de altura. Por isso, o local é ideal para fotos de paisagem, principalmente ao pôr do sol; e também para a prática de sandboard, o “surfe” nas dunas.
Sambaquis são enormes montanhas compostas por areia, terra e conchas. Foram construídas por povos pré-históricos que habitavam o litoral, a 8 mil anos atrás e por isso, estudiosos acreditam que esses sítios arqueológicos eram uma espécie de lixo pré-histórico e cemitério. Enfim, em Jaguaruna está um dos maiores sambaquis do mundo com 30 metros de altura e 10 hectares de extensão. É possível subir nesses sambaquis e ver paisagens incríveis, mas não esqueça de preservar esses locais, que são cadastrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Agora que você já sabe as atrações, vá conhecer Jaguaruna, no litoral sul de Santa Catarina e se encantar com as paisagens.
Quando se visita destinos pouco explorados turisticamente, é preciso saber algumas dicas para não se estressar durante o passeio. Por isso, veja abaixo:
Além disso, o destino é ótimo para visitar no verão, você pode programar para ir perto de setembro, quando começa a esquentar em Santa Catarina. Prepare as suas malas e parta para Jaguaruna.
Publicidade
As opções de hospedagens na região são simples, mas não deixam de ser aconchegantes para um descanso após os passeios na região.
Você também pode encontrar algumas opções de apartamentos e casas para locação de temporada, principalmente no Airbnb.
O pôr do sol é o destaque deste destino paradisíaco em Santa Catarina. Por isso, confira fotos espetaculares de Jaguaruna:
Agora que você já sabe sobre esse destino, é só arrumar as malas e partir para Jagua, como algumas pessoas chamam esse destino de férias. Aproveite e conheça Laguna (SC): um guia inesquecível para curtir essa cidade catarinense.