A Jamaica é um país localizado no mar do Caribe que encanta os seus turistas com os seus rios, montanhas, cascatas e praias paradisíacas de areia branca. Também conhecido como a terra do reggae, que transmite tranquilidade e paz, o local não possui fronteira terrestre com nenhum país e conta com um clima super estável durante o ano inteiro, mantendo sua temperatura em torno dos trinta graus.
Publicidade
Porém, além do rum, das paisagens encantadoras, da vegetação exuberante e da música de Bob Marley, existem outras diversas curiosidades que marcam a identidade da Jamaica no mundo e que você nem imagina. Confira abaixo!
A Jamaica já foi propriedade privada da família do famoso Cristóvão Colombo e conseguiu sua independência no dia 6 de agosto de 1962. Hoje, pode-se conhecer por lá o Colombus Park, local pelo qual o descobridor chegou na Jamaica que conta com a ponta do barco usado na data. Além disso, o território atual da Jamaica é o segundo das Américas a ser descoberto por ele.
Ex-colônia britânica, o país integra atualmente a Comunidade Britânica (organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias) e, portanto, é uma monarquia constitucional.
Com eventos de grande porte (como o StyleWeek, a semana de moda do Caribe e o The Collection Moda) e estilistas emergentes, a Jamaica vem se tornando uma referência da moda no Caribe, apresentando passarelas glamourosas, festas e coquetéis.
Em virtude de suas maravilhosas praias, a Jamaica atrai milhares de visitantes e é considerada um dos principais destinos turísticos do Caribe, o que fez com que os investimentos na infraestrutura local aumentassem muito (hotéis, comunicação, transportes, entre outros).
Entre seus maiores destaques, estão a Monteno Bay, cidade mais visitada da Jamaica que é conhecida por seu mar calmo e de águas claras, perfeito para a prática de esportes aquáticos.
Apesar de muitas pessoas ainda associarem o rastafari à Jamaica, hoje apenas 10% da população adere a esse movimento, que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país africano, sua nação sagrada.
Em sua maioria, os rastafaris são vegetarianos, naturalistas e vivem para pregar a paz entre os povos. Entre os seus adeptos mais famosos, estava o cantor jamaicano Bob Marley, que trabalhava para que a religião fosse conhecida no mundo inteiro.
Publicidade
O país é o único da região caribenha que produz o seu próprio carro até hoje, conhecido como Island Cruiser. É um modelo de duas portas resistente o suficiente para suportar as estradas rurais mais acidentadas da ilha.
Devido à grande quantidade de escravos levados para a Jamaica no período colonial, atualmente cerca de 90% da população do país é descendente de africanos. Dessa forma, a cultura local conta com bastante influência da cultura africana.
Para quem gosta de comidas apimentadas e saborosas, Jamaica é o destino certo. Entre seus pratos mais típicos, está o Jerk Chicken, um frango assado preparado com limão e especiarias picantes que pode ser acompanhado de arroz ou legumes.
Como diversos outros países espalhados pelo mundo, a Jamaica também tem seus heróis nacionais, pessoas que lutaram pelas liberdades políticas e sociais que os jamaicanos aproveitam nos dias atuais. Entre eles, estão: Nanny of the Maroons, Samuel Sharpe, Paul Bogle, George William Gordon, Marcus Mosiah Garvey, Norman Washington Manley e Sir William Alexander Bustamante.
Existe uma vestimenta tradicional utilizada pela grande população da Jamaica, que serve para refletir o colorido da natureza do país. Para as mulheres, o traje consiste em uma saia longa de babados e um adorno na cabeça, feitos com algodão xadrez na cor vermelha, e uma blusa estilo camponesa na cor branca. Já o adorno utilizado pelos homens é um chapéu de palha, que pode também ser enfeitado com frutos tropicais.
As cores da bandeira da Jamaica são verde, amarelo e preto: o verde representa sua riqueza de recursos naturais e agrícolas, o amarelo (ouro) representa a luz do sol sobre a ilha e suas futuras esperanças, e o preto traz a força e a criatividade do povo jamaicano.