Por Bruno Mendes
Atualizado em 25.07.22
É impossível conferir algumas imagens do Monte Roraima e não querer escalar essa exuberante montanha, que fica na fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela. O ponto mais alto do monte encontra-se na parte venezuelana e tem 2810 metros de altura, mas a beleza do monumento natural que contempla diferentes parques nacionais nos três países – aqui no Brasil ele pertence ao Parque Nacional Monte Roraima – vai além do contato com as nuvens.
Publicidade
A região tem belos rios, cachoeiras, interessantes rochas, rica presença da fauna e flora e é um paraíso para quem gosta do turismo de aventura. Confira estas imagens e veja que palavras são desnecessárias para convencê-lo a visitar esse lugar esplêndido.
Do alto dessas paredes, é possível observar nuvens brancas e volumosas um pouco abaixo! Eis aquele momento em que é praticamente obrigatório alternar os momentos de contemplação com os de registros fotográficos. Você merece um pôster de imagens assim!
Riachos com pedras por perto, vasta vegetação e o ar puro também presenteiam o visitante desse trecho ímpar da tríplice fronteira.
O lado mais famoso do Monte Roraima é chamado de proa, por lembrar a parte do navio. É bastante difícil acessar essa área, afinal não há trilhas, mas observar esse “navio gigante” de algum lugar já será um dos pontos altos do seu passeio. Pode acreditar!
Se a pausa para o descanso é etapa crucial de qualquer viagem de aventura, erguer as barracas diante desse visual será revigorante, não acha?
É claro que um lugar tão bonito, versátil e desafiador atrai os apaixonados por trekking de todo o mundo. Se você gosta de caminhadas por ambientes verdadeiramente selvagens, não pode deixar de incluir uma visita ao Monte Roraima em seu cronograma.
Pode até parecer banal, mas observar com atenção a despedida do sol entre as nuvens é uma dessas experiências simples e valiosas. Mas é óbvio que, quanto mais irradiante é o entorno, mais belo será o fim da tarde.
Olha esse cenário do alto do Monte Roraima: precisa dizer mais alguma coisa?
Publicidade
Distante de conglomerados urbanos, a região do Monte Roraima é marcada por uma paisagem natural, viva e preservada! Quem dera se a maior parte do mundo verde em todos os continentes mantivesse esse aspecto selvagem!
A chegada ao topo da montanha sempre presenteia o viajante com o visual! Responda por si: vale ou não vale a pena encarar as dificuldades da subida para conferir a vista e sentir esse clima?
Sem dúvidas, as falésias de aproximadamente 1000 metros de altura são as formações naturais que mais justificam a imponência do Monte Roraima.
Em algumas áreas do monte, há incríveis formações rochosas de milhares de anos. Se o aventureiro gosta de geologia, esse é o ponto certo para tirar muitas fotos.
É triste quando, na volta para casa, o carro avança na estrada e o local visitado vai pouco a pouco ficando para trás. Mas quem já teve a oportunidade de visitar o Monte Roraima não irá perder a oportunidade de embarcar novamente nesse mundo de aventuras e belezas!
E, para você que ainda não conhece a montanha e o entorno, a hora de chamar os amigos e curtir esse paraíso é agora!