Por Pablo Mingoti
Atualizado em 10.02.23
Terra Ronca é um deslumbrante Parque Estadual localizado em Goiás que guarda um dos maiores complexos de cavernas do Brasil, com 260 já catalogadas. Seu nome – Ronca – foi escolhido devido ao eco dos rios que atravessam as cavernas e o som das cachoeiras escondidas neste belo mundo subterrâneo. Aventureiros do Brasil e do mundo fazem uma jornada para conhecer as cachoeiras, rios e grutas nesse destino de ecoturismo. A seguir, confira um guia com as melhores atividades!
Publicidade
O Parque Estadual Terra Ronca (PETeR) está entre as cidades de Guarani de Goiás e São Domingos em Goiás, quase na divisa com a Bahia. Contudo, a entrada para o complexo de cavernas e grutas é feita pelo povoado de São João Evangelista em São Domingos. O destino está a 600 km de Goiânia e 400 km de Brasília. Logo, para chegar lá, é preciso enfrentar uma longa jornada, mas que compensa qualquer esforço. O acesso é pela BR-020, mas saiba que em determinado momento você deverá percorrer 40 km por uma estrada de terra pela GO-108. Depois, é só escolher quais grutas você quer visitar e iniciar sua jornada.
Entre abril e outubro o clima é seco em Goiás, sendo os meses ideais para visitar Terra Ronca. As cachoeiras e galerias das cavernas e grutas, muitas vezes subterrâneas, são as atividades principais deste destino de turismo de aventura no Brasil. Confira o que fazer por lá!
São Mateus é a maior caverna do Parque Estadual Terra Ronca, uma das maiores do Brasil e guarda formações rochosas por 24 km de extensão. É nessa caverna que está o Salão das Pérolas. Já a caverna de São Bernardo é conhecida por possuir uma cachoeira no interior, uma descida íngreme e travessias por dentro da água – uma incrível experiência.
O local mais procurado em Terra Ronca é a caverna Angélica, que possui um trajeto mais tranquilo do que as outras. Além disso, é uma das cavernas mais bonitas do parque, repleta de estalagmites, estalactites e um rio que corta o interior, formando uma paisagem perfeita. Apesar de possuir 10 Salões, o das Cortinas e dos Espelhos são os mais procurados para contemplação. Por fim, saiba que o percurso é de 14 km e é preciso pagar uma taxa de R$10, já que é uma propriedade particular. Por causa do trajeto longo, os mais aventureiros pernoitam por ali – uma experiência incrível –, mas não é obrigatório fazer todo o percurso, tá?
A Terra Ronca é dividida em 2 partes e o trajeto inicia em uma entrada deslumbrante, com 96m de altura e 120m de largura. Para chegar até o final dela, é preciso atravessar o Rio da Lapa, que corta o seu interior, onde a profundidade da água beira a cintura. O diferencial é que, ao final do caminho, há um altar onde é comemorado a Festa do Bom Jesus da Lapa. Por fim, não deixe de contemplar o Buraco das Araras – uma fenda localizada no meio da gruta e por onde passa um feixe de luz, que cria uma paisagem única – e o famoso Salão dos Namorados, cujo nome remete a duas pedras unidas na caverna, que lembram um casal apaixonado.
Para relaxar a tensão após percorrer as cavernas, muita gente resolve mergulhar nas cachoeiras e rios que circundam o Parque Estadual Terra Ronca. As mais procuradas são a do rio São Bernardo e a da Palmeira, que possuem águas mornas ideais para relaxar. Muitos turistas costumam procurar cachoeiras escondidas dentro da Caverna São Bernardo.
Publicidade
O Rapel é uma das atividades realizadas pelo Parque Terra Ronca, mas o local mais procurado para a prática é a Caverna de São Vicente, que é acessada apenas por uma fenda. No interior, corre o Rio São Vicente, que forma cachoeiras escondidas pelas formações rochosas.
Se você é um pouco mais aventureiro, pode visitar essa incrível caverna, conhecida por possuir o Salão da Floresta Branca, onde há espeleotemas – estruturas na caverna –, criando um cenário único.
Se você é adepto do turismo religioso, participe de uma procissão. Conhecida também como Romaria da Gruta da Terra Ronca, começa pelas ruas de São Domingos e segue até as cavernas – entradas e interior. Lá, é possível visitar tendas de comidas e bebidas, assistir apresentações e rezar.
Uma dica muito importante é a contratação de guias credenciados pelo parque para realizar os passeios no interior das grutas e cavernas, pois são esses guias que vão fornecer todas as dicas e equipamentos para atravessar o mundo subterrâneo de Terra Ronca.
A região não possui muita estrutura e, por isso, as pousadas são simples. Muitas são rústicas e oferecem o básico para o visitante. Confira algumas opções abaixo:
Quando estiver hospedado pela região, não deixe de contemplar o céu estrelado e, também, vivenciar toda a cultura dos nativos, como os proprietários das hospedagens, incluindo os campings. Aliás, o camping mais famoso de Terra Ronca é o Camping do Ramiro.
Registrar imagens nas grutas escuras é difícil, mas existem aqueles que conseguem captar um pouco do encanto deste local. Confira!
Gostou das fotos? Saiba que poucas câmeras conseguem registrar a beleza deste lugar com perfeição. Por isso, a ida nas cavernas de Terra Ronca é uma experiência que você não pode deixar de fora do seu roteiro!
Publicidade
Antes finalizar o guia, confira alguns vídeos que vão te deixar com vontade de visitar o mundo subterrâneo de Goiás!
Neste vídeo do canal Rota Livre Pelo Mundo, acompanhe a jornada pelas cavernas incríveis do destino. Repletas de estruturas rochosas e trilhas, o trajeto pode ser considerado traiçoeiro, ocasionado sustos como no final do vídeo. Aperte o play e assista!
No vídeo do canal Viajo Porque Preciso é possível ver as incríveis formações rochosas que se formam nas cavernas, além de muita natureza ao redor. Confira como é o local!
Embarque na estrada de chão até essa jornada repleta de descobertas e cenários fascinantes, os quais vão fazer qualquer um querer se aventurar pelas cavernas de Terra Ronca. Assista!
Confira um recorte de uma série de vídeos que mostra como é a vibe das cavernas da Terra Ronca. Na terceira parte, você acompanhará o trajeto até a entrada de uma das cavernas, que possui um rio. Os aventureiros presentes no vídeo optaram por fazer um passeio sem guia, mas é extremamente recomendada a contratação de um profissional capacitado para visitar o local com segurança.
Neste vídeo, o casal visita o Parque Estadual Terra Ronca e mostra como o destino ainda é desconhecido no Brasil. A partir dele, é possível observar imagens incríveis do interior das Cavernas. Não deixe de assistir!
Se você gostou deste guia sobre o Parque Estadual Terra Ronca e quer descobrir mais locais com aventuras desafiadoras para visitar? Confira o Abismo Anhumas, uma das cavernas mais bonitas do Brasil.