Por Pablo Mingoti
Atualizado em 12.04.23
A Trilha da Pedra Bonita é uma das mais procuradas do estado. Além de deslumbrante, reunindo paisagens de tirar o fôlego e até uma rampa para voo de parapente ou asa-delta, seu nível de dificuldade é considerado fácil. Então, acompanhe um roteiro completo com dicas essenciais para fazer essa trilha no Rio de Janeiro.
Publicidade
No Parque Nacional da Tijuca, entre o bairro de São Conrado e a Barra da Tijuca, fica uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro. A Pedra Bonita está localizada na Zona Sul da cidade a 6 km da praia de São Conrado, a 17 km do centro da Barra da Tijuca e a 13 km de Ipanema.
Para chegar ao destino, o melhor transporte é o carro próprio ou alugado. O ponto de ônibus mais perto fica a 30 minutos da trilha, se você escolher essa opção, terá de subir um morro. Além disso, os motoristas por aplicativo não costumam fazer a rota, pois o acesso é estreito, muitas vezes, passando um veículo por vez.
Quando chegar à Estrada das Canoas, procure as placas indicando o caminho para a Pedra Bonita. Uma dica extra: no GPS, coloque Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita. Não tem erro!
Antes de visitar a Pedra Bonita, não deixe de conhecer essas dicas e informações que vão te ajudar a fazer um planejamento seguro e sem estresse.
Para a segurança dos visitantes, a Trilha da Pedra Bonita conta com horário de funcionamento. A entrada é permitida até às 15h, já a saída é até às 18h no verão, e até às 17h fora da temporada. Há seguranças que fazem ronda no local, além disso, camping não é permitido.
Para quem vai de ônibus ou de carro por aplicativo, a caminhada começa antes mesmo da trilha. Assim, é preciso subir um morro asfaltado por aproximadamente 30 minutos. A trilha da Pedra Bonita começa a partir da guarita do vigilante e possui 1,5 km de extensão. O percurso dura de 30 a 40 minutos, entretanto, não esqueça da volta! Contando com as paradas e o trajeto, o passeio pode durar até 2 horas.
Publicidade
Uma das trilhas mais fáceis do Rio de Janeiro, com apenas uma subida íngreme que pode cansar um pouco. Seu nível de dificuldade é classificado entre leve e moderado. A trilha não é perigosa, visto que a entrada é controlada, o nível é fácil e o trajeto tem bastante movimentação. Claro, quando chegar ao topo das pedras, tome cuidado para não escorregar. Fora isso, aproveite muito o passeio bem demarcado, seja com guias ou não, você que escolhe.
A trilha da Pedra Bonita é gratuita. Na entrada, você precisará assinar um caderno de visitação, uma forma de controlar a entrada e a saída dos visitantes. Entretanto, se você optar por contratar guias, deverá desembolsar alguns reais. Além disso, no início da trilha, há banheiros que custam cerca de R$ 3 por pessoa.
Muitas pessoas chegam cedo para estacionar o carro na rua e evitar os estacionamentos pagos. Não faça isso, pois, além de ser menos seguro, muitos motoristas já foram multados. Então, compensa pagar por uma vaga e realizar o passeio tranquilamente.
Especificamente na trilha da Pedra Bonita, não há cachoeiras. No entanto, o visitante pode desbravar o famoso Parque Nacional da Tijuca, partindo do mesmo caminho da Pedra Bonita, e conhecer outras incríveis trilhas com cachoeiras deslumbrantes. A Cachoeira do Horto é a mais procurada.
A Rampa da Pedra Bonita é o destino mais procurado para fazer voo livre no Rio de Janeiro. É lá que instrutores de asa-delta e parapente aguardam os visitantes para uma inesquecível aventura. O preço para curtir essa atração é um pouco salgado, gira em torno de R$ 550. O acesso para a rampa é antes do início da trilha, e é preciso fazer um agendamento para utilizar o espaço. O pouso é realizado na areia da Praia do Pepino.
Quando chegar ao topo da Pedra Bonita, não deixe de apreciar as paisagens incríveis. De um lado, há a vista da Praia de São Conrado; do outro, a Barra da Tijuca e o Morro dos Dois Irmãos. Ao fundo, você verá a Lagoa Rodrigo de Freitas e até o Cristo Redentor. Também é possível ver a famosa Pedra da Gávea.
Agora que você já conferiu algumas dicas, veja uma seleção de fotos com as mais belas paisagens. A natureza é realmente deslumbrante!
Se você gostou das fotos, saiba que visitar o local é ainda mais incrível! A seguir, confira uma seleção de vídeos que te deixará com vontade de pegar a estrada o mais rápido possível.
Antes de fechar o roteiro, veja alguns vídeos de quem passou por lá e compartilhou ótimas dicas e imagens estonteantes do destino.
Publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=lufEJXW3oG0
O Canal Foco na Viagem mostrou o percurso da trilha, que possui algumas subidas, mas nada assustador. Além disso, os visitantes foram pegos de surpresa por uma neblina que atrapalhou um pouco a vista no topo da pedra. Assista e confira!
Nesse vídeo, o Barato da Aventura prova que é possível levar crianças para a Trilha da Pedra Bonita, mas saiba que muitas delas cansam e, por isso, é importante conhecer o perfil do pequeno antes de iniciar a jornada.
O Ian Braga mostrou parte da trilha e várias paisagens maravilhosas. Assista ao vídeo e aproveite todas as dicas e informações. Você pode reunir sua galera para deixar a aventura ainda mais emocionante.
Seu dia será repleto de exercício físico, então, não esqueça de beber bastante água. Além disso, antes de ir e quando voltar, é importante ter uma boa noite de sono.
Depois de uma trilha cansativa, o descanso será muito bem-vindo. Então, confira algumas opções de hospedagens perto da Pedra Bonita.
Prepare a mochila com água, comida, protetor solar e repelente. Além disso, use roupas confortáveis e curta a aventura. Já que está pela região, que tal aproveitar para descobrir estes lugares pouco conhecidos no Rio de Janeiro?