15 destinos com águas termais no Brasil para descansar

Por
Atualizado em 09.04.24

No Brasil, existem ótimos destinos com águas termais como resorts, spas, hotéis, clubes e balneários que abrigam piscinas e fontes. As águas termais são aquecidas de forma natural e apresentam diversos benefícios, principalmente para pessoas pessoas com problemas como artrite, reumatismo, estresse, insônia, pós-traumas e pós-cirurgias, além de hipertensão e problemas de estômago ou de pele. Confira abaixo bons lugares para curtir e relaxar em águas quentinhas!

Publicidade

1. Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá/MG

Em Araxá, Minas Gerais, encontra-se o Grande Hotel Termas de Araxá. Localizado em uma bela área verde, com edificações do século XX e jardins feitos por Burle Marx, o complexo foi tombado e considerado Patrimônio Histórico do Estado. O local conta com serviços abertos mesmo para quem não está hospedado por lá. São banheiras individuais e piscinas de águas termais, além de tratamentos feitos com as águas ou com lamas terapêuticas. O hotel oferece outros serviços de autocuidado, como a ducha escocesa, que usa a pressão da água para promover uma massagem ou tratamento facial que oferece um cuidado completo para a sua pele.

rigem vulcânica, rico em minérios e águas minerais, característicos da região. É uma área que possui edificações que remontam ao século XX, com projetos arquitetônicos coordenados pelo arquiteto Luiz Signorelli e parques e jardins concebidos pelo paisagista Roberto Burle Marx. Em decorrência do valor histórico, cultural e arquitetônico do Complexo de Araxá/MG, seu patrimônio foi tombado pela Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989

2. Termas de Marcelino Ramos – Marcelino Ramos/RS

O Termas de Marcelino Ramos é considerado uma das maiores atrações turísticas localizadas no norte do Rio Grande do Sul e está situado às margens do Rio Uruguai. No parque, há muitas atrações para passar o dia, além do banho em água termal, você pode curtir a área de camping, andar de trem, visitar o Parque Natural do Rio Uruguai Teixeira Soares e até mesmo fazer turismo religioso. O termas também possui shows para os visitantes, com estilos variados como sertanejo, pagode e eletrônico. Além disso, há festas temáticas em datas comemorativas, como a Festa Junina.

3. Termas do Gravatal – Gravatal/SC

Localizado em Gravatal, em Santa Catarina, o local é ideal para aproveitar a água termal, recomendado para quem deseja relaxar e reduzir dores musculares ou nas articulações. O Termas do Gravatal possui localização privilegiada, a 40 km do mar e 79 km da Serra do Rio do Rastro. Por lá, você pode realizar atividades de aventura, como tirolesa, parede de escalada e observação da Baleia Franca. Para quem gosta de ter um contato intenso com a natureza, pode fazer uma expedição na Serra do Rio do Rastro & Orleans ou conhecer os cânions Aparados da Serra e Fortaleza.

4. Hotel Thermas – Mossoró/RN

A região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, é uma das únicas estâncias hidrotermais do Nordeste. O Hotel Thermas oferece para seus visitantes um grande complexo aquático (Planeta Água), que possui doze piscinas de águas termais interligadas que chegam a 58° graus. A temperatura vai diminuindo à medida que a água se espalha pelas piscinas. Suas águas são ricas em cálcio, magnésio e ferro, minerais que trazem diversos benefícios terapêuticos. Por isso, a cidade é um dos principais destinos para o “turismo de saúde”. Os hóspedes ainda têm direito a restaurantes com gastronomia regional e japonesa, piscina com bar molhado, salão de jogos e área para esportes.

5. Balneário Municipal – Águas de Lindóia/SP

A cidade Águas de Lindóia, em São Paulo, é considerada a capital termal do Brasil. O município conta com águas que saem do solo a 28° graus e vão direto para o balneário Municipal. O balneário possui piscinas de água mineral, além de serviços terapêuticos, hidromassagens, toboáguas e duchas escocesas, fora as fontes com águas minerais ao longo do balneário e da Avenida das Nações. Nos banhos de água termal oferecido pelo balneário, há a opção de escolher o banho mediterrâneo que usa silício orgânico, óleos essenciais e extrato de Algas Marinhas, o banho Faraônico que utiliza óleos essenciais e extratos de ervas ou o banho flores e ervas que tem em sua composição sachê com ervas e flores para gestantes, crianças e pessoas com pele sensível.

6. Hot Park – Rio Quente/GO

A cidade de Rio Quente, em Goiás, é uma das mais conhecidas do Brasil por abrigar o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas que variam entre 26° e 47° graus. Além disso, é considerada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e conta com atrativos incríveis como praias artificiais (como a Praia do Cerrado) e resorts com piscinas naturais (como o Hot Park). A água termal fica no Parque das Fontes localizado no Hot Park, porém não basta comprar apenas o ingresso do resort, é preciso pagar a parte para conhecer as águas termais.

7. Mabu Thermas Resort – Foz do Iguaçu/PR

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, é possível visitar o incrível complexo Mabu Thermas Resort. O complexo possuí águas termais que se renovam a cada 4 horas e abastecem as piscinas em uma temperatura de 36° graus. O resort oferece a primeira praia termal do sul do Brasil. O local é abastecido pelas águas termais do Aquífero Guarani, a maior fonte de águas termais do planeta, situadas próximas às famosas Cataratas do Iguaçu.

Publicidade

8. Parque das Águas Quentes – Barra do Garças/MG

Em Barra do Garças, no estado do Mato Grosso, é possível conhecer o Parque das Águas Quentes que fica situado dentro de uma grande área verde com uma ótima infraestrutura. O parque municipal oferece piscinas hidrotermais com temperaturas entre 31° e 43° graus, um rio e toboáguas. Para curtir o dia em família, há um bar e restaurante.

9. Termas de Piratuba – Piratuba/SC

Mais um destino com águas termais em SC, o Parque Termal Municipal é conhecido como o carro-chefe do turismo da cidade de Piratuba. O local possui águas com temperaturas em torno de 38° graus distribuídas em piscinas adultas e infantis, duchas, tratamentos medicinais, banhos de imersão, além de um chafariz natural, que joga água a uma altura de 30 metros.

10. Thermas dos Laranjais – Olímpia/SP

Em Olímpia, localiza-se o famoso parque Thermas dos Laranjais, que conta com mais de vinte piscinas térmicas cercadas por coqueiros e areias brancas. As temperaturas chegam a até 38° graus, mesmo nos dias frios do inverno. Considerado o parque aquático mais visitado na América Latina, ele oferece diferentes atrativos para todas as idades, como piscinas com ondas, tirolesa, piscinas para surfistas e rios com correnteza. Além disso, lá você pode conhecer a única piscina de ressurgência do mundo – que não afunda.

11. Chapada dos Veadeiros/GO

A Chapada dos Veadeiros é o lugar ideal para quem quer aproveitar rios, cachoeiras, poços e águas termais. As propriedades Éden e Morro Vermelho contam com piscinas naturais de águas quentes e ficam localizadas próximas. No Éden, é possível se hospedar em pousadas e curtir momentos de tranquilidade durante a estadia. Para chegar ao parque o acesso é pelas cidades vizinhas do Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge.

12. Complexo Hidrotermal Caldas de Prata – Nova Prata/RS

A cidade de Nova Prata é bastante conhecida pelos turistas devido à sua preservação da natureza e oferta de trilhas, cascatas e do famoso parque termal. Apesar de atingir temperaturas negativas no inverno, o Complexo Hidrotermal pode ser frequentado em qualquer temporada, já que conta tanto com piscinas ao ar livre, quanto cobertas, com águas que chegam a 41° graus. Para a alimentação, o complexo conta com restaurante, lancheria e cafeteria. Além disso, é possível aproveitar o SPA, fazer trilhas, conhecer a Gruta Nossa Senhora do Caravággio e outras atividades.

13. Fontanário Municipal- Águas de São Pedro/SP

A pequena cidade de Águas de São Pedro oferece água quente por todos os lados, desde o balneário ou o parque aquático, até o Fontanário, um conhecido atrativo do local que oferece águas com propriedades medicinais. O Fontanário possui três fontes de águas terapêuticas: Almeida Salles, Gioconda e Juventude. A Almeida Salles é composta por água Bicarbonatada Sódica, já a juventude por águas sulfurosa e as Gioconda com Água Sulfatada Sódica Radioativa.

14. Águas Mornas Palace Hotel – Águas Mornas/SC

A cidade de Águas Mornas é uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do mundo e, por esse motivo, recebe muitos turistas que buscam as águas com propriedades terapêuticas encontradas em grutas e cachoeiras cercadas por uma bela natureza. O Águas Mornas Palace Hotel utiliza as águas termais para abastecer as cinco piscinas do espaço. A temperatura da água é por volta de 39ºC durante o ano todo.

15. Thermas Antônio Carlos – Poços de Caldas/MG

O Thermas Antônio Carlos, localizado em Poços de Caldas é considerado o primeiro estabelecimento termal do Brasil. No local são oferecidos variados serviços com águas de propriedades medicinais, como saunas, duchas, hidrologia, banhos e mecanoterapias. Já no Balneário da cidade, fundado em 1896, é possível desfrutar de banhos de imersão com água a 37° graus.

As águas quentinhas podem ser aproveitadas em qualquer época do ano, principalmente no meses de inverno em regiões mais frias do Brasil. Além de relaxar nesses locais, é possível aproveitar os benefícios terapêuticos e estéticos das águas termais. Um passeio para todas as idades. Aproveite e conheça também os melhores parques aquáticos do país.

Publicidade