Por Gustavo Faquinetti
Em 26.04.22
Se você precisa de um novo destino para suas viagens, considere se aventurar pela Pedra da Mina. Conhecida por ser a quarta montanha mais alta do Brasil, a Pedra da Mina é o passeio perfeito para quem quer sair da rotina. Confira abaixo mais informações desse local.
Publicidade
Localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Pedra da Mina é parte da Serra Fina, uma divisão pertencente à Serra da Mantiqueira.
São muitas formas de se chegar até a Pedra da Mina. Partindo de São Paulo, você pode viajar via ônibus. A opção mais procurada saindo da capital paulista é tomar um ônibus, na estação rodoviária Tietê, sentido Cachoeira Paulista. A viagem leva em torno de 3 horas.
O caminho mais rápido, no entanto, para se chegar até o local é partir da cidade de Passa Quatro (MG). Dirigindo pela Av. Cel. Ribeiro Pereira você levará menos de uma hora de viagem até seu destino.
Agora que você conhece bem o caminho, sua viagem está ainda mais próxima. Em caso de dúvidas, não deixe de utilizar seu GPS durante o percurso.
Algumas dicas são importantes para usufruir melhor da Pedra da Mina e o que ela tem para te oferecer. Confira:
A forma mais indicada para curtir a viagem é subir o pico aos poucos, respeitando os limites. Se você for alguém com pouca prática em trilhas, considere levar uma barraca para acampamento.
Publicidade
Especialistas consideram a Pedra da Mina como uma trilha de nível alto. Seu percurso é marcado por aclives, falsos cumes e terreno escorregadiço. Portanto, é aconselhável ter um preparo físico e psicológico antes de encarar essa aventura.
A época mais adequada para excursionar até a Pedra da Mina é durante os meses de Maio a Setembro, na temporada de inverno. Isso se dá pelo fato de que a região é afetada por muitas chuvas durante o verão, o que torna o terreno muito perigoso.
Estando entre os pontos mais altos do país, a Pedra da Mina possui uma extensão gigantesca que torna sua trilha um desafio também em relação ao tempo exigido. A média de horas, contando a subida e descida, varia entre 8-10h.
Para se manter seguro e bem protegido durante a trilha, são indicados os trajes fechados, como agasalhos e calças grossas. Para os pés dê preferência aos sapatos altos como botas.
Anotou as dicas? Ótimo! Agora você está ainda mais preparado para embarcar nesse desafio recompensador.
Existem muitas hospedagens na região. Veja algumas opções que podem te agradar. Tem para todos os bolsos e necessidades.
Essas são apenas algumas das opções possíveis. Escolha aquela que mais te agrada e se adequa às suas demandas.
Para ilustrar a sensação de estar na Pedra da Mina, nada melhor do que algumas imagens apaixonantes. Confira algumas:
É difícil passar por essas imagens de forma neutra. Muito provavelmente você deve estar morrendo de vontade de embarcar nessa jornada.
Publicidade
Para além das imagens, os vídeos também são ótimos para se conhecer mais sobre o destino. Assista:
Nesse vídeo, o viajante demonstra alguns detalhes sobre a trilha da Pedra da Mina. Junto do grupo que o acompanha, ele captura imagens deslumbrantes da escalada. Imperdível!
O destaque desse vídeo fica por conta do ponto de vista privilegiado da Pedra da Mina. Nele, um drone captura as belezas da Serra da Mantiqueira em ângulos exclusivos, que demonstra a extensão da região.
Nesse vlog, o viajante dá suas impressões acerca do trajeto da Pedra da Mina enquanto percorre o caminho. Detalhes sobre as condições do percurso são citados, sendo um vídeo indicado para quem deseja ter conhecimento mais aprofundado sobre o local.
A Pedra da Mina é simplesmente incrível. Agora que você já sabe tanto sobre ela, você está com seu roteiro de viagem bem encaminhado. Mas antes, confira também o Poço das Antas. Boa viagem!