Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 11.07.22
A região das Montanhas Capixabas, no Espiríto Santo, é conhecida pelas suas belas paisagens e por atrair turistas de diversas partes do mundo. Se você gosta de curtir um passeio em meio à natureza, vai se encantar por esse destino. Confira as principais atrações do local, além dicas e fotos incríveis.
Publicidade
A região turística das Montanhas Capixabas está localizada na região serrana do estado do Espírito Santo. Ela é composta por nove municípios que se destacam pelas suas áreas montanhosas, com uma enorme beleza natural. As cidades que fazem parte desse destino turístico são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
Para chegar até a região das Montanhas Capixabas, é preciso desembarcar no Aeroporto de Vitória. Você pode começar a sua viagem indo para o município de Domingos Martins, que fica a 65 km do aeroporto. Para quem vai de carro, é possível fazer esse trajeto em aproximadamente uma hora.
Quando chegar às Montanhas Capixabas, é só aproveitar para relaxar e explorar ao máximo a região. São muitos municípios para conhecer, com diversas atrações turísticas famosas. Continue a leitura para conhecer as principais.
Nas Montanhas Capixabas, há muitas atividades e lugares para explorar, tantas que é até difícil saber por onde começar. Mas não se preocupe! A seguir, confira as principais atrações para montar um roteiro perfeito:
Localizado na cidade de Domingos Martins, o Parque Estadual da Pedra Azul conta com diversas opções de lazer. Você pode fazer trilhas, aproveitar para tomar banho nas piscinas naturais e contemplar as paisagens nos mirantes do local. A Pedra Azul é considerada um importante patrimônio da região e o parque fica aberto para visitação de terça a domingo das 08h às 11h e das 13h às 16h.
Localizada a 15 km do centro da cidade de Castelo, a Gruta do Limoeiro é considerada a mais importante do estado do Espírito Santo. Ela possui diversos salões internos e formações rochosas com uma beleza singular. Na entrada da gruta, há um paredão com 30 metros de altura, e uma garganta que possui 40 metros de largura e 6 metros de altura. No interior, há fontes de água, morcegos, pedras e galerias belíssimas.
Publicidade
Um importante ponto turístico de Brejetuba, a Cachoeira da Rampa possui esse nome pelo seu formato característico que lembra uma rampa. Sua queda d’água possui impressionantes 93 metros de altura e é uma cachoeira ideal para a prática de rapel. Você pode aproveitar para visitá-la em um dia quente e curtir um banho em suas águas tranquilas.
Esse parque fica em uma grande área de preservação ambiental na zona rural do município de Castelo. Criado na década de 60, o Parque Estadual Forno Grande possui uma área de 730 hectares e a visita garante uma boa caminhada. A trilha possui duração média de 3 horas e você poderá conhecer a cachoeira do parque, a Gruta da Santinha, os Poços Amarelos e o Mirante da Pedra Azul.
A Rampa de Ubá está localizada no município de Castelo. Ela é considerada uma das melhores rampas de voo do mundo, com 902 metros de altitude e 860 metros de desnível. No local, a paisagem montanhosa é magnífica. Se você gosta de atividades mais radicais, pode ser uma ótima ideia saltar de parapente na Rampa de Ubá.
A Cachoeira do Caiado é um lugar perfeito para aproveitar uma tarde de sol. Localizada no município de Vargem Alta, ela possui uma queda d’água discreta, de aproximadamente 10 metros, e um grande volume de água formando uma piscina natural. A atração é perfeita, principalmente para quem viaja com crianças, e o local não costuma ficar lotado.
A Pedra do Submarino é uma montanha localizada em Brejetuba. O local é bastante visitado por pessoas que gostam de praticar esportes radicais. Seu formato longo e arredondado lembra a forma de um submarino. A pedra possui 480 metros de altura e você pode aproveitar para tirar fotos belíssimas, fazer uma trilha e admirar as paisagens do local.
Essas são apenas algumas das atrações que você pode explorar nesse destino maravilhoso. Quando for viajar, aproveite para conversar com os moradores locais e descobrir ainda mais encantos da região.
A seguir, veja algumas dicas que vão ser muito úteis para a sua viagem às Montanhas Capixabas:
Com essas dicas, você certamente aproveitará ainda mais os seus momentos na região das Montanhas Capixabas. Além disso, também é importante ficar bem atento às opções de hospedagem que a região oferece.
A hospedagem é um ponto muito importante a se considerar antes de visitar as Montanhas Capixabas. A região é bem extensa, então, você deve avaliar em qual município quer permanecer por mais tempo antes de reservar o seu hotel. A seguir, veja uma seleção com os principais hotéis da região:
Publicidade
Caso você queira aproveitar ao máximo a região, é interessante se hospedar em mais de um hotel. Você pode ajustar o seu roteiro de viagem escolhendo quantos dias quer passar em cada cidade e, dessa forma, escolher duas ou mais opções de hospedagem.
As paisagens das Montanhas Capixabas são realmente magníficas. A seguir, confira algumas imagens que mostram um pouco da beleza natural da região.
O que achou desse destino? Fazer uma viagem por essas montanhas é conhecer muitas histórias, muitos lugares e viver muitas experiências interessantes. Confira também o que fazer para curtir alguns dias em Santa Tereza, um encanto de cidade na região serrana de Espírito Santo.