Quando se fala em estados com belos litorais, é bem provável que São Paulo não seja um dos primeiros a vir em sua mente. Pois isso não passa de um equívoco, e uma das provas disso é a região da Baixada Santista, território em meio à Mata Atlântica que compreende nove municípios e guarda muitas atrações culturais, históricas e naturais.
Publicidade
Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente formam a Costa da Mata Atlântica, selo turístico adotado em conjunto pelas nove cidades desde 2003 a fim de fomentar o turismo na região. Juntos, os municípios oferecem 161 km de litoral e muitas atividades de lazer e relaxamento para os seus visitantes. Abaixo, nós citamos ao menos 40 atrações bem interessantes espalhadas pelas nove cidades.
São 33 km de praia com águas claras e um dos mais tradicionais redutos indígenas do Brasil, na Aldeia do Rio Silveira. O Forte São João, erguido em 1547, oferece uma belíssima vista para o Canal de Bertioga. No seu entorno, é possível encontrar o Parque dos Tupiniquins, local repleto de estátuas e artefatos históricos, além de uma imensa área de Mata Atlântica.
O próprio Canal de Bertioga é uma boa opção para quem curte passeios de barco. Ali, há uma marina natural com várias escunas a espera do visitante. Outros destaques incluem a Praia da Enseada, com 12 km de extensão e faixa larga de areia clarinha, e a Vila Itatinga, uma vila tipicamente inglesa de 1910 onde até hoje se mantém em funcionamento a primeira hidrelétrica do Brasil.
Apreciadores de aves não podem deixar Cubatão de lado, pois o local é abrigo de milhares de espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Mas há também muita história por aqui: caminhos de pedra por onde passaram soldados, jesuítas e comerciantes ao longo da história também são bastante apreciados pelos visitantes.
Além disso, parques ecológicos que ajudam a preservar a Mata Atlântica também são um show a parte. Ainda no lado natural, outra dica é realizar passeios de barco próximos aos manguezais, onde é possível até mesmo relaxar algumas horas pescando. No âmbito urbano, a pedida é o Parque Novo Anilinas, que reúne brinquedos infantis, um vão coberto com opções de jogos (como tênis de mesa), espaços para a prática de exercícios e até mesmo uma sala de cinema.
A “Pérola do Atlântico” é uma das praias mais famosas do litoral paulista, conhecida também por ser um local propício à prática de esportes aquáticos. Se você quer uma vista deslumbrante da Baía de Santos, além de um passeio histórico, a dica é ir até o Forte dos Andradas.
A Praia de Pitangueiras concentra vários turistas graças ao comércio e também por expôr a locomotiva mais famosa do Brasil, a Maria Fumaça, que no início do século realizava o trajeto entre Guarujá e Vicente de Carvalho — ela fica exposta no pavilhão que leva o seu nome. Além de tudo isso, a cidade abriga o maior aquário da América Latina, o Acqua Mundo, uma atração especialmente agradável para a criançada.
Santos é uma cidade grande à beira do mar. Lá, você pode embarcar em uma viagem pela flora brasileira dentro do Jardim Botânico Chico Mendes, espaço com 90 mil metros quadrados em meio à Mata Atlântica que reúne mais de 300 espécies de vegetais de diversas regiões do país. Depois de conhecer a flora, o viajante pode ter contato com a fauna marítima de vários lugares do Brasil e do mundo no Aquário Municipal.
Publicidade
É impossível ir a Santos sem caminhar um pouco na orla da praia, a principal paisagem do município. Ao todo, são 7 km de praias limpas com ciclovia ao longo de todo o caminho, um prato cheio para o turista. Os fãs de futebol não podem deixar de visitar um dos templos mais sagrados do esporte: a Vila Belmiro, casa do Rei Pelé e de Neymar — o Memorial das Conquistas, museu do Santos FC, fica anexo ao estádio.
Não dá para falar do litoral de São Paulo sem citar São Vicente, a primeira cidade do Brasil, fundada em 22 de janeiro de 1532. O local é especialmente atrativo para quem curte passeios nas alturas graças ao morro do Voturuá (ou Asa Delta), de onde é possível realizar saltos de paraquedas ou parapente. Além disso, o passeio de teleférico da praia do Itararé até o topo do morro também é uma opção para quem quer apreciar a vista com mais calma.
Além das belezas naturais da Mata Atlântica, um atrativo da cidade é a Ponte Pênsil de São Vicente, primeira do gênero do Brasil. Se você quer apreciar a Baía de São Vicente e a Ponte, vá até a Praia dos Milionários, um lugar tranquilo e cercado de rochedos. A Ilha Porchat é outro local de destaque da cidade, onde se encontra um mirante projeto por Oscar Niemeyer, além de clubes e restaurantes.
Praia Grande combina uma orla com 43 km de extensão, todos cobertos por uma ciclovia, com um grande apelo cultural. Lá, o turista encontra o Complexo Cultural Palácio das Artes, o principal da região, que conta com museu, teatro e galeria, além da Praça da Paz, local com sete esculturas ocas gigantes de personalidades históricas, todas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna.
O artesanato local também funciona como atração para os turistas e a cidade conta com quatro áreas destinadas exclusivamente para isso nos bairros Caiçara, Guilhermina, Ocian e Solemar. A Fortaleza de Itaipu é uma boa pedida para quem gosta de passeios históricos, enquanto o Orquidário Municipal pode ser um bom destino para os apreciadores de orquídeas charmosas.
Mongaguá é famosa pela Plataforma de Pesca Amadora, a maior do mundo feita em concreto armado. Com extensão de 400 metros mar adentro, ela forma um “T” com 86 metros em cada braço. Se você está em busca de tranquilidade, este talvez seja um dos principais destinos na região, com locais para pesca, piscinas naturais e vegetação nativa de Mata Atlântica — tudo isso na Zona Rual do município.
Se você quer agito, vai encontrar na cidade ambientes para a prática de esportes aquáticos e também um skate park. Outro destaque é o Poço das Antas, uma queda d’água cercada por formações rochosas e vegetação densa, mas sem deixar de lado uma boa infraestrutura para o turista. Além dele, o Parque Ecológico A Tribuna, um reduto de fauna, flora e minerais da região, também é um ótimo destino natural.
Segunda cidade mais antiga do Brasil, Itanhaém é conhecida como “Amazônia Paulista” graças ao grande número de riachos, rios e cachoeiras existentes na região. O turismo ecológico aqui é fortíssimo, com opções de mergulho e pesca, além de relaxantes passeios de barco.
Destaque aqui para a Cama de Anchieta, formação rochosa que recebe este nome por supostamente ser um dos locais preferidos do padre José de Anchieta. Grutas, painéis e construções históricas complementam os atrativos da cidade.
Publicidade
Talvez a dona das paisagens mais exuberantes da região, Peruíbe exibe volumosas porções de Mata Atlântica bem próximas ao oceano. No Rio Guaraú e em seus afluentes é possível realizar passeios de barco e de caiaque, enquanto a Barra do Una é um ótimo local para descansar e saber um pouco mais das histórias da região junto aos pescadores.
Para conhecer mais sobre a fauna e a flora da região, vá até Reserva Ecológica Juréia Itatins. Na Aldeia do Piaçaguera, o visitante pode ter contato direto com a cultura tupi-guarani (visitação somente via agências de turismo). Um bom destino histórico se encontra nas Ruínas do Abarebebê, enquanto o Complexo Thermal da Lama Negra oferece produtos estéticos e medicinais à base de lama negra.
Não importa qual o seu tipo de turismo, a Costa da Mata Atlântica sempre tem algo reservado para você. Se você nunca havia pensado em visitar o litoral paulista, aí está um ótimo roteiro para passar alguns dias viajando.