Por Pablo Mingoti
Atualizado em 23.12.22
Um destino rodeado por morros, natureza e clima litorâneo. Ubatuba possui as melhores praias de São Paulo, várias atividades ao ar livre e opções para dias chuvosos. Com as informações a seguir, você conseguirá montar seu roteiro ideal. Acompanhe.
Publicidade
Orgulho dos paulistanos, Ubatuba conta com mais de 100 praias, além de ilhas, cachoeiras, bares, programas culturais e uma ótima infraestrutura. Para otimizar seu roteiro e evitar contratempos, considere as 5 dicas a seguir:
Por fim, saiba que o mar é agitado, mas se você procura praias para ir com crianças ou a família em Ubatuba, considere visitar a do Tenório, da Lagoinha, das Toninhas, do Perequê-Açu e Ubatumirim.
Ubatuba é um dos destinos favoritos dos paulistas por se encontrar no litoral norte do estado, na divisa com Paraty – RJ. A cidade está a cerca de 220 km de São Paulo – SP, sendo o ponto de partida da maioria das pessoas.
Se você vem de outro estado, pouse no aeroporto de Guarulhos ou Congonhas e pegue a estrada, a BR-101, conhecida também como Rio-Santos. Você pode optar por fazer esse trajeto de ônibus, transfer ou até mesmo de carro alugado. Saindo do centro de SP, basta pegar a Rodovia Ayrton Senna ou a Rodovia Tamoios e seguir as placas. Paraty, no Rio de Janeiro, está a 70 km, por isso, muita gente também parte dali rumo a esse paraíso.
Apesar de ser fácil de se locomover, é muito importante um planejamento para não ter que ficar indo e voltando para visitar as atrações. É possível separar o município em região central, do norte e do sul, sendo esta última região com mais praias. Para chegar a alguns locais, é preciso atravessar pontes que conectam, inclusive ilhas. No mapa, você confere onde estão as atividades deste lugar incrível para as férias. Está pronto para começar esse guia completo?
Como são mais de 100 praias em Ubatuba, não é fácil escolher qual delas visitar, afinal há opções para todos os gostos e bolsos: as mais movimentadas, as mais desertas, as mais em conta e as mais caras. Confira as principais que você não pode deixar de ir:
Publicidade
Se você gosta de badalação e agito, visite a praia mais famosa e com melhor infra-estrutura de Ubatuba: Praia Grande. Por estar próximo do centro, você vai encontrar quiosques à beira-mar, pousadas, hotéis e restaurantes. Uma praia que atrai desde surfistas, jovens e até famílias, por isso, a mais movimentada. Se você gosta de tranquilidade, é melhor procurar outra opção.
Do lado da Praia Grande, estão essas três praias que, juntas, formam uma das maiores faixas de areia contínuas de Ubatuba, e apesar do movimento intenso, tem menos gente circulando do que a Grande. O lado direito de Maranduba é mais tranquilo e possui um pequeno píer, de onde é possível observar tartarugas. As praias do Sapê e da Lagoinha são continuações de Maranduba, com características semelhantes.
O acesso a essa praia é mais escondido, feito por um condomínio. A entrada é gratuita, mas os moradores locais pedem uma contribuição que gira em torno de R$15. Por ser deserta, não há tanto movimento e o que atrai os visitantes até Santa Rita é um mirante em meio às escadarias, a trilha para a praia do Perequê-Mirim e a famosa pedra do sino.
Esses três locais paradisíacos estão um do lado do outro e são conhecidos pela água azul esmeralda e transparente. Acesse um condomínio para chegar até a Praia do Félix. Depois, vá para o lado esquerdo e passe por uma trilha de 20 minutos para encontrar a Praia das Conchas, singela e com algumas pequenas piscinas naturais.
Por fim, vá para o lado direito desta última praia e acesse uma trilha em meio às pedras para terminar o passeio na Praia do Português, pequena, mas emoldurada por dois costões rochosos que criam um cenário lindo.
Comece o passeio pela Praia de Domingas Dias, que possui apenas 400 m de extensão, mas atrai famílias devido à tranquilidade e ao mar calmo. Logo ali do lado, está a sua vizinha, Praia do Lázaro com um pouco mais de estrutura, mas características semelhantes. Também não deixe de conhecer a Praia da Sununga, conhecida por possuir mais ondas, ideais para o Skimboard, uma espécie de surfe praticado na beira do mar.
Apesar de não ser a melhor orla para um mergulho, Itaguá é um dos destinos principais de Ubatuba, pois está na região central e é lá que estão os principais atrativos turísticos, como o Projeto TAMAR, o Aquário de Ubatuba, a Praça da Baleia, o Porto de Ubatuba e de onde partem muitos passeios de barcos, inclusive escunas.
Um paraíso para os surfistas com ondas ideais para a prática, Itamambuca se destaca pela natureza exuberante ao redor. Assim que você estacionar o carro, você precisará atravessar um rio para chegar na praia. A travessia é curta e pode ser feita a pé, a nado ou até mesmo de barco, oferecidos por ali. O mais divertido é que o turista pode tomar banho de água doce e de água salgada em um mesmo local. A estrutura não é muito desenvolvida, mas é um ótimo destino para descansar.
O trio de praias desertas são encontradas na divisa com Paraty, no Rio de Janeiro. Na Praia da Fazenda, que é também uma área de preservação, está a sede do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, onde é possível saber mais sobre as trilhas da região.
Publicidade
A da Picinguaba tem pouca extensão, mas o cenário deslumbrante com vista para a ilha das Couves atrai os turistas de todo o mundo. Já a Praia do Camburi é rústica e conhecida por ser o início da trilha para a Cachoeira dos Três Poços.
O acesso à praia da Almada é feita a partir de uma trilha pelo morro O local é muito procurado por famílias devido à tranquilidade do mar, além disso, é nela que saem passeios de barco para as ilhas mais famosas da região.
Se seguir para esquerda a partir da praia de Almada, você vai encontrar uma escada que conecta até a Praia do Engenho, com características semelhantes, mas com menos infraestrutura.
Essa praia fica localizada na região central de Ubatuba e atrai mais famílias devido à infraestrutura. Nela, você encontrará quiosques, hotéis, pousadas e restaurantes. Mas saiba que por ter uma pouca faixa de extensão na areia, ela costuma lotar bem rápido. Para acessá-la, você deve passar por um condomínio e estacionar em vagas pelas ruas.
Quando estiver indo visitar alguma das praias listadas acima, pesquise os locais impróprios para banho, pois há pontos em que a qualidade da água não é liberada para mergulho. Por fim, confira esta matéria com as melhores praias de Ubatuba, para informações mais aprofundadas.
Ubatuba vai muito além das praias. Na cidade litorânea também é possível visitar um aquário, fazer trilhas, conhecer um projeto que ajuda na proteção às tartarugas marinhas e muitos cenários de tirar o fôlego. Vem descobrir outras atividades incríveis para fazer por lá:
A Ilha dos Porcos ou da Almada possui apenas uma mansão particular e uma pequena faixa de areia. A das Couves possui a Praia de Terra, com um quiosque e banheiros, e a Praia de Fora, acessada por uma trilha de 5 minutos. Já a Ilha do Prumirim conta com um quiosque, áreas sombreadas, ideais para relaxar.
Procure empresas autorizadas a desembarcarem nas ilhas fantásticas de Ubatuba e faça um tour de barco ou lancha com direito a parada com mergulho pelas águas incríveis destes destinos.
Prepare a sua mochila com água, protetor solar, comida, repelente e parta rumo às trilhas incríveis de Ubatuba. A mais procurada é a Trilha das Sete Praias que pode ser acessada pela Praia da Fortaleza ou a Praia da Lagoinha. Você vai percorrer 9 km, passando pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Praia do Deserto, Praia do Cedro do Sul.
Outra muito conhecida é a Trilha das 7 Fontes. Você pode acessá-la pela Praia da Ribeira ou do Flamengo para chegar até a Praia das 7 Fontes. Além disso, há outras muitas trilhas que conectam a praias desertas como a Praia do Cedro. Confira todas as opções antes de ir.
Nas praias mais movimentadas e com mais estrutura, é fácil encontrar locação de equipamentos aquáticos como banana boat, stand up paddle, caiaque, entre outros. Porém, é o surfe que reina por ali, já que a cidade é considerada a capital do surf, com muitos profissionais famosos circulando por ali e campeonatos durante o ano todo. Para surfar, vá nas Praias de Itamambuca, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte e das Toninhas. Também não deixe de praticar o mergulho por lá, principalmente nas ilhas!
A partir de até Itaguá ou Saco da Ribeira, pegue uma escuna para visitar as famosas ilhas de Ubatuba, incluindo a Ilha da Anchieta, um local paradisíaco com ruínas de um presídio e em uma área de preservação. Você tem à disposição muitos itinerários, escolha o seu preferido e bom passeio.
As cachoeiras são acessadas por trilhas, que podem ser mais curtas ou longas. Quando estiver por lá, não deixe de passar nas cachoeiras da Água Branca, do Prumirim, dos Poços, da Escada, do Chafariz, da Queda Brava, entre outras.
Se você quer aproveitar casas de festas ou baladas em Ubatuba, algumas recomendações são: Clube 180° Ubatuba, Village Club, Morro da Prainha, Hou Beach Club, P9 Beach Club e Parador Ubatuba. São estabelecimentos bem estruturados e superdivertidos para aproveitar a vida noturna de Ubatuba.
Também não deixe de aproveitar as festas anuais que acontecem pelo município, como o Festival do Camarão da Almada, a Festa de São Pedro Pescador e as tradicionais festas de Réveillon e Carnaval.
É muito comum o tempo virar rapidamente e a chuva chegar com tudo por ali. Confira algumas atrações que você pode visitar quando o dia não estiver tão atrativo para um banho de sol.
O passeio mais tradicional de Ubatuba é o centro de visitantes do Projeto TAMAR, conhecido por atuar na preservação e conservação das tartarugas marinhas em todo o Brasil. Lá, você pode visitar tanques e espaços temáticos e, apesar de ter espaços a céu aberto, é uma ótima opção para um dia sem sol ou chuvoso na cidade. O preço é de R$ 28 por pessoa, com possibilidade de meia entrada.
No centrinho de Itaguá, você vai encontrar muitas lojas e restaurantes, mas a atração principal por ali é o Aquário de Ubatuba com 12 tanques, lares de alguns animais marinhos. O local funciona diariamente das 10h às 22h e a entrada fica em torno de R$ 50, com opções de meia entrada e desconto para famílias. Logo ali do lado, está uma praça com ossos de uma baleia encontrada encalhada pela praia. Aproveite para conferir também!
Ao cair da noite, uma feira começa a ganhar movimento em Ubatuba. Em uma estrutura coberta, artesãos vendem produtos feitos à mão, ideal para comprar uma lembrança da cidade. A feira está na Praia do Cruzeiro, lar do famoso farol do Cruzeiro, uma outra atração.
Perto do Aquário de Ubatuba, está uma rua charmosa com várias lojas, restaurantes e bares. Um ótimo passeio para conhecer mais a população local. Se você procura restaurantes, não deixe de ir à pizzaria Forno e Flora, ao Sushi Bistrô, ao Taco Surf e ao Rei do Peixe.
Se você é fã de artesanato, pode visitar o estabelecimento, localizado bem próximo da Feira de Artesanato. Trata-se de uma casa pequena com muitas peças de artesanato para venda.
No centro de Ubatuba, perto da ponte de Perequê-Açu está localizado o principal mercado de peixe, com diversas tendas, principalmente de moradores locais. Se você alugar uma casa ou apartamento pela região e estiver com vontade de cozinhar um peixe, esse é o destino certo.
Além disso, não deixe de visitar os famosos restaurantes de Ubatuba, há muitas opções para todos os gostos e bolsos.
Quando ir para Ubatuba é a pergunta que todos fazem antes de planejar as férias. A primeira dica é se preparar para o clima da região, bem instável durante o ano inteiro. O verão é a estação mais quente e mais movimentada. Caso você queira tentar escapar das chuvas e da multidão, vá em abril e maio, e de setembro a novembro.
Por fim, saiba que Ubatuba possui um dos índices pluviométricos mais altos do Brasil, perdendo apenas para o norte Amazônico. Um dos motivos é a localização, entre o oceano e a Serra do Mar. Por isso, prepare-se para chuvas inesperadas e aproveite mesmo assim o destino, apelidado “carinhosamente” de Ubachuva.
Ubatuba é separada por região, são elas: central, norte e sul. Cada uma possui características próprias e opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos.
O local onde tudo acontece e onde estão as praias de Itaguá, Cruzeiro, Tenório, Perequê-Açú, do Cedro e Vermelha do Centro. Está região tem diversas opções de hospedagem mais em conta, como o hostel Green Haven Hostel e o camping Itaguá Camping. Agora, se você quer uma pousada, fique na Pousada Villa Di Rimini ou na Pousada Vivamar. Se quer algo um pouco mais chique, fique no Ubatuba Palace Hotel
São mais de 25 praias nesse lado de Ubatuba, como a do Félix, Portugês e Itamambuca. A região é mais deserta e ótima para quem busca relaxar. A opção mais famosa é o Itamambuca Eco Resort. Já, se procura uma opção de pousada, pode ficar na Suites Prime em Itamambuca. Agora, se quer algo mais requintado, opte pela Pousada Picinguaba e o Banana Bamboo Ecolodge
A região com mais praias e a que mais recebe turistas. Não é fácil escolher já que tem muitas opções. Porém, você pode dar uma olhada no Hotel Porto Di Mare, no Wembley Inn Hotel, o Kaliman pousada, no Villa Sapê Pousada e no Pousada Castello Montemare
Além disso, há muitas opções de locação por temporada, incluindo Airbnb. Você pode conferir a postagem sobre as 25 melhores opções de airbnb em Ubatuba.
A região onde hoje fica Ubatuba já foi lar dos índios Tupinambás, lá na época da invasão portuguesa ao Brasil. Aliás, foram esses povos que deram o nome à cidade e a quase todas as praias do destino. Ubatuba em tupi-guarani significa “Terra de Muitas Canoas”. A cultura indígena é muito presente atualmente.
Um outro acontecimento que ficou para a história foi a rebelião dos presos da Ilha da Anchieta. Esse arquipélago era lar de um presídio na Era Vargas e os prisioneiros, mais de 450, armaram uma rebelião, fazendo os policiais de refém. Um monte deles embarcaram em barcos atracados pela ilha buscando uma fuga.
Porém, ao chegarem em terra, delegados os aguardavam. Houve uma intensa troca de tiros e boa parte dos presidiários foram recuperados. Hoje, é possível ver as ruínas da construção enquanto caminha pela ilha.
Em 1828, a Fazenda Bom Retiro foi construída na praia da Lagoinha, onde funcionava, supostamente, a primeira fábrica de vidro do Brasil, e plantações de café e cana-de-açúcar. Em 1850, com o avanço tecnológico, a fazenda foi entrando em decadência até fecharem as portas. Suas ruínas podem ser visitadas hoje em dia, ficando na Av. do Engenho Velho, 1062.
Localizada na Praia da Fazenda, cenário de A Muralha, A Casa das Sete Muralhas e Castelo Rá-Tim-Bum, a Casa da Farinha foi construída por italianos em 1885 com o objetivo de ser usada como moinho de fubá. Após ter vários donos, ela foi abandonada e hoje é um símbolo histórico da região e utilizada também por produtores locais de mandioca.
Confira esses vídeos de pessoas que visitaram o destino e compartilharam dicas essenciais para uma viagem perfeita:
O Canal Deixa de Frescura mostrou como é visitar Ubatuba com crianças, compartilhou informações importantes e ainda com direito a imagens incríveis do chão e do alto, por drone. Aperte o play e saiba um pouco mais do destino.
Nesse vídeo bem rápido, você vai conferir algumas dicas e informações para quem quer realizar passeios por ilhas com cenários incríveis. Mergulhe e não deixe de relaxar por lá.
A Bia Anjos fez um vlog com vários episódios sobre Ubatuba. Você pode conferir o primeiro capítulo aí acima e descobrir as praias da Sununga, do Sapê, entre outras. Não deixe de assistir.
A Taynara França também vez vários episódios neste vlog e nesse vídeo você vai conferir o aquário de Ubatuba, algumas praias e passeio de lancha. Veja e anote todas as dicas.
Antes de terminar esse guia, veja algumas fotos abaixo que vão deixar qualquer um com vontade de visitar.
Ver fotos pode ser uma ótima maneira de conhecer o local mesmo nunca estando por lá. Por isso, confira esses registros incríveis:
Agora que você já conhece um pouco deste destino de férias em São Paulo, que tal dar uma olhada na postagem sobre Maresias e descobrir o que fazer na praia mais badalada do norte de São Paulo?