Por Maria Eduarda
Atualizado em 30.09.22
Fundada em 1989, Palmas foi planejada para ser a capital do Tocantins, visando o crescimento econômico do estado. O local foi escolhido por estar entre a Serra Lajeado e o Lago de Palmas, tornando-se um forte polo ecoturístico para a região. Conheça mais sobre esse município e entenda porque vale a pena visitá-lo!
Publicidade
Palmas é a capital do Tocantins e um grande destaque da Região Norte, não apenas por ser o maior município do estado, com mais de 300 mil habitantes, mas também por levar o título da capital mais jovem do país. Ela é banhada pelo Rio Tocantins, vizinha dos municípios Lajeado e Aparecida do Rio Negro, e considerada a porta de entrada para o Jalapão, que fica a 350 km de distância e atrai turistas para a região durante o ano todo.
A maneira mais prática de chegar até a cidade é pelo Aeroporto de Palmas (PMW), considerado o principal do estado e recebe voos diretos de São Paulo, Brasília e Goiânia diariamente, com duração média de 1h20.
Também existem opções por terra, de carro ou de ônibus, que podem ser mais econômicas, dependendo da distância, mas, na maioria das vezes, acabam sendo mais demoradas.
Considerando a saída de São Paulo, são 1773 km a serem percorridos, e a viagem leva aproximadamente 22h de carro ou até 32h de ônibus. Assim, é preciso analisar as opções e escolher a mais vantajosa para a sua realidade!
Decidir o que fazer em uma cidade tão extensa como Palmas pode ser um desafio para quem está visitando-a pela primeira vez. Se esse é o seu caso, siga estas dicas para não deixar nenhum ponto importante de fora!
Prepare-se para se surpreender com a extensão da Praça dos Girassóis, conhecida por ser a maior da América Latina e segunda maior do mundo, com uma área de 571 mil metros quadrados, onde ficam as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado.
Publicidade
Ela também reúne alguns monumentos importantes para a história de Tocantins, sendo um dos mais famosos o Centro Geodésico do Brasil, que marca o ponto central entre os extremos do Brasil, norte-sul e leste-oeste.
Inaugurado em 1991, o Palácio Araguaia também fica na Praça dos Girassóis e é a sede do Governo do Estado. Sua arquitetura moderna chama muita atenção, com arcos na fachada, vitrais decorados e mais de 14 mil metros de extensão. O primeiro andar é aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h, onde é possível fazer uma visita guiada pelos painéis e maquetes que contam a história de Tocantins.
O Memorial Coluna Prestes é uma obra do Oscar Niemeyer, em homenagem à maior marcha militar da história, organizada pelos tenentistas, entre 1925 e 1927. As curvas do monumento e o chão vermelho, representando o sangue das lutas, chamam muita atenção dos turistas, tornando-se um cenário popular nos registros da cidade.
Outro destaque da Praça dos Girassóis é o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, formado pelas esculturas de bronze de dezoito homens, em homenagem aos militares que fizeram uma revolução no Rio de Janeiro, em 1922, contra o governo da República Velha. Além de ser impactante visualmente, a obra também tem grande importância histórica.
Para aproveitar um dia tranquilo ao ar livre, não deixe de dar uma passadinha no Parque Cesamar. O espaço tem mais de 96 mil metros, com muita área verde, onde você pode fazer caminhadas, andar de bicicleta e pedalinho, entre muitas outras atividades.
O parque abre diariamente, das 5h às 23h, e a visitação é gratuita. Então, não deixe de inclui-lo no seu roteiro, e aproveite para se refrescar com um sorvete ou água de coco por lá!
Para assistir ao pôr do sol mais lindo do estado, a visita à Praia da Graciosa é indispensável. Ela é banhada pelo Lago de Palmas e é a principal praia de água doce do estado, com uma orla de 520 metros. É um ótimo lugar para passar o dia, se refrescar e se deliciar nos restaurantes ao redor, com as comidas típicas da região.
A menos de 20 minutos de barco da Praia da Graciosa está a Ilha Canela, um outro passeio gostoso para aproveitar sozinho(a) ou com a família. O lugar é agradável e oferece uma boa estrutura, com banheiros, bares e restaurantes. É ideal para descansar e admirar uma paisagem incrível. Os trajetos acontecem das 8h30 às 18h, e custam em média R$50 por pessoa.
A 50 km de Palmas, no distrito de Taquaraçu, você ainda pode visitar cachoeiras incríveis, como a do Roncador. A trilha é de fácil acesso, com a distância de 1,5 km, e o visual da queda d’água de 70 metros é surpreendente. Ao chegar, é possível se banhar e se refrescar na água gelada, ou então, se aventurar em um rapel seguro e muito divertido, com empresas especializadas que atuam na região.
Publicidade
Outra ótima opção em Taquaraçu é a Cachoeira do Evilson. Nesse caso, o acesso é um pouco mais íngreme que a anterior, porém mais curto, com apenas 300 metros de trilha. O lugar é bem preservado e o cenário fantástico, com água limpa, geladinha, sem contar a ótima estrutura do espaço, com restaurantes, bares e tudo que você precisa para aproveitar o dia.
Outra parada imperdível é a Feira da 304 Sul, que funciona como um Mercadão Municipal de Palmas. Aqui você vai encontrar todos os produtos típicos da região para comprar, desde comidas típicas até artesanato, para se apaixonar ainda mais pela cultura local. O funcionamento acontece todas às terças e sextas, a partir das 17h, e aos sábados, a partir das 7h. Vale a pena conhecer!
Agora que você já está por dentro dos principais atrativos da cidade, é só decidir por onde começar e desfrutar de cada cantinho dessa capital.
Para acertar na escolha da sua hospedagem em Palmas, confira as opções a seguir, que incluem as melhores localizações, conforto e ótimo custo-benefício.
Se hospedar em um bom hotel ou pousada é um ponto essencial para ter uma boa viagem. Por isso, considere essas sugestões para escolher a acomodação que mais combina com você!
Enquanto você não chega a Palmas, confira um pouco da beleza dessa cidade maravilhosa pelo olhar de outros turistas, e prepare-se para se encantar com tudo isso ao vivo!
Pode ter certeza de que esses lugares serão ainda mais lindos pessoalmente e que cada lugar da capital do Tocantins vai te surpreender. A seguir, você confere mais informações sobre o que fazer na cidade!
Por ser uma cidade com muita história e atrativos, é interessante receber dicas de quem já esteve por lá para saber o que não pode deixar de fazer e conhecer. Confira:
Se você quer saber um pouco mais sobre o contexto histórico da cidade antes de visitá-la, vale a pena conferir esse vídeo do canal do Estevam pelo Mundo, onde ele explica um pouco sobre cada ponto turístico e dá dicas incríveis de bares, restaurantes e lugares que gostou de conhecer na capital.
Para quem tem pouco tempo em Palmas, é essencial ter um roteiro dos principais pontos da cidade para conseguir conhecer todos eles. Para facilitar sua vida, César reuniu nesse vídeo tudo que dá para fazer por lá em 2 dias e outras dicas valiosas para aproveitar a cidade. Clique e confira!
É comum que os turistas passem pelo menos 1 dia em Palmas antes ou depois da viagem para o Jalapão. Se esse é o tempo que você tem para conhecer a capital, vai gostar desse roteiro completo de 1 dia do canal Status Viajante, que mostra as principais belezas dessa cidade.
Depois de finalizar sua viagem para Palmas, que tal conhecer também o Japalão e desfrutar dos fervedouros mais lindos do país? Sem dúvidas, você vai amar!