Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 06.10.22
A Torre de Miroku é um verdadeiro recanto de paz espiritual e fé. Um pedacinho do Japão localizado às margens de uma das maiores represas de São Paulo. O templo impressiona pela sua arquitetura simbólica, jardins, lagos e tradição. Um abraço entre a cultura oriental e a ocidental. Seu passeio de fim de semana começa aqui. Confira detalhes e informações para conhecer a atração.
Publicidade
A Torre de Miroku está localizada a 48 km de São Paulo – SP, em Ribeirão Pires, às margens da Represa Billings. Com 32 metros de altura, 5 telhados representando o corpo divino: cabeça, pescoço, peito, barriga e as pernas, além de 13 mil telhas moldadas manualmente, a construção é considerada o maior templo de estilo japonês no Brasil.
Inspirada no templo Horyu da cidade de Nara no Japão, a torre começou a ser construída em 2000 e levou 12 anos para ficar pronta. No interior, há um vão livre até o topo do teto. Isso porque os telhados foram erguidos por meio de uma técnica japonesa tradicional que não utiliza pregos e parafusos. Uma relíquia de Meishu Sama fecha o exterior da obra, simbolizando a união entre a terra e o céu.
Para quem está em outro estado e viaja de avião, é preciso desembarcar no Aeroporto de Congonhas e depois seguir para Ribeirão Pires. Você pode utilizar o transporte público, em um trajeto de 2 horas, ou alugar um carro e fazer o percurso em uma hora. Se a sua intenção for conhecer outros pontos turísticos da região, alugar um veículo é o mais indicado.
Você precisará comprar um ingresso na Tama Turismo (agência exclusiva da atração). O valor da entrada é de R$ 40, incluindo uma breve viagem de barco que leva à torre. A embarcação sai da Tahiti Naútica Club, na Av. Palmira, 450, Bairro Represa, em Riberão Pires. O estacionamento do local custa R$ 15.
A torre recebe turistas apenas aos fins de semana. Os horários disponíveis são: 9h30, 10h10, 10h50, 11h30, 13h e 13h30. O passeio dura aproximadamente 2h. São 20 minutos navegando pela Represa Billings, 50 minutos de visita guiada, 50 minutos de passeio livre e mais 20 minutos para retornar de barco. Abaixo, confira algumas regras que devem ser respeitadas:
Em caso de chuva, o passeio não é desmarcado. Se as condições climáticas impossibilitarem a navegação, com tempestade, neblina ou ventos, a agência pode reagendar o tuor de acordo com a disponibilidade do visitante. Com essas informações em mãos, embarque no Koryu, que possui um dragão dourado na proa, representando proteção e purificação das águas. Então, aproveite o percurso de contemplação!
Publicidade
Em meio à natureza, o Complexo da Torre de Miroku proporciona duas horas de contemplação e espiritualidade. No local, há várias obras religiosas, artefatos orientais, lagos e uma capela. Abaixo, confira alguns pontos marcantes do espaço.
Ao desembarcar no píer da Torre de Miroku, os visitantes são recepcionados por monitores. O tour passa pela área interna e externa do complexo. Além de curiosidades históricas, detalhes da iconografia religiosa, você conhecerá um lago de carpas do Kuromatsu, uma espécie de pinheiro negro e as pontes em estilo oriental. Essa parte do passeio dura 50 minutos e termina com uma cerimônia na varanda da torre.
Após o tour guiado, você tem mais 50 minutos para passear livremente pela Torre de Miroku. É claro, respeitando as indicações e as placas que restrigem algumas áreas. O espaço sagrado é repleto de tranquilidad,e um lugar perfeito para meditar. Os visitantes costumam manter silêncio total, inclusive desligando os seus aparelhos celulares com o objetivo de conseguir uma experiência mais profunda.
Não é permitido tirar fotos do interior da capela ou da torre, mas você pode registrar toda a área externa do Templo Luz do Oriente. Há três jardins líndissimos que você precisa conhecer: o Oriental, o Zen e o Desértico. Não pegue mudinhas de plantas ou qualquer outro objeto. Apenas aproveite o passeio!
Traços de arquitetura japonesa estão presentes em cada cantinho da capela e da Torre de Miroku. Na praça Ecumênica, há uma capela com a representação do Supremo Deus, ou o Espírito do Lugar, bem como um espaço dedicado à Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, ao São João Batista, o padroeiro do Japão, e ao Meshiya Kannon, uma divindade misericordiosa. Já no interior da torre, há uma escultura 3D de 8 metros e que pesa 4 toneladas que representa Kannon, uma divindade que é reverenciada no Oriente.
Você vai se deparar com uma mini cachoeira na área externa do Templo Luz do Oriente. É claro que não é possível tomar banho, mas a pequena cachoeira se torna harmônica com o jardim e com o restante do cenário. Aproveite os momentos finais do passeio para contemplar os detalhes. Alguns visitantes gostam de relaxar ouvindo o som das águas da pequena cachoeira.
Que tal visitar a Torre de Miroku com a sua família? A filosofia do Templo Luz do Oriente é a a salvação da humanidade através do amor, da compaixão e da união. O local é perfeito para fugir um pouco da rotina e da agitação, principalmente para quem mora em grandes cidades. Mas antes de viajar, consulte os principais hotéis da região no tópico seguinte.
Há diversos hotéis e pousadas na região metropolitana de São Paulo. Veja algumas das opções de acomodações que ficam próximas à Torre de Miroku:
Não esqueça de fazer sua reserva com pelo menos uma semana de antecedência. O planejamento é essencial para fazer uma boa viagem e garantir uma ótima experiência.
Publicidade
Depois de algumas horas tranquilas no templo, não há nada melhor do que fazer uma ótima refeição antes de voltar para o hotel! Veja abaixo algumas opções de bares e restaurantes para conhecer na região:
Além dessas opções, há muitos restaurantes em São Paulo. Aproveite a sua estadia para conhecer a gastronomia da capital paulista!
As paisagens do templo são divinas. O local inspira espiritualidade, paz e conexão interior. Abaixo, veja algumas fotos maravilhosas dessa atração turística.
Com tantas paisagens incríveis, é possível sentir a natureza e a calmaria do complexo. Independentemente da sua religião, conecte-se com a sacralidade do local e aproveite cada minuto do seu tempo na Torre de Miroku.
O que acha de ver alguns vídeos com mais detalhes da Torre de Miroku? Abaixo, alguns visitantes compartilham momentos do passeio e falam sobre suas experiências.
O canal traços do mundo visita a Torre de Miroku. Aprecie as lindas paisagens. Como o passeio dura apenas 2h, você pode aproveitar o restante dos dias para conhecer outras atrações em Ribeirão Pires. Anote todas as dicas.
Nesse vídeo, Ana Cassino compartilha o passeio de barco até a Torre de Miroku. Em seguida, acompanhe o ritual de purificação para entrar no local.
O que achou desse passeio? Se você vai viajar para conhecer a Torre de Miroku, aproveite para visitar as belezas de São Paulo. Veja o que fazer em SP e tenha a melhor experiência paulista da sua vida.