Por Katharina Barkmeyer
Atualizado em 26.05.23
Santa Catarina é um estado que abriga muitas praias deslumbrantes, sendo Piçarras um exemplo perfeito, afinal, nem toda praia é escolhida como lar temporário para os maiores mamíferos que existem no planeta! Nesta matéria, você vai conferir um guia indispensável sobre este pequeno paraíso que, de molhe em molhe, conquista o olhar de todos que passam.
Publicidade
Na hora de programar uma viagem, nada é demais. Por isso, para que você não seja pego desprevenido, veja essa lista com informações fundamentais que vão te ajudar a planejar sua visita ao balneário Piçarras:
Pronto, agora que você sabe alguns pontos importantes sobre este local, confira a seguir como chegar a este paraíso!
Localizado ao norte de Santa Catarina, o município de Piçarras fica próximo a Balneário Camboriú e Penha – cidade que abriga o Parque Beto Carrero World. A seguir, veja como chegar a este belo destino!
Balneário Piçarras fica a 119 km de Florianópolis e a 190 km de Curitiba. Você pode optar por ir de carro – as estradas estão em ótimas condições, mas você pode enfrentar bastante trânsito durante a alta temporada –, de avião ou até mesmo de ônibus. Se você prefere viajar de avião, os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Navegantes – a 20 km do centro de Balneário Piçarras –, o Aeroporto de Joinville – a 82 km – e o Aeroporto de Florianópolis – a 128 km.
Com mais de 6 km de orla, Piçarras conta com diversas praias. A seguir, confira as principais – e mais lindas – praias para você visitar e aproveitar durante sua estadia na cidade!
Marcada por um mar calmo, protegido por três molhes, Piçarras é uma praia ideal para famílias com crianças pequenas. Isso, pois as ondas quebram próximo à areia e, mais a frente, o mar parece uma imensa piscina.
Sendo o local mais visitado por turistas, a praia conta com uma ótima estrutura – um calçadão com mais de 2 km possibilita a locomoção a pé e, por estar localizada no centro da cidade, também conta com várias áreas comerciais, hotéis, restaurantes e outros serviços para proporcionar uma estadia confortável e completa. Além disso, há muitas árvores em sua extensão que oferecem sombra, deixando a paisagem ainda mais paradisíaca.
Publicidade
Diferente da praia citada anteriormente, a Praia das Palmeiras é mais afastada do centro, portanto, é uma ótima escolha para quem busca um pouco mais de tranquilidade. O local é ideal para quem gostaria de praticar esportes aquáticos, como o windsurf. A praia conta com várias rochas e uma paisagem mais verde, que proporcionam lindos cenários para tirar fotos.
Por ser uma área residencial, é recomendado que você prepare lanches, bebidas e separe alguns petiscos para levar para a praia. Assim, você poderá aproveitar a estadia por mais tempo.
A Ponta do Jacques também fica mais afastada do centro e conta com ondas mais fortes, que variam de um dia para o outro – o local é ideal para surfar, além de ser citado como um dos melhores pontos para surfe no Brasil!
Com uma faixa de vegetação nativa na areia, o ponto é um destino que une a natureza e a praia. Assim como a Praia das Palmeiras, não conta com muitas áreas comerciais, ou seja, não esqueça de levar lanches e bebidas refrescantes!
Todas as praias citadas contam com serviço salva-vidas, fazendo do mar um ambiente muito mais seguro para banhistas. Dá vontade de se teletransportar para lá agora mesmo, não é? Pois saiba que, além das praias, você ainda pode aproveitar a cidade de outras formas, confira a seguir!
Ao embarcar nesta viagem, você poderá desfrutar de diversas atrações, além das incríveis e belas praias da cidade! O Balneário Piçarras conta com um leque de possibilidades para toda a família! Conheça algumas abaixo:
Piçarras é berço do maior museu oceanográfico da América Latina e terceiro maior do mundo. O museu reúne uma rica exposição de animais, fósseis e outras peças, sendo um ótimo local para levar os seus filhos ou para visitar em dias de chuva, quando não é possível aproveitar a praia! Para uma visita planejada, se atente as seguintes informações:
Os famosos passeios de barco pirata não poderiam ficar de fora, não é mesmo? Em Piçarras, se destaca o Capitão Gato Escuna Pirata, que sai de Penha, mas sua rota segue até a Ilha Feia e a famosa caverna do Diabo. Com um passeio de 1h30, ainda há uma parada de 30 minutos no Porto da Roça para um banho! Divertido, o passeio atrai públicos de todas as idades!
Considerada um patrimônio natural da cidade, a Árvore Torta é protagonista em Piçarras. Localizada na orla e pertinho do famoso Hotel Imperador, a árvore é um curioso ponto turístico que atrai todos os visitantes a registrar uma foto com ela. Ela também é símbolo de resistência, já que aguentou diversas ressacas. Também vale mencionar que a árvore é tema de uma famosa lenda local.
Publicidade
Apesar de o nome não ser muito atrativo, a Ilha Feia não tem absolutamente nada de feia! Coberta pela Mata Atlântica, seu acesso é restrito, mas é possível chegar até a ilha com um barco, stand up paddle e mergulho nas proximidades. Além disso, a ilha conta com muitas atrações famosas, como a “Caverna do Diabo”.
No centro da cidade, próximo ao Hotel Imperador, há uma escola onde você poderá aprender a praticar stand up paddle! Essa é uma oportunidade divertida e desafiadora para quem vai passar mais tempo na região!
O melhor horário para praticar o esporte é pela manhã, já que não há muito vento e, consequentemente, as ondas ficam mais fracas. Para organizar sua visita, confira mais informações a seguir:
Não poderíamos deixar os molhes fora da lista de atrações! Os molhes são construções de pedra que avançam até o mar, com o objetivo de conter a força das ondas. O local rende um ótimo passeio, várias fotos lindas, e você ainda poderá avistar alguns animais aquáticos, como as tartarugas.
Já pensou em ver baleias de pertinho? Em Piçarras isso é possível! Durante o inverno, muitos animais marinhos, como pinguins, focas, leões-marinhos e baleias, migram para o litoral catarinense em busca de águas mais quentes e tranquilas.
A cidade também conta com a linda Praça das Baleias, onde é possível encontrar duas réplicas dos mamíferos, sendo uma do tamanho de uma baleia adulta e a outra, do tamanho do filhote – vale a visita!
Como você pôde ver, não faltarão atividades para completar a programação da sua viagem, pois, de atrações, Piçarras não decepciona! A seguir, confira qual a melhor época para planejar o seu passeio por lá!
Com clima ameno, você pode visitar a cidade em qualquer época do ano, mas se você curte praias, a melhor época é entre novembro e abril, durante o verão. Contudo, você ainda poderá enfrentar alguns dias de chuva. Se você busca um destino calmo e pouco movimentado, opte pela baixa temporada, como no outono. No inverno, o clima tende a ser mais seco e frio.
Para aproveitar bem a estadia, nada como escolher o lugar certo para se hospedar, não é mesmo? Por isso, dê uma olhada na lista abaixo para encontrar o local perfeito para você e as suas necessidades:
A região central é ótima para quem busca uma estrutura mais completa ou que não se locomover de carro. Assim, tudo pode ser feito a pé. Nesta região, você vai encontrar o famoso e tradicional Hotel Imperador e o aconchegante Hotel Itacolomi. Além disso, na região central é possível encontrar diversas opções de Airbnb.
Sendo um local mais afastado do tumulto da parte central da cidade, a região sul da Praia Palmeiras não conta com opções de hotel já que é uma região mais residencial. Por isso, há ótimas opções de casas, apartamentos e quartos para locação. Além disso, você consegue chegar até o centro da cidade em menos de 10 minutos!
Outro ponto interessante para se hospedar é a Barra Sul. Descrito como a parte mais tranquila da cidade, com água calmas e limpas, o local é residencial, portanto, ideal para famílias com crianças pequenas. Você pode se hospedar na Pousada Pedra da Ilha, que conta com uma estrutura super completa, incluindo piscina e até sala de jogos.
Apesar de contar com uma boa estrutura, na cidade há poucas opções de hotel, porém, você consegue alugar uma casa, apartamento ou somente um quarto com banheiro pelo Airbnb. Essa alternativa pode sair mais em conta, já que você poderá preparar suas refeições, sem precisar gastar com alimentação restaurantes.
Antes de iniciar sua aventura, que tal conferir uma seleção de vídeos que vai te levar para desbravar a cidade sem sair de sua casa? Assim, você pode ter certeza do que visitar durante sua estadia na cidade!
Neste vídeo, você poderá visualizar como são as ruas de Piçarras. É possível notar que a estrutura da cidade é ótima e a orla é perfeita para caminhar ao fim do dia – ou pela manhã! Além disso, a narradora conta um fato curioso sobre a cidade! Confira o vídeo para desvendar esse mistério!
Agora que você já viu como Piçarras se parece de perto. Que tal conferir a vista aérea da cidade? Feito com um drone, este vídeo mostra a cidade de Piçarras por outra perspectiva, contemplando toda a beleza ímpar deste pequeno paraíso em Santa Catarina.
No vídeo, embarque em uma aventura com o Capitão Gato em sua escuna para conhecer as principais histórias, lendas e curiosidades sobre a região. Não deixe de assistir!
É provável que a sua vontade de visitar esse balneário só aumentou! Agora, para finalizar este guia, confira a seleção de fotos de Piçarras que comprovam a beleza única desse local!
Piçarras é o destino perfeito para passar as férias com seus amigos e família. A seguir, deslumbre-se com as praias, a cidade e toda a beleza que envolve esse paraíso catarinense:
Um dos maiores desafios para quem visita Piçarras é criar coragem para voltar para casa! Por isso, que tal alongar a viagem mais um pouco e visitar Bombinhas, a praia mais sustentável e deslumbrante em Santa Catarina.