Por Pablo Mingoti
Em 23.09.22
Em Prado, você encontrará algumas das melhores praias da Bahia. Lá, poderá visitar destinos culturais e um festival gastronômico, além de observar as baleias e conhecer um pouco da história do Brasil. Acompanhe a matéria para planejar as férias dos seus sonhos!
Publicidade
Para aproveitar Prado, o ideal é planejar um roteiro de pelo menos 3 dias. Assim, você poderá conhecer vários pontos turísticos. Abaixo, confira algumas informações que te deixarão familiarizado com o destino:
Com essas informações, ficará muito mais fácil se organizar. Continue acompanhando a matéria para descobrir os encantos de Prado!
Prado está no litoral sul da Bahia, na região chamada Costa das Baleias, formada pelos municípios Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas e Alcobaça. Prado é o destino com melhor infraestrutura da região e fica a 210 km de Porto Seguro, 900 km de Belo Horizonte e a 800 km de Salvador, as capitais mais próximas.
O aeroporto do município Teixeira de Freitas é o mais próximo de Prado (Bahia), a 80 km, porém oferece poucas opções de voos. Por isso, os turistas preferem aterrissar no aeroporto de Porto Seguro e percorrer 210 km de carro alugado ou transfer. De ônibus, as companhias Viação Águia Branca e Gontijo operam o trecho. Dependendo do seu ponto de partida, você certamente passará pelas rodovias BR-101, BA-290 ou BR-490.
No total, Prado possui 80 km de orla, com praias diversificadas, paisagens belíssimas, falésias, rios e muito mais. Abaixo, veja alguns destinos para incluir no seu roteiro praiano:
A praia Tororão fica a 20 min do centro de Prado, alguns trechos são em estradas de terra. No local, você encontrará falésias avermelhadas, verá o encontro do rio com o mar, piscinas naturais e uma pequena cachoeira que cai das falésias na areia. A praia é quase deserta, há apenas um quiosque por lá (é preciso pagar consumação mínima). A água do mar é quentinha, mas cuidado com as pedras, especialmente se visitar com crianças.
Publicidade
A praia da Paixão é ideal para levar crianças, pois as ondas são mais fracas, apesar das pedras. Ela está localizada a 20 min do centro de Prado, em uma estrada de terra. Na orla, há alguns quiosques em funcionamento, principalmente na alta temporada. Algumas crianças costumam brincar em um riozinho mais próximo dos quiosques, mas fique de olho na qualidade da água. Logo na entrada, você encontrará os ossos de uma baleia que ficou encalhada na praia.
A praia do Farol fica a 6 km de Prado. O local é quase deserto e conta apenas com um quiosque rústico. Seu nome vem de um farol da marinha que fica na região, mas não é possível subir até ele. O destino é muito conhecido por possuir um espaço do Camping Clube do Brasil em que é preciso pagar uma taxa para utilizar a estrutura.
Para chegar à Praia de Guaratiba, é preciso percorrer 15 km a partir de Prado. Esse destino é mais residencial e muito tranquilo. Não possui muita infraestrutura, por isso, vá preparado, ou seja, leve comida, água e até mesmo cadeira e guarda-sol.
A Praia das Ostras e do Segredo são vizinhas. Elas ficam a 10 km de Prado. Para acessar a primeira, você precisará atravessar uma pequena ponte sobre um lago. O local é tranquilo, porém sem muita infraestrutura. Às vezes a maré está alta e não dá para aproveitar tanto. Então, é só fazer uma pequena trilha para chegar até a Praia do Segredo, um lugar deserto.
Cumuruxatiba é distrito de Prado, uma vila de pescadores com algumas pousadas aconchegantes – ‘onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa’, como diz a placa na entrada da cidade. O destino fica a 30 km de Prado e conta com várias praias famosas, como a Barra do Cahy, Japara Grande e Cumuru. Nessa última, você encontrará muitos restaurantes.
Na praia Barra do Cahy, Pedro Álvares Cabral fez sua primeira parada antes de seguir para Porto Seguro. Você encontrará uma placa de madeira com uma parte do texto da carta de Pero Vaz de Caminha descrevendo o local. A praia não possui muita infraestrutura, entretanto conta com falésias, coqueiros, o encontro do mar com um lago e o famoso restaurante Glória. O destino está a 47 km de Prado.
Japara Grande está no distrito de Cumuru. A areia não é muito extensa e há apenas um quiosque que oferece alguns pratos e aluguel de cadeiras. Entretanto, essa praia é considerada uma das mais bonitas e conta com falésias, encontro do rio com o mar e está a 20 km de Prado. Ela é muito procurada por famílias e casais.
Em Cumuruxatiba, a Praia do Moreira possui uma piscina natural que chama a atenção dos turistas. Por estar em uma reserva extrativista, você não encontrará muita estrutura. É possível subir em um pequeno morro, um mirante natural e tirar fotos espetaculares.
Para fechar a sua viagem em grande estilo, vá para Corumbau, um distrito de Prado. O ponto forte do local é a Praia da Ponta do Corumbau, que na maré baixa forma um caminho de areia possibilitando uma pequena caminhada em meio ao mar. Há o encontro do Rio Corumbau com o mar. Essa praia é a mais distante de Prado, está a 55 km de Cumuruxatiba e a 10 km de Caraíva. Há muitos passeios de buggy entre Caraíva e Corumbau.
Publicidade
Vale informar que por causa do avanço do mar, algumas praias (entre elas, Amendoeira) em determinadas épocas quase somem. Por isso, se a maré estiver cheia, talvez você encontre pouco espaço na areia.
Além do belo litoral, Prado oferece várias atividades turísticas. Confira algumas opções para incluir no seu roteiro:
“Terra à vista”! Dizem que o Monte Pascoal é o pedaço de terra que Pedro Álvares Cabral avistou quando estava chegando pela costa brasileira. Você pode começar o passeio por esta atração histórica com paisagens magníficas. O destino fica a 80 km de Prado. É possível visitar o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal para fazer a subida ao monte, a trilha dura em torno de 2h. Outra opção é percorrer a Trilha da Arruda ou a Trilha interpretativa da Jendiba.
Abrolhos é a atração mais procurada em Prado. Esse Parque Nacional Marinho está localizado em Caravelas, de onde saem barcos. No site do ICMBio é possível conferir empresas autorizadas e outras informações. Você vai mergulhar em um dos arquipélagos mais bonitos do Brasil. No caminho, às vezes, é possível avistar baleias.
Prado está na região conhecida como Costa das Baleias, um santuário marítimo-ecológico. As baleias jubartes começam a aparecer em meados de junho e ficam até outubro. Você pode assistir ao espetáculo da natureza, da orla ou em um passeio de barco, que sai de Prado ou dos distritos de Cumuruxatiba e Corumbau. Mas, atenção: apenas contemple a beleza, não incomode as baleias.
Na Ponta do Corumbau, faça um passeio de barco para visitar os recifes de Corais de Itacolomi e mergulhar em piscinas naturais com águas claras e muitos peixinhos. Também vale conhecer os Recifes de Pataxó e Carapeba.
A praia de Guaratiba oferece uma das melhores atividades da região. Faça um passeio de barco para conhecer os recifes do destino e mergulhar com snorkel. A atração dura em torno de 5h, contando com 40 min de trajeto.
Os preços disponíveis nas atrações acima podem variar, dependendo da época do ano ou até mesmo por conta do tempo. Por isso, não esqueça de separar um dinheiro reserva para a sua viagem.
Prado não é um destino muito agitado. À noite, você pode aproveitar bares, restaurantes e passeios tranquilos. Veja algumas opções:
Beco das Garrafas é a rua mais famosa de Prado. Alguns quarteirões são fechados apenas para pedestres. Você encontrará ótimos restaurantes, bares e, em dias selecionados, música ao vivo. Famílias e jovens frequentam o point gastronômico de Prado.
Além do Beco das Garrafas, você encontrará outros pontos gastronômicos na cidade. Vale conhecer o restaurante Donna Flor, Jubiabá, Banana Terra, Belo Café, Armazém, Terraço Atlântico etc. Enfim, faça um passeio pela cidade e desbrave opções para todos os gostos.
Você pode escolher uma das praias de Prado, principalmente as mais centrais, para contemplar o maravilhoso pôr do sol. Ao anoitecer, faça uma pequena caminhada antes de retornar ao hotel. Caso o tempo esteja propício, aprecie a lua!
Em Porto Seguro ou Caraíva, você encontrará mais movimento, com jovens, festas e baladas diversificadas. Além disso, há muitas atividades para fazer em Porto Seguro. O ideal, nesse caso, é posar na cidade.
No geral, Prado oferece uma boa segurança à noite, principalmente os locais que vivem de turismo. Entretanto, é sempre bom tomar os cuidados necessários, evitar andar com celular na mão, ficar em regiões muito isoladas, carregar muito dinheiro etc.
De janeiro a janeiro! Se você conhece o sul da Bahia, deve saber que o sol dificilmente some por lá. No inverno, há algumas pancadas de chuva. Se você quer fugir da movimentação, evite a alta temporada em dezembro, janeiro e no carnaval. Para quem gosta de experimentar novos pratos, vale visitar Prado durante o Festival Gastronômico em outubro.
Há muitas pousadas espalhadas pela cidade. Os turistas costumam elogiar o custo-benefício e o acolhimento. Abaixo, confira as melhores regiões para se hospedar levando em consideração o seu roteiro:
A região mais central de Prado guarda hospedagens ideais para quem quer ficar perto de restaurantes e atrações principais. As acomodações são simples, porém confortáveis. Conheça a Pousada Novo Prado, a Pousada Guaratiba, a Pousada Ponta de Areia, Pousada Canto do Rio, a Pousada Casa de Maria, o Cahy Praia Hotel e o Hotel Amendoeiras.
Muitos turistas gostam de ficar no distrito de Prado. As melhores opções de hospedagens são o Hotel Cumuruxatiba, Vila Cumuru, Pousada Areia Preta, o Pousada Vila Cumuru, a Pousada Ingá e a Pousada Azul. Essa região é menos movimentada.
O distrito Corumbau conta com opções de hospedagens para todos os gostos. Você pode ficar no Vila Naia, na Fazenda São Francisco ou na Jakotoka Village, uma hospedagem rústica pioneira em Corumbau. A Pousada Corumbau e a Vila Bela Vista também são muito procuradas.
Outra opção é ficar em Caraíva. As hospedagens são muito boas e você pode fazer um bate e volta até Prado. Considere seu orçamento, a localização das atividades e o que você espera de uma hospedagem.
Confira alguns vídeos essenciais para saber mais sobre Prado. Há dicas e informações de canais no Youtube que são referências em turismo. Aperte o play!
Você vai se encantar com o espetáculo das baleias Jubarte! Que tal visitar Prado e dar um pulo no famoso Arquipélago de Abrolhos. O vídeo conta com imagens deslumbrantes e termina com um mergulho de cinema pelas águas cristalinas.
A Dani e o Leo desembarcaram no sul da Bahia para conhecer Caravelas e seguiram em direção à Prado. As imagens mostram os encantos da região. Aproveite as dicas de turismo para visitar várias atrações.
Veja como chegar e circular por Prado. A região é simples, típica do interior, mas com praias que conquistam até o turismo internacional. Aperte o play para dar um rolê pelo centrinho deste paraíso.
O Canal Carro de Viagem mostra que Prado encanta até nos dias nublados. Descubra as melhores praias do destino e acompanhe um mochilão pelas cidades vizinhas.
Prado realmente promete férias inesquecíveis! Para ficar com um pedacinho desse paraíso gravado na memória, no próximo tópico, veja uma seleção de fotos incríveis.
Prado (Bahia) faz parte da região turística conhecida como Costa do Descobrimento, que abrange as praias de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Confira fotos do destino:
Tranquilidade define bem o clima de Prado (Bahia). Aproveite para conhecer Itacaré, outro destino baiano que deixará suas férias repletas de praias, cachoeiras e trilhas.