Por Mercia Souza Fagundes
Em 12.10.22
Diamantina é uma cidade interiorana de Minas Gerais. O destino conta com diversas atrações turísticas, incluindo museus, cachoeiras, construções históricas e muito mais. Um passeio para descansar, fugir da correria das grandes capitais e entrar em contato com a natureza.
Publicidade
Diamantina está localizada a 300 km de Belo Horizonte. A cidade fica no Vale do Jequitinhonha e foi um dos principais pontos para o trânsito do ouro no século XVII. Além de sua importância histórica, que atrai turistas durante o ano inteiro, é um lugar com belíssimos atrativos naturais.
Em Diamantina, o Aeroporto Juscelino Kubitschek recebe voos domésticos. No entanto, dependendo do seu ponto de partida, será preciso desembarcar no Aeroporto de Belo Horizonte e fazer o restante do trajeto de carro ou de ônibus. Você pode alugar um veículo e seguir pela BR-040, no sentido Sete Lagoas, depois passar pela BR-135 e pela BR-259.
Se você não quer dirigir, viajar de ônibus é uma boa opção. Partindo de Belo Horizonte, a passagem custa em média R$ 100. Há diversos horários disponíveis e a viagem dura em torno de 6h. O percurso é um pouquinho longo, mas vale a pena para conhecer o charme de Diamantina!
No início, era um arraial chamado Tijuco. Então, o lugar começou a ganhar popularidade e a receber pessoas ilustres por causa da exploração de diamantes. Em 1831, tornou-se vila Diamantina e, em 1938, cidade. O nome faz referência às pedras preciosas encontradas em abundância. Além disso, o destino serviu de rota para o transporte de ouro.
Em 1938, Diamantina foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e, em 1999, pela Unesco. A cidade é terra natal de Juscelino Kubitschek e ponto de partida para a Estrada Real. Um destino que conta a história do Brasil por meio da arquitetura, cultura e parques de preservação ambiental.
Uma cidade pequena com ares de interior mineiro. Os casarões, igrejas, ladeiras e praças preservam o legado colonial, assim, em cada cantinho, você encontrará uma atração turística. Abaixo, confira um roteiro de 3 dias – tempo suficiente para explorar as principais atrações de Diamantina:
Publicidade
No Centro Histórico de Diamantina, você encontrará a maioria das atrações turísticas. Os casarões preservam a arquitetura colonial e os restaurantes servem comidas regionais. Nas lojinhas e eventos culturais que acontecem no espaço, compre lembrancinhas e artesanatos. Um passeio para fazer a pé, percorrendo as ruas de pedras em um cenário barroco com rococó.
Localizada no centro da cidade, a Igreja São Francisco de Assis é uma construção barroca com elementos decorativos do rococó. A decoração interior chama a atenção dos visitantes, principalmente os detalhes, como as pinturas no teto e no forro da igreja. No local, foi enterrado o corpo de Chica da Silva, cujo túmulo você pode visitar.
A Catedral Metropolitana fica no ponto principal do Centro Histórico de Diamantina. A igreja foi construída no século XVIII, porém foi totalmente reconstruída em 1933. Com uma arquitetura clássica, a catedral se destaca entre as construções históricas da região. O local fica aberto durante o dia para visitação e não é preciso pagar taxa de entrada.
Tomar um cafezinho no Beco da Tecla é tradição turística. No local, você poderá experimentar pratos mineiros e ouvir uma boa música regional. O destino oferece atração diurnas e noturnas. De manhã, aproveite para tomar o clássico café ou chá gratuito e passeie pelas lojas. À noite, retorne para conhecer a agitação do centro de Diamantina.
A Gruta do Salitre é considerada um verdadeiro espetáculo da natureza. Além de possuir um conjunto de rochas irregulares, os paredões de quartzo proporcionam uma acústica perfeita ao ambiente. No local, acontecem diversos concertos e a gravação do programa Diamantina Musical. As visitas precisam ser agendadas pelo site da ONG Instituto Biotrópicos. O acesso é gratuito.
A Cachoeira da Toca possui uma única queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura. A piscina natural de 8 metros de profundidade e as paisagens oferecem um ótimo cenário para um dia em família ou com os amigos. Você pode nadar, porém tome cuidado com a profundidade. A atração fica localizada a 6 km do centro e é uma das mais frequentadas da cidade.
A Casa da Chica da Silva é um dos casarões mais preservados de Diamantina. Chica da Silva era uma escrava alforriada e casada com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Ela é um importante nome da história da cidade e do Brasil. A visita é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h.
O Parque Estadual do Biribiri fica a 3 km de Diamantina, na região central da Serra do Espinhaço. A área de preservação ambiental possui uma grande diversidade de fauna e flora. Além disso, abriga algumas espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, sussuarana, veado, orquídeas, bromélias, entre outras. A visitação acontece diariamente, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Um passeio divertido para quem gosta de trilhas, natureza e cachoeiras.
A Vesperata é um evento tradicional de Diamantina. Entre abril e outubro, na Rua da Quitanda, acontecem duas apresentações musicais por mês. Se tiver a oportunidade, não deixe de ir ao concerto, apreciar uma boa música regional e trocar um dedinho de prosa com os moradores locais. Por causa desse evento, dos encontros de domingo e outras manifestações culturais, Diamantina ficou conhecida como cidade musical.
Publicidade
Quem fica três dias em Diamantina, quer ficar mais uma semana. O charme da cidade é cativante. Por isso, se tiver a oportunidade, prolongue sua estadia. No próximo tópico, conheça outros passeios para incluir no seu roteiro.
Seu passeio em Diamantina está apenas começando. Para compor um roteiro de viagem inesquecível, abaixo, conheça outras atrações turísticas do destino:
São muitas atrações, mas você vai se apaixonar por cada uma delas. Como a cidade é pequena, a locomoção é facilitada. Entre uma atividade e outra, a caminha se torna um passeio superinteressante. Aproveite!
Você vai encontrar hospedagens para diferentes orçamentos. Diamantina é famosa pela hospitalidade, pousadas acolhedoras e clima caseiro. Confira algumas opções abaixo:
Para evitar imprevistos, reserve seu hotel com antecedência, sempre considerando o custo-benefício de cada hospedagem. No próximo tópico, conheça um pouquinho mais Diamantina e suas belezas.
A Serra do Espinhaço por si já é encantadora. Agora, imagine visitar uma cidade histórica em meio às paisagens naturais. Realmente, Diamantina é uma preciosidade brasileira, confirme abaixo:
Para passar um feriado, um final de semana ou as férias inteiras, Diamantina promete descanso sem cair no tédio. Faça caminhadas, converse com os moradores locais e entre no ritmo mineiro.
Nesse tópico, confira uma seleção de vídeos com dicas e informações sobre Diamantina. Além de conhecer alguns pontos turísticos, eventos tradicionais, você entenderá a importância histórica e cultural do destino.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual do Biribiri? Acompanhe um passeio com diversos detalhes do parque, começando pela magnífica Cachoeira do Sentinela e pela Cachoeira dos Cristais.
A Vesperata é um evento emocionante que valoriza diversos estilos musicais e reúne a comunidade. No vídeo, veja uma apresentação animada que deixou o centro de Diamantina superlotado.
Domingo é uma paixão brasileira. No Beco da Tecla, o dia ganha música, manifestações culturais e apresentações locais. Assista ao vídeo para conhecer a animação e a tradição da cidade.
Uma dica para você aproveitar suas férias ao máximo: faça um passeio bate e volta em Serro, que fica a 47 km de Diamantina. O destino é conhecido como a “terra do queijo”.