Por Bruno Mendes
Algumas paisagens naturais são tão belas que não parecem fazer parte desse planeta. Surpreendente e única, a região do White Sands, no estado norte americano do Novo México, é um desses exemplos e merece uma visita, pois se de longe as areias branquinhas parecem neve e conferem excelentes registros fotográficos, de perto o local traz alguns segredos e com certeza desperta a paixão de quem gosta de fugir do lugar-comum em viagens.
Publicidade
Para convencê-lo a conhecer esse ponto ainda fora da curva, quando se fala em atividades turísticas para brasileiros nos Estados Unidos, o Viajali apresenta 8 imagens e algumas curiosidades do cenário. Confira e veja como valerá a pena programar uma viagem!
Com aproximadamente 275 quilômetros quadrados e dunas de mais de 15 metros de altura, o White Sands é o maior deserto de areia de gesso do mundo.
Subir em um ponto mais alto, observar a grandiosidade do entorno e sentir-se pequeno diante de tudo, talvez esteja entre as atividades mais interessante do passeio.
A primeira imagem geralmente associada a desertos é a de paisagens homogêneas com imensidões de areia a se perder de vista e pouquíssima ou nenhuma marca da fauna e flora.
Embora as condições ambientais não sejam das mais favoráveis em razão da escassez da água na superfície e da mineralização da água subterrânea, algumas plantas e mais de 800 espécies de animais – pássaros, anfíbios, répteis, insetos, etc. – desenvolvem-se em White Sands.
Ainda que a altitude de White Sands não se compare a de Cusco ou de conhecidas cidades montanhosas pelo mundo, é preciso seguir alguns cuidados para minimizar os efeitos das condições ambientais, como por exemplo, caminhar devagar, beber muita água e descansar bastante antes de se divertir pelas dunas.
Dentro de White Sands foram feitos testes com a primeira bomba atômica, na década de 1950, essa invenção que foi um verdadeiro divisor de águas na história das guerras.
Caminhar pela areia da praia descalço é muito bom, menos quando o sol está muito quente, porque não tem pé que aguente. Em White Sands você poderá entrar em contato com a areia seja qual for a temperatura, já que em virtude das caraterísticas do gesso o calor não é absorvido.
Você gosta de andar a cavalo por paisagens campestres? Por que não curtir essa atividade pelas dunas do Novo México? Há agências turísticas locais que promovem passeios guidados, é um barato!
Descer nas dunas é muito agradável, assim como é correr montanha de gelo abaixo, nos trenós específicos em uma atividade muito popular em países frios conhecida com sledding. Esse tipo de diversão nas dunas de White Sands é apreciada por pessoas de todas as idades e em lojas da região é viável comprar um trenó, caso você ainda não tenha.
Sim, essa imagem que fala por todas as palavras do universo entrou no último item da lista de propósito. É um convite para você curtir o dia e a noite nessa parte do mundo protagonizada pela natureza.
É muito bom tirar fotos para postar nas redes sociais e garantir as lembranças de um momento único, mas aqui vai uma dica especial: em um dos dias (ou mais de um) aproveite as dunas sem fazer registros, apenas curta a rotina de lazer, as companhias e toda a graça desse deserto singular. Sem chances de arrependimentos!