Parque Tingui: guia de visitação para conhecer o maior parque linear do Brasil

Por
Atualizado em 16.03.23

Apesar de ser uma atração cativante, o Parque Tingui ainda não se tornou um passeio muito conhecido na capital do Paraná, ficando fora do roteiro de viagem de muitos turistas. Se você gosta ir além do comum, confira as principais informações para visitar esse ponto turístico de Curitiba.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Parque Tingui

O Parque Tingui fica localizado às margens do Rio Barigui, no bairro de São João, em Curitiba. É considerado o maior parque linear do país, com uma área superior a 380 mil metros quadrados. Além de muita área verde, possui lagos, parque infantil, ciclovia e pista de cooper.

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Curitiba fica a 25 km do Parque Tingui. A partir do aeroporto você pode utilizar o transporte público da cidade, através das linhas E32, 505 e A80. No entanto, o percurso leva em média duas horas. Se preferir, você pode alugar um veículo ou viajar de táxi.

O Parque Tingui é um local agradável, limpo e seguro. Por ser extenso, é ideal para quem gosta de fazer caminhadas ou correr enquanto desfruta das paisagens.

Como visitar o Parque Tingui

Seja para praticar esportes ou apenas apreciar as paisagens, o Parque Tingui é um passeio que vale a pena incluir no roteiro. Para a sua experiência ficar ainda melhor, acompanhe as orientações a seguir:

  • Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 20h. Já o Memorial Ucraniano fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.
  • Preço da Entrada: gratuito.
  • Estrutura do Parque: a estrutura é bem completa, pois inclui banheiros, playground para as crianças, quadra de areia e muito mais.
  • Loja de Artesanato: ao lado do Memorial Ucraniano você encontra uma loja de artesanato que vende produtos típicos da Ucrânia. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h.
  • Melhor dia para ir: qualquer dia ensolarado é perfeito para fazer uma visita. Entretanto, se você prefere espaços mais vazios, considere ir durante a semana.
  • Segurança: o parque é considerado seguro. Você perceberá que existem funcionários contratados para fazer a segurança do local.
  • Estacionamento: existem quatro áreas para estacionar e não há a cobrança de taxas para deixar o seu veículo. Uma delas fica próximo ao Museu Ucraniano.
  • Pets: você pode levar o seu bichinho de estimação para passear, mas é necessário se responsabilizar pelo descarte correto dos dejetos dos animais.

Com as dicas anotadas, você já está pronto para conhecer as atividades que o parque oferece. Siga para o próximo tópico e confira as informações.

O que fazer no Parque Tingui?

O Parque Tingui é o local perfeito para renovar as energias, aproveitar momentos em família e realizar uma pequena imersão cultural. Confira as atividades:

Publicidade

1. Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano foi construído em homenagem aos imigrantes ucranianos que chegaram na região de Curitiba no século XIX. Sua arquitetura chama atenção pelo estilo bizantino da construção de madeira e sua cúpula de metal. A atração fica ainda mais bonita à noite, devido à iluminação dos projetores, que valorizam os traços da arquitetura. No local, são realizados eventos culturais e exposições de artesanatos e peças de decoração.

2. Andar de Bicicleta

O Parque Tingui oferece uma ciclovia de aproximadamente 5 km, perfeita para passear de bike. Enquanto você pedala, aproveite para apreciar lindas paisagens e, quem sabe, parar para fazer alguns registros.

3. Pista de Cooper

Para os amantes de caminhada ou de corrida, o Parque Tingui oferece uma pista de Cooper com 5 km em uma área arborizada. É uma ótima opção para correr à noite, já que a prefeitura implementou mais de 200 postes, visando ampliar a iluminação do local.

4. Praça Brasil 500 Anos

A Praça Brasil 500 anos foi inaugurada em 2000, em homenagem aos 500 anos do Brasil e a chegada dos portugueses em solo nacional. Ela possui formato de disco, com 15 m de diâmetro e a representação da rosa-dos-ventos. No local também há a estátua de Tindiquera, o cacique da tribo Tingui, que deu origem ao nome do parque.

5. Piquenique

Há 14 quiosques e diversas churrasqueiras gratuitas espalhadas pelo local te esperando para um piquenique. Apesar do gramado ser mais movimentado aos fins de semana, o parque dificilmente fica lotado. Você pode ter um momento de família agradável, enquanto desfruta de uma bela vista.

Vale a pena passar um dia inteiro nesse destino, não é mesmo? E para entrar no clima, continue lendo o guia!

10 fotos do Parque Tingui para se encantar com o ambiente

Além da importância para a história e cultura da capital paranaense, o Parque Tingui também apresenta paisagens encantadoras. Descubra as belezas desse parque nas fotos a seguir:

1. O Parque Tingui é um lugar tranquilo e agradável

2. Com bastante história para contar

3. E paisagens realmente majestosas

4. O destino é ideal para quem gosta de paz e sossego

5. Aprecia cultura e natureza em um só espaço

6. Ou simplesmente adora um passeio despretensioso

7. Aproveite para admirar os diversos animais do parque

8. E também para registrar todas as belezas das paisagens

9. Sem dúvida, os atrativos naturais são encantadores

10. O destino é um verdadeiro refúgio

O que achou dessas paisagens? Os parques de Curitiba são sempre encantadores. Se inspire nesses cliques e não esqueça de fazer os seus próprios registros também.

Vídeos sobre o Parque Tingui para conhecer mais sobre essa atração

Os vídeos a seguir mostram a beleza do Parque Tingui e compartilham algumas curiosidades sobre o Memorial Ucraniano. Se atente aos detalhes e anote as dicas:

Publicidade

Conhecendo o Memorial Ucraniano

No vídeo, confira curiosidades sobre o Memorial Ucraniano. Curitiba é conhecida por homenagear os povos nativos e imigrantes, e a atração tem o objetivo de manter viva a cultura ucraniana no Brasil. O conteúdo está recheado de informações que complementam o passeio histórico pelo memorial.

A beleza das flores do Parque Tingui

Chegou a hora de conhecer o Parque Tingui na íntegra! O destaque do vídeo fica para a beleza das flores, que são muito bem cultivadas no parque. Ao final de cada estação, as flores são substituídas por espécies que se adaptam melhor ao clima, mantendo a beleza do jardim.

Levando a família para o parque

O Parque Tingui é perfeito para passeios em família. Se você ainda está em dúvida para definir as atividades, confira esse roteiro maravilhoso. Anote o roteiro e tenha bons momentos com a sua família.

O que achou do Parque Tingui? A capital paranaense é conhecida pelas belas áreas verdes e por valorizar a cultura. Se você planeja viajar para esse destino, que tal anotar dicas de museus em Curitiba?