Por Pablo Mingoti
Em 27.01.23
Um destino de inverno, romântico e acolhedor no estado de Minas Gerais. Apaixonados pelo clima tipicamente europeu e atrações variadas, muitos turistas procuram o que fazer em Monte Verde. Nesse distrito de Camanducaia, você encontrará atividades para diversos perfis de viajantes. Acompanhe a matéria!
Publicidade
Com um clima frio e aconchegante, muitas vezes, Monte Verde é considerada a nova Campos do Jordão. As duas cidades ficam na Serra da Mantiqueira e são famosas pelo turismo de inverno. Entretanto, o destino mineiro é menor, mais tranquilo e oferece preços mais baixos. A seguir, confira as principais atrações!
A Fazenda Radical é um complexo de entretenimento para todas as idades. A atração principal é a megatirolesa de 1050 m em um passeio de 20 minutos em meio à floresta de eucaliptos. Além disso, há uma tirolesa infantil, arvorismo (no total, são 110 m de percurso a 12 m do chão), tiro de arco e flecha, parede de escaladas, slackline, entre outras atividades.
Também na Fazenda Radical, é possível fazer um passeio de quadriciclo. Você aluga um veículo para 2 pessoas e acompanha um guia por 13 km de percurso com trilhas e até estradas de lama. Uma verdadeira aventura! O tempo total é de 1h e é obrigatório o uso de capacete e tênis.
Outro veículo para alugar é o UTV – Utility Task Vehicle, uma espécie de carrinho de golfe. O trajeto é o mesmo, porém é preciso ter CNH categoria B para dirigir.
A trilha da Pedra Redonda é a mais famosa de Monte Verde. No cume, a 926 m do solo, você terá uma vista de 360°. A subida não é tão extensa, porém prepare o fôlego, pois há uma inclinação que pode cansar. No percurso, há algumas escadas que facilitam a subida.
Não esqueça de parar no mirante durante o trajeto. A dica é visitar no período da manhã com as condições meteorológicas boas. No inverno, a neblina costuma atrapalhar o encanto da vista.
Há algumas fábricas de chocolate espalhadas pela cidade. Você pode comprar produtos nas lojinhas e assistir, por meio de uma janela, à preparação dos doces. Na Gressoney, primeira fábrica fundada em 1978, experimente o Marzipan. Na Sabor Chocolate, peça uma compota de doces. Para fechar o tour, na Chocolateria Monte Verde, beba um chocolate quente.
Publicidade
Você não pode ir embora de Monte Verde sem experimentar o strudel local, uma torta folhada recheada com creme de maçã e servida com chantilly. Há outros sabores, mas esse é o tradicional. O lugar ideal para essa experiência é a Casa do Strudel, porém ela é muito concorrida, então, chegue cedo. Uma placa na entrada informa o horário da próxima fornada!
Para aproveitar todas as atividades e otimizar seu tempo, o mais indicado é alugar um carro, pois há poucas opções de táxi e de motoristas por aplicativos. Além disso, a cidade não tem transporte público. No centrinho, é possível fazer um passeio a pé.
Viajar para Monte Verde não é tão caro quanto para suas companheiras de destino de inverno, Gramado e Campos do Jordão. Na cidade mineira, várias atrações são gratuitas. Abaixo, conheça algumas opções para colocar no seu roteiro:
Trata-se do centrinho da cidade, com lojas, restaurantes, feirinhas de artesanato e eventos especiais, como no Natal e na Páscoa. As casinhas possuem um estilo europeu e formam um lindo cenário para fotos. Por isso, Monte Verde é conhecida como a Suíça brasileira. Não deixe de visitar o termômetro, que ganha uma fila no inverno, pois todo mundo quer registrar as baixas temperaturas.
Há várias trilhas na cidade – entre elas, a do Chapéu do Bispo e a do Platô, que são feitas pelo mesmo caminho em um trajeto de 700 m. Ao fim, você chegará a pedras que oferecem uma vista incrível do alto. Já a trilha da Pedra Partida é para quem possui um pouco mais de fôlego, com 1,6 km.
Por fim, a mais bonita de Monte Verde certamente é a do Pico Selado: no total, são 4 km e prepare-se para subidas. Ao fim, você chegará ao topo do Pico Selado, o 9º ponto mais alto do Estado de São Paulo.
A Galeria Unger’s Pottery House pertence à artista paulistana Paula Unger. No local, há uma exposição de cerâmicas. Além disso, visite a fábrica de sabonetes para conhecer o processo de produção e comprar lembrancinhas.
O aeroporto mais alto do Brasil fica em Monte Verde a uma altitude de 1560 m. Apesar do título, ele está desativado temporariamente para pousos e decolagens, pois a pista é de terra e está precária. A estrada que leva ao ponto turístico é conhecida como mirante do aeroporto. Muitos turistas vão ao local assistir ao pôr do sol e tirar fotos nas paredes grafitadas.
No orquidário Monte verde, há 1500 espécies de orquídeas, bromélias, cactos e plantas carnívoras. É uma atração tranquila para respirar entre uma caminhada e outra. Nas estufas, em algumas épocas do ano, acontecem cursos e palestras. Além de visitar gratuitamente, você pode comprar mudinhas de plantas.
Publicidade
As atrações listadas são gratuitas para visitação. No entanto, é importante estar com o orçamento bem organizado, pois você gastará com alimentação e transporte. Aproveite os passeios!
Por causa do tempo em Monte Verde, a alta temporada acontece entre maio e julho, meses de inverno. Nesse período, a cidade fica movimentada e recebe muitos casais. Se você prefere férias mais tranquilas em família, viaje em setembro ou outubro. Além disso, considere visitar as atrações abaixo.
Uma casinha rústica com uma pequena pista de patinação de gelo. A atração é ideal para famílias com crianças, inclusive menores de 6 anos, pois há andadores disponíveis. Separe pelo menos uma hora para se divertir com os pequenos. Um passeio para fazer em dias de chuva em Monte Verde.
A entrada principal para a trilha fica na Avenida Monte Verde em frente à fábrica de chocolate Gressoney. O percurso possui apenas 300 m e leva a um pinheiro com mais de 500 anos. As crianças vão amar ver os esquilos no trajeto.
A falcoaria é o trabalho de criar, cuidar e treinar aves de rapina. Um esporte reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A Escola de Falcoaria de Monte Verde realiza atividades de educação ambiental e reabilitação das aves. Os turistas podem participar da interação assistida. É permitido tirar fotos com as corujas e falcões.
Se você gosta de natureza, o Parque Oschin merece um lugarzinho no seu roteiro. No local, há pássaros, araucárias e xaxins. O passeio é ideal para crianças, inclusive possui um grande playground.
Além disso, passe pelo Caminho das Hortênsias, o Lago da Nalu, a Cascata da Olívia e a Gruta do Ian. É uma atividade para relaxar a mente, porém não é pública. Há um pequeno restaurante no local, que serve comida alemã. Um prato muito elogiado é o Marreco Recheado.
Tudo bem, não é um trenzinho, mas, sim, um veículo modificado com assentos. Ainda assim, é um ótimo passeio para fazer com crianças, pois passa pelos principais pontos turísticos de Monte Verde. O trajeto dura 1h20 e passa pelo chalé Roda D’Água – que pertence a um dos fundadores da cidade -, pela maior mansão da região, pelo aeroporto e por uma das fábricas de chocolate.
Na maioria das atrações, crianças menores de 3 anos não pagam. Aproveite o passeio em família para criar lindas recordações. No entanto, não se esqueça de colocar agasalhos na mala, pois, independentemente da época do ano, o friozinho pode chegar de surpresa.
Quando anoitece, o clima de romance envolve Monte Verde. A cidade é o lugar perfeito para uma lua de mel ou férias com seu amor. Além disso, em outubro, acontece o Festival Gastronômico com programação especial em vários restaurantes. Confira alguns lugares para fechar a noite.
A culinária é um dos destaques de Monte Verde, principalmente no inverno. Entre os melhores restaurantes, o Mont Vert é referência em fondue. O Provence Bistrô é uma opção mais sofisticada, com pratos caros, porém oferece uma experiência gastronômica muito elogiada. O Villa Donna Bistrô serve comida italiana com massas frescas, porém chegue cedo, pois as filas são extensas.
O Rasselbock é um restaurante alemão tradicional: além da culinária típica, as cervejas são o sucesso do cardápio. Se você prefere um ambiente mais despojado, escolha o Boteco Villa Amarela ou o Hügel Bar – ambos servem petiscos e ótimos drinks. O Garagem Vemaguet é temático, tudo lembra o mundo dos carros. Nesse local, peça comida mineira e contemporânea, incluindo carnes. No Café Pinhão, você encontrará ótimos pratos veganos e o espaço é pet friendly.
Um pequeno bar decorado com esculturas de gelo e neve artificial. O termômetro sempre está em torno de -20 ºC. Na entrada, você receberá um casaco especial, que precisa ser devolvido. O ingresso inclui até 2 drinks e open cachaça. As bebidas são servidas em copos de “gelo”. É permitido tirar fotos, mas o bar também oferece o serviço de fotógrafos profissionais.
Prepare-se para gastar alguns reais com lembrancinhas e chocolates. O principal local de compras é a Avenida Monte Verde, que possui várias galerias, todas temáticas e decoradas. A Galeria Suíça é para comprar cervejas e bebidas alcoólicas. A Vila Europa e a Vila Germânica vendem vários produtos temáticos. O Inverness Mall é uma pequena casa com várias lojinhas.
Além disso, o Shopping Celeiro conta com lojinhas de lembrancinhas da cidade e várias peças artesanais. Ao fim do centro de compras, há uma casinha de esquilos, que transitam livremente. O horário de funcionamento do centrinho é das 9h às 22h ou até 20h, dependendo do dia da semana.
As cervejas artesanais são comuns em Monte Verde, e a Cervejaria Fritz faz parte dessa história. O visitante pode fazer um tour guiado de 40 minutos para conhecer o processo de produção das bebidas. No fim, há uma degustação com 5 tipos de chope (Klar, Natur, Dunkel, Köelsch e Weizen). Anexo à fábrica, há um restaurante que oferece pratos típicos da culinária alemã.
Bar ateliê inspirado em um bar de Portland nos EUA. Reserve seu lugar em um grupo de 6 pessoas e tome drinks enquanto você aprende a fazer peças artesanais com um guia. Por isso, o nome DIY (do it yourself – faça você mesmo).
Não falta o que fazer em Monte Verde. Com as atividades apresentadas, você conseguirá montar um roteiro diversificado. Considere a localização e o horário de funcionamento para otimizar seus passeios. Assim, é possível economizar tempo e aproveitar mais a cidade.
Com tantas atrações legais, surge a dúvida: quantos dias ficar em Monte Verde? O ideal é de 2 a 4 dias para aproveitar tudo com calma. No entanto, se estiver só de passagem, basta se organizar certinho para conhecer vários pontos turísticos. Inspire-se nos roteiros abaixo!
O roteiro de 1 dia vai te deixar com a sensação de quero mais. Entretanto, ele te ajudará a conhecer as belezas da cidade. Comece o seu dia bem cedinho:
Outra opção é passar o dia inteiro na Fazenda Radical, porém você não conhecerá os encantos de Monte Verde.
Em 2 dias, o passeio também ficará um pouquinho apertado. A dica é conhecer os principais pontos turísticos da cidade, experimentar a culinária local e colocar um pouquinho de aventura na sua estadia. Veja o roteiro:
Dia 1:
Dia 2:
Altere as atrações de acordo com o seu perfil ou as condições climáticas. O passeio de trenzinho pode parecer muito infantil, entretanto ele é a melhor opção para quem quer conhecer vários pontos turísticos de Monte Verde.
Um pouco mais de tempo para você aproveitar cada cantinho de Monte Verde. Então, deixe as preocupações de lado e foque na diversão. O roteiro abaixo está bem organizadinho:
Dia 1:
Dia 2:
Dia 3:
Pronto, você descobriu as principais atrações desse destino tão querido pelos turistas. Além de Monte Verde, São Bento do Sapucaí e Itamonte fazem parte da Serra da Mantiqueira. Visite também essas duas cidades perfeitas para quem gosta de férias tranquilas!