Por Leonardo Bordin
Em 27.03.23
Localizado em Vila Velha, no Espírito Santo, o Convento da Penha é um dos mais importantes santuários religiosos do Brasil. Além da igreja e sua arquitetura impressionante, os visitantes podem fazer a subida de escada em meio à natureza para chegar ao topo do morro e ter uma vista panorâmica da Baía de Vitória. Conheça essa construção incrível neste guia de visitação!
Publicidade
O Convento da Penha fica na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, bem próximo da capital Vitória. Ele está situado no topo do Morro da Penha, a cerca de 154 metros acima do nível do mar. Essa localização privilegiada faz do lugar o principal cartão-postal do estado.
Se você estiver em Vitória, é possível chegar até o santuário de carro ou de ônibus. Se vai de carro, saia de Vitória seguindo pela Terceira Ponte em direção a Vila Velha. Ao chegar a Vila Velha, siga as placas indicativas do Convento da Penha.
Para ir de transporte público, primeiro você precisa pegar um ônibus em Vitória com destino a Vila Velha. No Terminal de Vila Velha, será preciso pegar outro ônibus, da linha 508, que vai até o Convento da Penha. Outra forma é, ainda, ir de aplicativos de carona. Independentemente da opção escolhida, o Convento da Penha é um lugar único e vale muito a pena a visita!
O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado em 1558 por frei Pedro Palácios, um frade espanhol que trouxe consigo, de Portugal, o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. No início, o local era apenas uma pequena igreja, que foi expandida até se tornar o Convento da Penha – o monumento religioso mais importante da arquitetura capixaba.
Acredita-se que frei Pedro morava em uma gruta aos pés da ladeira do convento, onde mantinha um quadro de Nossa Senhora dos Prazeres. Lendas locais relatam que esse quadro já desapareceu três vezes e, em todas elas, foi encontrado no alto do morro onde está o convento.
Um ponto interessante da história do lugar é que o nome foi dado pelo próprio povo. “Penha” significa pedra e, por conta da localização do convento, as pessoas se referiam a ele como “a igreja que fica na penha”. Com o tempo, o convento passou por reconstruções, mas mantém até hoje sua sobriedade e sua singeleza originais.
Publicidade
Não dá para sair de Vila Velha sem visitar o Convento da Penha. Por isso, confira as principais dicas para te ajudar nesse passeio:
A visita ao santuário em si pode ser feita com mais ou menos 1h, mas é possível passar mais tempo explorando os arredores e apreciando a vista da cidade e do mar. Além disso, o ponto turístico conta com uma área de lazer e alimentação, o que pode prolongar ainda mais a visita. Então, é recomendável reservar pelo menos 2h para conhecer e desfrutar o Convento da Penha, combinado?
Natureza, religiosidade, ótimas fotos e mais. Veja o que esperar do passeio até o Convento da Penha:
A Ladeira da Penitência é o caminho mais rápido para chegar até o convento andando. No entanto, o trajeto exige um certo preparo físico. Em meio à Mata Atlântica, a trilha do Convento da Penha é ladeada por belezas naturais. Tire o momento para respirar o ar puro, contemplar a natureza e entrar em contato com a sua grandiosidade. O melhor é ir em horários sem muito sol e, claro, com a garrafinha de água em mãos.
Lá em cima, turistas podem apreciar uma vista incrível do território capixaba. Com fotografia digna de cartão-postal, você pode ver as cidades de Vitória e Vila Velha, além da Terceira Ponte ligando as duas. O Oceano Atlântico e o verde das matas completam a visão. Vale a pena todo o esforço da subida!
Para quem é de fé, é possível aproveitar esse santuário tão antigo para deixar seu pedido. O Convento da Penha tem uma sala de velas específica para receber pedidos. Ela é bem sinalizada e você pode comprar sua vela por ali mesmo.
Uma vez lá em cima, você não pode deixar de conferir a atração principal: o próprio Convento da Penha. O santuário está a 154 metros de altitude e foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943. Seu interior é revestido com madeira em cedro entalhado, enquanto o altar-mor é composto por mais de 200 peças de mármore construídas por volta de 1800.
Católicos e outros turistas que desejam viver a experiência completa podem participar de uma das várias missas que ocorrem todos os dias no convento. Essa é mais uma forma de se colocar em contato com sua religiosidade, dessa vez dentro de um santuário tão antigo e tão bonito como esse.
Estátuas e pinturas são os principais tipos de arte encontrados por ali. Elas retratam figuras bíblicas e pessoas importantes para a história do local e são uma riqueza cultural do Convento da Penha.
Publicidade
Erguida em 1769, a Capela de São Francisco é pequena e possui uma fachada simples, com uma única porta de entrada e uma janela superior. Seu interior é decorado com pinturas e imagens sacras, como a imagem de São Francisco de Assis, seu padroeiro. Além disso, ela abriga um altar que é revestido com azulejos portugueses do século XVIII.
O Convento da Penha é uma das principais atrações turísticas do estado do Espírito Santo e você não pode deixar de conhecê-lo. Estar lá é fazer um passeio pela história da religiosidade capixaba.
Assim como outros pontos turísticos do Espírito Santo, o Convento da Penha encanta pela beleza da natureza e pelas construções antigas que completam a paisagem. Dá uma olhada:
Um lugar tão único quanto esse merece uma visita! Se estiver pelas redondezas, veja o que fazer em Vitória e não deixe de separar um tempo para conhecer o Convento da Penha. Você não vai se arrepender!