Largo da Ordem (PR): onde pulsa o coração de Curitiba

Por
Em 22.06.23

O Largo da Ordem é um importante ponto turístico localizado no Centro Histórico de Curitiba, capital do Paraná. O nome é uma homenagem à Ordem Terceira de São Francisco, que ergueu uma capela no local em 1737. Atualmente, abriga bares, restaurantes e lojas de artesanato, além de ser palco de eventos culturais e feiras aos domingos.

Publicidade

Onde fica o Largo da Ordem

O Largo da Ordem está localizado no centro histórico de Curitiba (PR). Ele começa na Praça Tiradentes e vai até a Rua São Francisco, em uma área conhecida como Setor Histórico. O acesso ao destino é fácil, seja de carro, ônibus ou a pé, já que fica próximo de outros pontos turísticos de Curitiba, como a Catedral da cidade, o Teatro Guaíra e o Museu Paranaense.

Como chegar

De carro, o acesso ao Largo da Ordem pode ser feito por diversas vias principais que cortam a cidade. Uma das opções é seguir pela Avenida Marechal Floriano Peixoto e, em seguida, virar à direita na Rua Barão do Serro Azul, que leva até o largo. Outra alternativa é ir pela Rua Presidente Faria, que leva diretamente à Praça Tiradentes.

Já de transporte público, há diversas linhas de ônibus que passam pela região central da cidade, entre elas: Interbairros II, Cabral-Portão, Curitiba-Campo Largo e Vila Verde-Los Angeles. Além disso, você pode utilizar o sistema de transporte integrado de Curitiba (transferência de um ônibus para o outro com a mesma passagem). A estação-tubo mais próxima do Largo da Ordem é a Praça Tiradentes. A linha de ônibus turística também passa por ali de 30 em 30 minutos, a partir das 8h30, exceto às segundas-feiras.

O que fazer no Largo da Ordem para viver a essência de Curitiba

Com sua arquitetura histórica e atmosfera vibrante, o Largo da Ordem é parada obrigatória para quem procura o que fazer em Curitiba. No destino, você encontrará atrações culturais, gastronomia, arquitetura, museu, bares e muito mais. Conheça as principais atividades:

1. Feira do Largo da Ordem

A Feira do Largo da Ordem é um dos eventos mais famosos de Curitiba e acontece todos os domingos. Nas centenas de barracas, você encontrará uma imensa variedade de produtos, incluindo artesanatos, roupas, calçados, antiguidades, discos, livros etc. Além disso, é um ótimo lugar para experimentar a culinária local.

  • Endereço: início na Rua São Francisco e término na Rua Martin Afonso.
  • Horário de funcionamento: Domingo, das 9h às 14h.

2. Carnaval no Largo da Ordem

O Carnaval no Largo da Ordem é um dos mais famosos do Paraná. Durante os dias de folia, o Largo é tomado por uma multidão animada e colorida, que dança ao som de marchinhas, sambas e ritmos regionais. Além disso, diversos blocos e grupos se apresentam no local. A festividade é gratuita e aberta para todos. Os bares e restaurantes da região lotam e oferecem uma grande variedade de comidas e bebidas aos foliões.

Publicidade

3. Igreja do Rosário dos Pretos

A Igreja do Rosário dos Pretos é uma da mais antigas de Curitiba. Ela foi construída pelos escravos em 1737, em estilo colonial, e demolida em 1931. A atual construção, erguida no mesmo local em estilo barroco, é de 1946. A história do templo se funde com a história da escravidão. A festa do Rosário, um ritual de lavação das escadarias, acontece em novembro, mês da Consciência Negra.

4. Museu de Fotografia de Curitiba

Entre os museus em Curitiba, o de fotografia é um lugar imperdível para os amantes da arte, além de fica pertinho do Largo da Ordem. Seu acervo conta com cerca de 4 mil fotografias, que vão desde o século XIX até os dias atuais, retratando a história e a cultura paranaense. Também há exposições temporárias que apresentam trabalhos de fotógrafos locais, nacionais e internacionais. Um passeio é interessante e inspirador.

  • Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.
  • Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.

5. Centro Histórico de Curitiba

O Centro Histórico de Curitiba é um lugar rico em arquitetura e história. Os prédios foram construídos em diferentes períodos e estilos arquitetônicos. O Largo da Ordem, com suas ruas de paralelepípedos e casarões históricos, é o ponto mais preservado do centro, porém, nas proximidades, há várias ruas que pedem um passeio demorado.

6. Casa Romário Martins

A Casa Romário Martins é considerada a mais antiga de Curitiba, por isso, é um importante patrimônio histórico e cultural da cidade. Construída no século XVIII, já foi residência de diversas personalidades importantes e endereço de um açougue.

Atualmente, o espaço é um pequeno museu que conta a história da cidade, desde o período colonial até os dias atuais, por meio de fotografias e documentos históricos. Eventualmente, pode receber exposições e eventos culturais, como apresentações de música e teatro. Mais um lugar fascinante para você colocar cultura no seu roteiro.

  • Endereço: R. Cel. Enéas, 40 – São Francisco.
  • Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 14h.

7. Experimente a culinária da região

Experimentar a culinária paranaense em um dos bares e restaurantes em Curitiba pede tradição! O Largo da Ordem é famoso por servir pratos típicos, como o barreado, um cozido de carne com farinha de mandioca, e a famosa carne de onça, um prato feito com carne bovina crua, temperos e pão preto. Além disso, há opções de comida de rua, como o pastel de feira e o famoso churros da Praça Tiradentes.

Uma coisa é certa: não dá para passar pelo Largo da Ordem sem mergulhar em uma experiência cultural e histórica. O ponto turístico é uma mistura de tudo o que há de encantador na capital paranaense.

Onde comer no Largo da Ordem: 5 bares e restaurantes

No Lago da Ordem, você encontrará alguns dos bares em Curitiba mais badalados. Seja para fechar a noite com muito agito ou para desfrutar de uma boa refeição acompanhada de um chope gelado, as opções abaixos recebem muito elogios:

  • Bar do Alemão – $: um dos bares mais tradicionais de Curitiba, localizado no coração do Largo da Ordem. O lugar serve a famosa carne de onça e chope gelado. O ambiente, que reproduz os tradicionais bares alemães, é aconchegante e atrai muitos turistas.
  • Largo’s Bar – $: um espaço tranquilo para tomar um chope gelado e petiscar porções de batata, calabresa, entre outras delícias disponíveis no cardápio. Bem localizado, é um dos lugares mais baratos para aproveitar a noite no Largo da Ordem.
  • A Caiçara – $$: o restaurante serve pratos da culinária caiçara, típica do litoral paulista e paranaense, com destaque para o ceviche e outros pratos com frutos do mar. O ambiente é acolhedor, com decoração que remete à cultura litorânea.
  • Boesia Bar – $$$: com decoração retrô e música ao vivo, o bar oferece uma boa variedade de bebidas, incluindo cervejas, caipirinhas e coquetéis. No cardápio, os petiscos fazem sucesso.
  • Al Beek Gastronomia Árabe – $$$: excelente opção para quem gosta da culinária árabe. O restaurante oferece um menu variado, com opções vegetarianas e veganas, como homus, tabule, falafel, kibe e esfihas, além de pratos mais elaborados, como kafta, shawarma e arroz marroquino.

Além das opções acima, vale conhecer a culinária da feirinha do Largo da Ordem. Você encontrará barraquinhas que vendem pastéis, empanadas, bolinhos, comida regional brasileira, sanduíches e mais. Com certeza, uma verdadeira experiência turística.

Publicidade

Onde ficar no Largo da Ordem

No quesito hospedagem, a região do Largo da Ordem consegue atender todos os tipos de turistas. Há desde acomodações simples, hostels aconchegantes até hotéis luxuosos. Abaixo, confira opções bem avaliadas:

  • Hostel Matilda – $: o melhor custo-benefício. O Hostel Matilda é, dentre as opções, o que fica mais próximo do Largo da Ordem e tem diferentes opções de acomodações disponíveis para reserva, seja em quartos compartilhados ou em espaços privativos. Seu charme está na estrutura do prédio, uma das construções históricas do centro de Curitiba. As acomodações contam com varanda térrea.
  • Hotel ibis Styles Curitiba Centro Civico – $$: possui uma arquitetura que segue a identidade visual do centro histórico de Curitiba. Além de estar localizado próximo do Largo da Ordem, fica perto do Shopping Muller e do Passeio Público, pontos turísticos da região. Outro ponto positivo é o custo-benefício com diversas comodidades, como estacionamento, restaurante, wi-fi e espaço para trabalho.
  • Bourbon Curitiba Hotel & Suítes – $$$$$: um hotel cinco estrela tradicional em Curitiba. É a melhor opção para quem busca acomodações luxuosas. No espaço, há piscina coberta, sauna, academia e estacionamento privativo. Aos sábados, serve a melhor feijoada de Curitiba, como já foi considerada por revistas especializadas.

Ao se hospedar no Largo da Ordem, você terá a oportunidade de mergulhar na rica história e cultura da região. Escolha a melhor hospedagem de acordo com as suas necessidades e orçamento.

10 fotos do Largo da Ordem que mostram um pouquinho da alegria local

Desde a arquitetura colonial até os grafites coloridos nas paredes, as imagens do Largo da Ordem parecem um cenário de filme. Abaixo, confira os escantos que te esperam por lá:

1. Um dos ícones do Largo da Ordem é a torra da Igreja Presbiteriana

2. Os prédios históricos formam uma imagem belíssima

3. E as ruas de paralelepípedos guardam séculos de história

4. Há cores em todos os lugares

5. Não faltará um bom bar para tomar uma cervejinha

6. E prédios incríveis para os amantes de arquitetura

7. Aos domingos, a feirinha enche o Largo da Ordem

8. Aproveite para conhecer a arte local

9. À noite, grupos se reúnem no Largo para conversar

10. O clima é jovial e boêmio, mas sem perder a tradição

O Largo da Ordem é um verdadeiro tesouro cultural e histórico da capital paranaense! Ao percorrer as ruas de paralelepípedos, a sensação é de viajar no tempo. No seu roteiro, coloque também o Jardim Botânico de Curitiba, que está entre os principais pontos turísticos do estado.