Por Pablo Mingoti
Atualizado em 26.05.23
Publicidade
O segundo maior ponto turístico de Curitiba é o destino de viajantes que procuram cultura e contato com a natureza. A Ópera de Arame possui teatro, palco flutuante, restaurante, loja e espetáculos – inclusive já recebeu artistas internacionais. E tudo isso é emoldurado pela mata nativa do Parque das Pedreiras. Confira um guia com tudo que você precisa saber para visitar o local.
A Ópera de Arame é uma das principais atrações de Curitiba, capital do estado do Paraná. O endereço é Rua João Gava, 920 – Abranches, 82130-010. A estrutura está localizada dentro do Parque das Pedreiras e fica pertinho do Parque Tanguá, outro atrativo imperdível na cidade. Para ter uma ideia da paisagem que te espera e conferir como é o entorno, dê uma olhada no visual abaixo:
Coloque o endereço no GPS se você estiver dirigindo. Para chegar de ônibus, pegue a linha convencional Mateus Leme com passagem pela Praça Tiradentes ou Interbairros II e desça próximo da entrada do Parque das Pedreiras. Outra linha comum é Nilo Peçanha, que passa atrás da Catedral – desça no Farol das Cidades. A Linha Turismo também é uma opção: um ônibus de 2 andares que faz o trajeto pelos principais pontos turísticos de Curitiba.
Estacione, entre no Parque das Pedreiras e pegue um caminho em meio à mata para chegar à Opera de Arame. Um dúvida comum é se a atração tem guarda-volumes, e a resposta é não. Por isso, leve suas coisas com você e tire muitas fotos.
Exposições podem ser encontradas no interior do teatro, como a Do Ritmo ao Algoritmo, que exibe tecidos trabalhados pendurados ao longo da estrutura. Confira outras dicas antes de desembarcar nessa atração:
Publicidade
É comum você entrar no teatro durante o dia e encontrar o espaço sendo preparado para eventos privados que vão acontecer à noite. Porém, fique tranquilo(a), isso não vai atrapalhar sua visita.
A dúvida de muitos visitantes é o motivo do nome, e a resposta é simples. A estrutura foi construída com tubos de aço e, de longe, a impressão é de que são vários arames. Quem conhece o local deve ficar intrigado(a) com a construção, que demorou apenas 75 dias para ficar pronta e contém placas transparentes de policarbonato.
A inauguração ocorreu em 1992, mas foi em 2012 que a atração se tornou famosa entre os viajantes que vão para Curitiba. O palco já foi cenário de shows nacionais e internacionais. Andrea Bocelli, Elton John e Katy Perry são algumas das celebridades que também já passaram pela Ópera de Arame.
A Ópera de Arame pertence ao Parque das Pedreiras, um complexo cultural e gastronômico. No interior dele, estão a Pedreira Paulo Leminski, a Loja Munná, o restaurante Ópera Arte e, claro, a Ópera de Arame. Veja as principais atrações que o turista pode conhecer no ponto turístico de Curitiba.
Pegue um caminho rodeado por mata nativa para chegar até a Ópera de Arame. É uma atração à parte, apesar de ser um trajeto curto. O visitante pode entrar em contato com a natureza e tirar fotos perfeitas para atualizar as redes sociais.
A atração principal é o teatro e o interior é incrível, pois a estrutura foi construída para permitir a entrada de luz natural. Contudo, vale ainda mais a pena visitar quando estiver acontecendo algum show. O espaço recebe peças musicais e teatrais, além de festas privadas como casamentos e formaturas. O teatro tem capacidade para 1572 pessoas e os assentos são acolchoados. A programação oficial de espetáculos pode ser acompanhada pelo site oficial ou pelas redes sociais.
Trata-se de um projeto permanente que se chama Festival Vale da Música. Um palco flutuante é colocado no meio do lago que contorna o teatro, onde bandas e artistas locais se apresentam para o público que estiver passando pelo local. A programação pode ser acompanhada na rede social oficial.
Toda atração turística costuma ter uma lojinha para comprar lembrancinhas, e a Ópera de Arame não poderia ficar de fora. A Loja Munná está ao lado da bilheteria e vende utensílios e objetos de decoração. As peças são feitas por artesãos e artistas plásticos. Visitantes que não adquiriram ingresso podem acessar o estabelecimento sem pagar entrada.
Um dos restaurantes em Curitiba que qualquer turista deve experimentar. O Ópera Arte fica abaixo da plateia do teatro, no subsolo, com vista para o palco flutuante. O cardápio oferece massas, sanduíches e lasanhas para compartilhar, com preços variando entre R$ 45 e R$ 130. O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 18h. Também é possível locar o espaço para eventos privados.
Publicidade
O maior palco fixo a céu aberto da América Latina fica dentro do Parque Pedreiras, pertinho da Ópera de Arame. O local é operado pela empresa DC Set Group, que fez um trabalho de revitalização em 2014. Guns N’ Roses, Foo Fighters, Kiss, Ozzy Osbourne e Ed Sheeran são apenas algumas das celebridades que já se apresentaram no Espaço Cultural Paulo Leminski.
O Parque Tanguá fica a menos de 2 km da Ópera de Arame e é considerado o mais bonito de Curitiba. Um castelinho é o ponto de encontro para quem quer apreciar o pôr do sol: você sobe em uma estrutura e, no topo, tem uma visão perfeita. Além disso, o visitante pode fazer trilhas e ver uma cascata deslumbrante.
O ingresso permite a entrada em todos os espaços da Ópera de Arame, incluindo o restaurante. Ou seja, para acessá-lo, também é necessária a compra dos tickets.
O Parque das Pedreiras, onde fica a Ópera de Arame, tem esse nome por causa das pedras que circundam a estrutura, o que rende fotos ótimas. Confira belos registros que vão inspirar a sua visita:
Gostou de saber tudo sobre a Ópera de Arame? Agora, é só se organizar para conhecer a atração ao vivo. Aproveite que está na cidade e descubra quais são os melhores bares em Curitiba para você aproveitar a noite durante sua viagem.