Você sabia que pode suspender internet, telefone e TV enquanto estiver viajando? Saiba como!

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Atualizado em 17.10.22

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Você vai fazer uma viagem longa e ninguém ficará em sua casa durante aquele período. É possível desligar o registro da água e o disjuntor de energia elétrica a fim de evitar desperdícios, mas o que fazer com TV por assinatura, internet e telefone fixo? Pois saiba que também é possível interromper estes serviços enquanto você estiver viajando.

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Este direito é regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e permite que você interrompa os serviços citados por no mínimo um mês e no máximo quatro meses. Isso pode ser requerido uma vez por ano e as operadoras de telefonia, internet e TV têm até 24 horas para dar início à interrupção temporária que você solicitou.

Como esta suspensão se trata de um direito do consumidor, é importante ficar atento para não sair prejudicado. Caso a companhia crie alguma dificuldade na hora de realizar a sua solicitação, você pode registrar uma reclamação junto ao Procon da sua cidade ou à Anatel — a agência conta com um formulário virtual por meio do qual é possível abrir um chamado.

E lembre-se de, ao pedir a interrupção, deixar bem claro de que se trata da suspensão temporária. Se isso não ficar evidente, o atendente pode acabar interrompendo definitivamente os seus serviços ou encaminhando sua solicitação para o central de cancelamento.