Por Pablo Mingoti
Em 07.06.23
“Cidade do sal” ou “Capital Cultural Potiguar”: é assim que muitas pessoas se referem a Mossoró, município na região semiárida do Nordeste. Ela é a maior cidade em tamanho do Rio Grande do Norte depois de Natal, mas tem uma vibe do interior. Lá, a vida passa devagar. É lar de uma das melhores festas juninas do Brasil e abriga águas termais. Confira um guia desse destino pouco explorado e que vai te encantar!
Publicidade
O oeste do Rio Grande do Norte (RN) é recheado de cultura. Fica a 280 km de Natal e a 245 km de Fortaleza. Mossoró é a maior cidade do RN em tamanho e o litoral está do ladinho, a 50 km pela estrada.
Se você vem de longe, a melhor maneira é pousar no Aeroporto Dix-Sept Rosado, a 3 km de Mossoró, com voos regulares da Azul. Porém, há mais opções de trajetos para os aeroportos de Natal, Fortaleza ou Maceió, capitais mais próximas. O principal acesso é pela BR-304. O ideal é alugar um carro ou utilizar um traslado, mas há também companhias de ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária central.
É comum encontrar estradas de terra pelo caminho. Em dias de chuva, mantenha a atenção redobrada.
Mossoró é uma das melhores cidades para se viver no Nordeste, com uma economia que advém da extração de petróleo em terra firme e das salinas. A infraestrutura é perfeita para curtir as férias no estilo nordestino. Confira estas dicas antes de desembarcar:
O nome da cidade é indígena. Mossoró, na língua dos monxorós, significa vento forte que sopra do norte. Agora que você já sabe dessas informações, veja abaixo pontos turísticos da cidade para incluir no seu roteiro de viagem.
Se divertir com as atrações culturais e conhecer cidades próximas são algumas das atividades que o viajante pode fazer em Mossoró. Confira onde vale a pena visitar para uma imersão na cultura potiguar.
Publicidade
O Hotel Thermas Mossoró, no Parque Aquático Planeta Água, é o destino certo para quem busca por águas termais no Nordeste. O horário de funcionamento do parque é das 10h às 23h e o preço começa em R$ 45 para adultos. É possível comprar o day use por R$ 90 e ter acesso a outros espaços da hospedagem.
O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de sal do Brasil e Mossoró guarda salinas espalhadas pela cidade. A Salina de São Camilo é a principal empresa da região. Para chegar até lá, coloque o endereço a seguir no GPS: Estrada da Raiz, s/n, Km 20, Zona Rural, Mossoró-RN. Há partes fechadas ao público, mas você pode dar uma olhada de longe.
Em 1927, o famoso cangaceiro Lampião tentou invadir a cidade, porém a população resistiu. Por conta disso, nasceu o Memorial da Resistência Mossoroense, de 3 andares, com peças e telas interativas. Elas contam um pouco da história do cangaço na cidade.
O Lampião deixou rastros pela cidade. A Igreja de São Vicente serviu como abrigo à população, uma espécie de trincheira contra os cangaceiros. A construção ocorreu em 1915, em um forte período de seca e, por isso, também se tornou um símbolo da cidade.
Uma praça rodeada por casinhas coloridas é o ponto de encontro de moradores e turistas. É comum acontecerem feiras e shows por lá. Além disso, você ainda pode experimentar comidas rápidas em food trucks no local.
A antiga estação ferroviária se transformou no Museu do Petróleo, que conta a história da extração na região. Você vai conhecer peças e ver painéis que contam um pouco da importância do “ouro negro” para Mossoró. Pode ser que a estrutura esteja fechada. Acompanhe a abertura oficial na página da prefeitura.
Essa é uma atração que fica entre Mossoró e Natal. O Pico do Cabugi é uma parada obrigatória para quem curte trilhas e contato com a natureza. Contrate um guia, caso queira chegar até o cume, ou aprecie de longe. Uma curiosidade: esse monte é conhecido por ter sido um vulcão extinto no Brasil.
Não deixe de visitar em junho e aproveitar a Festa Junina, que acontece o mês inteirinho, na Estação das Artes. Um arraiá é montado com comes e bebes, além de haver shows regionais.
Publicidade
É claro que a segunda maior cidade do RN também oferece excelentes hospedagens. Você encontra diversas opções confortáveis. Confira onde ficar em Mossoró:
Além disso, considere ficar em Areia Branca, cidade litorânea. Então, separe um dia da sua viagem para fazer um bate e volta até Mossoró.
Há opções de restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos, desde as mais sofisticadas até buffet para toda a família. Confira uma lista de onde comer em Mossoró:
Por fim, o Partage Shopping conta com um praça de alimentação e opções mais tradicionais, típicas de cidade grande.
Acompanhe outros pontos turísticos famosos da cidade que valem a pena ser fotografados. Anote essas dicas abaixo e prepare o celular para muitas fotos:
Mossoró é uma cidade curiosa. Há sítios arqueológicos por perto e até fontes de águas termais. Por falar nisso, não deixe de visitar o post sobre os destinos com águas termais no Brasil, para viajar e relaxar.