Por Sheila Almendros
Atualizado em 21.03.23
Entre Bertioga e o Guarujá, existe um paraíso de difícil acesso formado por uma paisagem preservada, campings rústicos e uma imensidão azul em meio à natureza para ser curtida. Descubra qual é esse destino, que é um ótimo lugar para acampar em SP e está entre as melhores praias do Guarujá:
Publicidade
Um lugar ideal para quem busca uma experiência em meio a natureza, com infraestrutura rudimentar.
Se você chegar por Bertioga, terá que fazer uma travessia de balsa (gratuita para pedestres). Chegando no Guarujá, a caminhada continua por cerca de 30 minutos.
Reserve um tênis confortável e antiderrapante para seguir o caminho, que passa por uma Vila de Pescadores, campings e pousadas.
Do lado esquerdo, o mar é ideal para surfistas, e do lado direito, bom para os banhistas. Tudo isto está devidamente indicado em placas espalhadas pela orla.
E na maré baixa é possível fazer a travessia a pé, sem o menor problema. Por lá, as árvores fazem uma sombra fresquinha, ótima para relaxar longe dos banhistas.
… que é poder ficar na praia até o fim da tarde para apreciar este maravilhoso pôr do sol. Quem faz bate e volta precisa voltar pela trilha antes que escureça por questões de segurança.
A Prainha Preta e uma deliciosa cachoeira são outros dois lugares que podem ser explorados saindo da Prainha Branca. É só seguir as placas indicativas pela trilha.
E eles são os responsáveis por conservar os costumes e tradições dos caiçaras, como a simplicidade do local, as casas em meio a Mata Atlântica e as festas.
Publicidade
A procura pela Prainha Branca aumentou tanto ao longo dos anos que os habitantes sentiram a necessidade de criar uma estrutura melhor para atender os seus visitantes. Feriados prolongados costumam lotar os campings e pousadas.
Antes a Prainha Branca era destino exclusivo de jovens buscando por isolamento do caos das grandes cidades. Hoje, ela é frequentada por jovens, famílias, idosos e todos que querem estar em meio à natureza de forma simples.
Você pode contar com boas refeições de PFs (prato feito) ou porções nas barraquinhas ou pousadas, as feirinhas de artesanato que rola na própria areia da praia com cheirinho de incenso, tudo isso regado a muita música, como Reggae e Forró.
Dá para ir de ônibus partindo da capital por menos de 30 reais, mas caso queira ir de carro, há um estacionamento no início da trilha. Claro que a partir deste ponto, o acesso é só a pé mesmo.
Eles rolam em dias de feriado prolongado e férias de verão. No ano novo e carnaval é a época que a Prainha mais fica lotada.
Não é preciso nem a ajuda de um guia para chegar até a Prainha Branca, basta seguir as placas com muita atenção e olhar para onde olha. No mais, separe o repelente, protetor solar, o tênis de caminhada e boa viagem!