Por André Macedo
Atualizado em 17.01.23
Se você curte viajar para lugares paradisíacos, já deve ter ouvido falar sobre as maravilhas naturais de Costa Rica, pequeno país situado na América Central. Se você ainda não se convenceu de que vale a pena visitar o país, confira nossos 25 motivos para já começar a arrumar as malas!
Publicidade
A água azul e a areia branca são tão lindas que chega a ser um clichê dizer que não precisam de filtro para as redes sociais. Como se não fosse o suficiente, muitas praias são rodeadas de matas fechadas e tão verdes que deixam a sensação de que alguém aumentou a saturação da tela da vida. É impossível não destacar a Playa Conchal, onde a areia é feita de conchas. Assim fica até injusto fazer coleção de conchas, não é?
A Playa Grande é conhecida internacionalmente por surfistas profissionais, porém a Costa Rica também é amigável para amadores e quem tem curiosidade de experimentar o esporte. Existem diversas escolas de surfe para turistas e locais se aventurarem nas ondas do país, com um destaque especial para a península de Nicoya.
Para quem não arrisca no surfe, você pode facilmente encontrar grupos de ioga nas praias e em lugares cheio de natureza. Afinal, que lugar seria mais fácil de relaxar do que uma praia paradisíaca?
Para quem gosta de explorar florestas, Costa Rica tem algumas das mais bonitas. As florestas nubladas do país são uma ótima opção de trilha, a não ser que o clima de filme de terror não seja bacana para você. Por via das dúvidas, melhor não arriscar o local depois do sol se por.
Nas florestas citadas acima, você encontrará plantas e flores diferentes por todos os lugares, além de mais de 500 espécies de orquídeas. Não tem nada como uma flora interessante para deixar suas férias ainda mais bonitas.
Se a flora impressiona, a fauna não deixa a desejar. Você pode ver macacos bugios em árvores por todo o país. A Costa Rica também conta com mais de 25 espécies diferentes de beija-flores um santuário para bichos-preguiça. Sim, isso mesmo, um santuário de bichos-preguiça! O local existe desde 1992 e trabalha no resgate de preguiças desde 1992. É possível fazer passeios pelo local, que podem ser agendados no site oficial do santuário < http://www.slothsanctuary.com/>.
Se ainda não ficou claro, a Costa Rica é um dos lugares mais biodiversos do mundo. Para ter uma noção melhor, seu território abrange 0,03% do planeta mas abriga cerca de 5% da biodiversidade do mundo inteiro. Com mais de 13 mil espécies de animais e plantas, Costa Rica é o país com mais biodiversidade concentrada no mundo.
Se você curte esportes radicais, não deixe de aproveitar o máximo de toda a beleza natural de Costa Rica praticando os chamados esportes da natureza, como arvorismo, escalada e tirolesa.
Publicidade
Nem só de praias viverá o turista em Costa Rica. Os corpos de água doce e cachoeiras são de tirar o fôlego, até para quem está acostumado em explorá-los aqui pelo Brasil. Os destaques ficam para o Rio Celeste, de um azul tão impossivelmente lindo que não parece de verdade, e sua cachoeira impressionante. Se ainda não for o suficiente para você, o país também conta com águas termais com baixo teor de enxofre, não deixando aquele cheiro estranho que normalmente acompanha esses lugares.
Para quem quer conhecer vulcões, visitar a Costa Rica é uma ótima oportunidade: o país conta com cinco vulcões ativos e 61 dormentes ou extintos. Você pode visitar alguns deles em passeios específicos.
Não precisa nem de descrição, apenas uma dica: leve sua câmera e acorde cedinho, vale a pena!
Se você curte ajudar a natureza, vai gostar dessa: quase um quarto do país é formado por áreas de preservação ambiental. Costa Rica também pretende ser neutro em carbono, ou seja, compensará toda a emissão de gás carbônico. Caso isso aconteça, o país será o primeiro a alcançar tal iniciativa.
Na Costa Rica, a população se cumprimenta falando “pura vida”, que também é o lema do país. A pureza de vida pregada por eles funciona como um carpe diem. Os nativos são amigáveis e levam uma vida calma que acaba virando um sonho para os turistas.
Assim como toda a América Latina, Costa Rica tem a cultura como uma de suas maiores riquezas. Um dos maiores mistérios das sociedades extintas, as Esferas da Costa Rica, são encontradas pelo país. Graças ao desconhecimento de suas origens, as esferas deram origem a diversos mitos, como o de que elas são originais da Atlântida.
Quando se trata de refeições, os brasileiros não vão estranhar tanto: o prato mais típico chama-se “casado” e vem com arroz com um pouquinho de cebola, feijão preto, pimenta, repolho, banana frita e alguma carne. O que mais difere de nossa dieta é a inserção do arroz e feijão em todas as refeições, incluindo café da manhã. O milho está presente na grande maioria dos pratos da Costa Rica desde antes da colonização espanhola. A dica é evitar os grandes restaurantes destinados a turistas e preferir aqueles mais simples, com comida caseira mais em conta.
Depois da refeição, nada melhor que um cafezinho, não é mesmo? A boa notícia é que o café costarriquenho é considerado um dos melhores do mundo e também é riquíssimo em cafeína.
Para quem gosta de tomar uma cerveja (ou várias) na praia, a bebida não pesará no bolso. A cerveja mais famosa da Costa Rica se chama Imperial e custa 600 cólons, cerca de U$1,00. Bem mais barato do que uma cerveja em grandes praias brasileiras, não?
Publicidade
Segundo o instituto Happy Planet Index, a Costa Rica é o país mais feliz do mundo. Com uma expectativa de vida de quase 80 anos, uma taxa de alfabetização de 97,8% e uma qualidade de vida alta, o país venceu outros Estados com facilidade.
Talvez um dos motivos para um país tão tranquilo e feliz seja a desmilitarização completa da Costa Rica, que desde 1949 proíbe organizações militares no país.
A Costa Rica é a sede da Universidade Para Paz, uma universidade criada pelas Nações Unidas, que segundo seu site oficial tem o objetivo de ser uma instituição de ensino superior com o foco no espírito do entendimento, tolerância e coexistência pacífica.
A Costa Rica é um país seguro para turismo, inclusive um dos mais tranquilos da América Central. Obviamente, o país não é uma utopia sem crime com unicórnios de guardas de trânsito, por isso é necessário tomar cuidados básicos: não andar por aí com uma câmera profissional ou seu iPhone novinho a vista, guardar dinheiro em pequenas quantidades em lugares diferentes, aquelas dicas que são válidas para viagens para qualquer lugar.
Por ser um país tranquilo e amigável, podemos considerar a Costa Rica “kid friendly”, ou seja, ótimo para levar sua família inteira. Crianças aproveitarão a praia e podem arriscar algumas aventuras nas atividades da floresta, sem contar que o contato com a natureza e animais pode ser também um ensinamento para os pequenos de que precisamos tomar cuidado do planeta.
Para quem tem vontade de conhecer as praias paradisíacas da América Central, Costa Rica é uma opção interessante por ser um dos destinos mais baratos da área.
Existem muitas pessoas que detestam as estruturas turísticas tradicionais – hotéis gigantescos com cozinhas gourmet e áreas de lazer privativas – por sentirem que tais lugares não dão uma verdadeira experiência do país, já que sua estrutura não varia muito em localizações diferentes. Para fugir disso, muitos turistas gostam de visitar as cidades menos turísticas da Costa Rica, já que elas trazem um charme vintage e uma experiência realmente costarriquenha.
Com toda essa tranquilidade e vistas de tirar o fôlego, a Costa Rica realmente é o lugar ideal para descansar depois de um ano duro de trabalho. Afinal, nada mais relaxante que experimentar o “pura vida”.