Por Joyce Bandeira
Atualizado em 22.09.23
A paisagem do Deserto do Atacama é diferente de tudo que existe no mundo. Vulcões, montanhas nevadas, penhascos, vales e lagos criam um cenário único que mistura neve e deserto. O clima extremamente seco e sua localização bem elevada exigem cuidados extras do viajante que precisa entender um pouco mais sobre as particularidades do lugar antes de viajar.
Publicidade
O clima com calor extremo durante o dia e temperaturas negativas durante a noite exigem uma atenção estratégica do viajante. Leve na mochila peças leves para o dia, mas que protejam o corpo todo, e uma jaqueta especial para suportar o frio.
Considere alugar seu próprio carro e fugir dos passeios genéricos oferecidos pelas empresas de turismo. Você pode criar seu próprio roteiro, ter liberdade de horário e ainda curtir a vista com mais tranquilidade. Se você estiver viajando com amigos, o valor fica ainda mais acessível. Mesmo com mapas e estradas bem sinalizadas, escolha sempre um veículo com GPS.
São Pedro do Atacama é o ponto de partida para o deserto e um ótimo lugar para se hospedar. A cidade é pequena, com aproximadamente 3.000 habitantes, mas possui uma variedade de hotéis e hostels para agradar todos os bolsos, mas é importante não contar muito com a sorte e reservar tudo com antecedência.
O outono – entre março e maio – e a primavera – de setembro a outubro – são as melhores épocas para conhecer o Atacama, pois as temperaturas durante o dia são mais amenas e a amplitude térmica não é extrema. Durante o inverno, as montanhas ficam completamente cobertas de neve e o cenário também é lindo.
Como o ar do deserto é sempre muito seco, procure se precaver caso tenha algum problema respiratório. Beba muita água e tenha na bolsa soro fisiológico para manter a umidade do nariz.
Se você escolheu se hospedar em um hostel ou vai ficar alguns dias na cidade e quer economizar, faça uma compra em Calama. A cidade faz parte do caminho de quem chega de avião e possui mais opções de produtos com preços melhores. Aproveite também para sacar dinheiro, pois as opções em San Pedro do Atacama são bem limitadas.
Pesquise bastante na hora de escolher o restaurante. Assim como a hospedagem, há várias opções deliciosas disponíveis para todos os orçamentos. A maioria dos restaurantes ficam na calle Caracoles, a rua principal da cidade.
A folha de coca pode ajudar o viajante que sente mais a diferença do clima e a falta de umidade. Elas são vendidas em lojinhas de artesanatos e ajudam a aliviar sintomas comuns de quem visita o deserto como dores de cabeça, náusea e sangramento no nariz.
Há varias formas de chegar até San Pedro do Atacama. De avião, você pousa em Calama e depois pega um taxi ou transfer até a cidade. De ônibus, carro ou moto você consegue chegar direto até San Pedro do Atacama, mas dependendo do seu ponto de partida a viagem pode durar mais de 24h.
Há períodos que o Deserto do Atacama se transforma em um imenso “Deserto Florido”. Algumas sementes de flores e plantas ficam preservadas do calor embaixo da terra e quando uma forte onda de umidade consegue passar pelas montanhas, elas começar a florescer. O fenômeno acontece a cada 5 ou 10 anos e transforma o cenário árido em um jardim coberto de flores coloridas.