Por Bruno Mendes
Atualizado em 11.09.23
A letra da música já diz tudo: “Quem te conhece, não esquece jamais”. Minas Gerais concentra incontáveis atrativos naturais e históricos capazes de deixar qualquer viajante apaixonado. Afinal, tanto é agradável passear pelas ladeiras históricas de Ouro Preto, quanto contemplar a natureza das regiões serranas para passear por grutas e tomar banho nas cachoeiras de MG.
Publicidade
Imagens convencem e MUITO. Então, nada mais justo que indicar 12 cenários mineiros que vão encher os olhos de diferentes tipos de turistas. Minas é tradição, verde, temperos e muito mais. Olha só!
Situada na divisa de Minas com o Espírito Santo, a Serra do Caparaó é um destino turístico muito solicitado por viajantes de todo o Brasil, principalmente pelos amantes do montanhismo. Isso porque é no Parque Nacional do Caparaó que se localiza o Pico da Bandeira, o mais alto do Brasil, com 2892 metros de altitude.
Caso o viajante opte por diversão sem a exigência de esforços físicos, há possibilidade de fazer trilhas pequenas, tomar banhos de cachoeira ou curtir as piscinas naturais do parque. Tranquilidade, comodidade e aventura caminham lado a lado nesse paraíso verde.
A Serra da Piedade fica no município de Caeté, que pertence à microrregião de Belo Horizonte (1h de distância). Sabe aquele lugar calmo perfeito para irrecusáveis momentos de descanso? Aqui está. Além de apreciar a belíssima Igreja de Nossa Senhora da Piedade, você poderá tirar muitas fotos – a vista é linda – e até provar os deliciosos doces que são vendidos em restaurantes próximos.
Um conselho: essa área serrana tem 1746 metros de altitude, ou seja, faz frio e venta bastante. Não se esqueça de levar roupas de frio e cachecol.
Pode até cansar um pouco, mas o sobe e desce pelas ladeiras de pedra de Ouro Preto oferece a chance de você observar um cenário de outro tempo. Tudo é perfeitinho: desde as construções dos séculos 17 e 18 até o verde do entorno. Vale a pena subir em uma colina e fazer um registro fotográfico parecido com esse, concorda?
Publicidade
O nome pode até ser um pouco difícil de pronunciar, mas ficar apaixonado pela graciosa vila de Ibitipoca é uma consequência certa. Se, no núcleo urbano, o viajante vai aproveitar uma atmosfera hippie perfeita, no Parque Estadual do Ibitipoca, há o circuito das águas – com belas cachoeiras, duchas de água dourada, trilhas de diferentes níveis e grutas.
Aí está uma indicação perfeita para você que deseja ir para o mato, mas também não abre mão de se sentar em um barzinho confortável para escutar boa música, saborear uma comidinha gostosa e tomar umas cervejas.
O Circuito das Grutas é uma importantíssima rota turística em Minas Gerais. Possui mais de 2 mil hectares de área, aproximadamente 170 sítios arqueológicos e 50 grutas em áreas dos municípios de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Cordisburgo, Sete Lagoas e Lagoa Santa.
Em termos de cenários exuberantes por Minas Gerais, é impossível não citar o Instituto Inhotim em Brumadinho, que nada mais é que um museu ao ar livre com exposições de obras de arte contemporânea. Trata-se do maior espaço desse tipo da América Latina, que também oferece uma série de atividades recreativas.
Para você ter mais informações sobre o lugar, não deixe de ler este roteiro de viagem a Inhotim elaborado pelo Viajali. Há dicas muito interessantes, que vão facilitar a vida daqueles que visitarão o local pela primeira vez.
Publicidade
Capitólio fica localizada na região da Serra da Canastra e é um dos principais pontos do ecoturismo de Minas Gerais. O Lago de Furnas e o Morro do Chapéu são algumas das atrações que conquistam os privilegiados visitantes.
Há muitos motivos para sentir na pele as vibrações de um cenário tão belo, e é claro que o Viajali elegeu algumas das principais razões para você conhecer Capitólio.
São Joao del-Rei divide espaço com Tiradentes na região chamada de Campo das Vertentes. É uma das cidades com forte presença da arquitetura barroca em suas construções, além de esbanjar charme similar ao de Ouro Preto e outras cidades históricas do interior mineiro.
Ver hotéis em São João del-Rei
Esse aparente amontoado de pedras foi um arqueoduto erguido por escravos no fim do século 18 no município de Catas Altas, para transportar água da Serra do Caraça até Brumado.
Os 100 metros das ruínas que hoje são apreciáveis incorporam um portal onde está escrito o ano de construção e uma escada que dá acesso à parte de cima da estrutura. O contraste entre a vegetação e as pedras rende bons registros. Prepare a máquina!
A trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde, é uma concorrida atração turística em Minas Gerais e fica nas proximidades da divisa com São Paulo. Para chegar à pedra, o visitante percorrerá apenas 936 metros por um caminho muito bem sinalizado, com algumas pontes, escadas e até um mirante no meio do percurso, de onde é viável tirar belas fotos.
O arquiteto e escultor mineiro Aleijadinho é uma personalidade artística eminente em todo o Brasil e os 12 profetas de Aleijadinho, localizados na cidade de Congonhas, formam um interessante conjunto de esculturas de pedra-sabão.
Os profetas representados nas peças são: Ezequiel, Jeremias, Amós, Abdias, Joel, Baruque, Naum, Habacuque, Jonas, Isaias, Oséias e Daniel.
Não sabe o que há de tão especial em uma rua com mesas espalhadas e bares em Belo Horizonte? Pode até parecer banal e destoante das outras atrações, mas esse cenário DEVE fazer parte desta lista. Afinal, incorpora o bairro mais boêmio de Belo Horizonte, a Savassi. E quem disse que os restaurantes de BH, os bares com música ao vivo e muita animação não são de se apaixonar?
A capital mineira tem a fama de ser a “capital mundial dos botecos”, e o lema “Se não tem mar… Vamos pro bar” é mais do que conhecido por muitos cantos do Brasil. Ir à Savassi é ter a oportunidade de sentir essa aclamada aura festiva de BH.
Viu como Minas Gerais é múltipla? Pode ir preparando um roteiro grande, pois não faltarão atividades interessantes na terra do pão de queijo.