Por Sheila Almendros
Atualizado em 23.09.22
O Vietnã é um país marcado por duas grandes guerras, e por isso, muitas vezes as pessoas não conseguem associa-lo a um destino cheio de encantos, mas acredite: ele é! De grandes cidades cosmopolitas até cantinhos cercados pela natureza, esta ex-colônia francesa atende diversos tipos de viajantes, e promete fazer da sua aventura uma lembrança inesquecível!
Publicidade
Conheça algumas referências importantes sobre o país e suas principais características:
A Primeira Guerra de Indochina (1954) foi marcada pela luta dos vietnamitas para expulsarem os franceses do país, resultando na divisão do território como Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Mas em 1975, os dois estados politicamente rivais travaram uma grande luta com intervenção americana, e a então famosa Guerra do Vietnã foi vencida pelo lado norte, passando a ser a República Socialista do Vietnã até os dias atuais.
Enquanto você passear pelas ruas da capital vietnamita, encontrará facilmente os veteranos de guerra no maior sossego, curtindo uma bela caminhada pelo agitado bairro de Old Quarter. Nas calçadas, centenas de mulheres, entre senhoras e adolescentes, vendendo vegetais recém colhidos diretamente das plantações, vestindo os tradicionais chapéus em formato de cone. Uma verdadeira imersão na tradição local!
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Hoi An é o oposto da movimentada Hanói, e a sua história pode ser encontrada na arquitetura local: as ruelas estreitas são iluminadas por lanternas coloridas durante a noite, e as casas coloniais com fachadas amarelas disputam com o centro histórico o título de região mais charmosa da cidade.
Localizada no Golfo de Tonkin, este arquipélago se tornou Patrimônio da Humanidade da Unesco, com suas 3 mil ilhas cercadas por águas esverdeadas e cobertas por uma rica vegetação. Turistas que desejam conhecer este paradisíaco destino devem partir de Hanói, sendo que a experiência mais completa é a tour de duas noites feitas em um junk, uma espécie de barco a vela parecido com antigas embarcações chinesas. O passeio inclui paradas em algumas ilhas, para visitar cavernas e até andar de bicicleta em meio às plantações de arroz, entre outras atividades.
Sopas, pescados, talharins, panquecas, camarão, carnes de boi, frango, porco e legumes variados são muito usados nas comidinhas típicas vietnamitas, formando uma mistura de cores, sabores e aromas bem marcantes e tradicionais. Muitos pratos possuem influências da China, Tailândia e Malásia, como o pho, feito de caldo de legumes e carne, banh uot thit nuong, um espetinho de carne de porco e o goi cuon, uma espécie de rolinho primavera, entre outras gostosuras.
Saiba quais são os locais que não podem faltar em seu roteiro de viagem:
Como dito anteriormente, Hanói é a (tumultuada) capital do Vietnã, e não muito conhecida pelos brasileiros, mas acredite, ela tem seus encantos! No centro da cidade, o Lago Hoan Kiem é o maior ponto de encontro de seus habitantes, que também aproveitam para se refrescar do calor nos dias mais quentes. Contornando as suas margens, centenas de opções de hotéis, cafés, restaurantes e bares com terraços abertos, oferecendo as melhores vistas do local.
É neste destino que você também encontrará aproximadamente 600 opções de templos e pagodas para conhecer. Mas se você busca por agitação, não deixe de ir ao bairro Old Quarter, um excelente centro de compras, com restaurantes baratinhos e bares super movimentados durante a noite.
Publicidade
Saindo um pouco da rota turística do Vietnã, Sa Pa é uma região montanhosa encantadora, que deixa qualquer visitante de boca aberta. Os fantásticos terraços de cultivo de arroz, em seu tom verde mais vivo, é um convite para uma caminhada durante a tarde, e se deixar levar pelo clima bucólico da região. Você ainda pode aproveitar para conhecer algumas tribos que por lá vivem, como os Black H’mong e os Red Dzao.
Halong Bay é destino obrigatório para quem vai ao Vietnã. O pequeno cruzeiro de dois dias oferecido pelas agências de turismo em Hanói incluem o seguinte roteiro: Visita a Hang Sung Sot, uma caverna iluminada artificialmente com uma vista incrível para o mar; Ti Tôp Island, uma ilha com um mirante lindo, também com vista para o mar (para chegar até o topo, é necessário subir uma escadaria com 424 degraus) e Luon Cave: um local perfeito para fazer passeio de caiaque.
A viagem ainda inclui algumas atividades no junk, como aula de culinária, Tai Chi Chuan, cinema e pescaria de lula.
A biodiversidade de Phong Nha-Kẻ Bàng fez com que o parque fosse eleito como Patrimônio Natural pela UNESCO, e não é para menos: o local abriga centenas de cavernas, onde o visitante pode participar de algumas atividades, como banho de piscina de lama, tirolesa, entre outras opções. As agências de turismo no Vietnã oferecem tours exclusivas para o parque, que incluem transporte, alimentação, hospedagem e os passeios. Vale a pena dar um pulinho em Hanói e espiar as possibilidades.
Os tempos coloniais do Vietnã são muito bem lembrados em Hoi An, cidade esta que fica às margens do Rio Thu Bon. Isso porque a sua arquitetura ainda revive este tempo em que o país era praticamente um complemento da Indochina francesa. Os casarões amarelos, assim como suas vielas de paralelepípedo, são delicadamente iluminadas pelas lamparinas coloridas, deixando qualquer visitante apaixonado! Não deixe de conhecer a principal atração do local, a Ponte Japonesa, e também os bistrôs, galerias de arte, os templos espalhados pelos bairros e as lojinhas de alfaiataria e artesanato.
A “cidade imperial” do Vietnã possui uma bagagem histórica riquíssima, principalmente por ter sido a primeira capital do país. A mistura cultural local é bem impactante, pois você encontrará facilmente influências chinesa e francesa em sua arquitetura e costumes. Em meio às marcas de uma intensa guerra, monumentos, palácios, templos e tumbas compõem um cenário espetacular, mesmo que muitas dessas estruturas estejam em constante restauração, devido os bombardeios que sofreram. Visitas obrigatórias em Hue: Portão Quang Duc, Teatro Real, Pagoda de Thien Mu e as tumbas dos imperadores Minh Mang, Khai Dinh e Tu Duc.
Situada em uma região montanhosa ao sul do país, Dalat é um destino ideal para passar as férias tanto para turistas como para seus nativos. A cidade possui uma atmosfera bem francesa, pois seus primeiros colonizadores se instalaram por ali. Podemos até dizer que o local é um pouco parecido com Campos de Jordão, pelo seu clima e atrações. O ecoturismo é bem forte na região, e as agências de turismo no centro da cidade oferecem algumas atividades em meio a natureza, como mountain-biking e rafting. Passeios imperdíveis: Truc Lam Temple, Elephant Waterfall (uma cachoeira incrível que servia como esconderijo durante a Guerra do Vietnã) e Pongour Waterfall.
Você sabia que esta maior cidade do país antigamente se chamava Saigon? E o que a antiga Saigon tem a oferecer para os seus turistas? Muitas, mas muitas coisas mesmo! A começar pelos ótimos museus espalhados pelas redondezas, dividindo as atenções com algumas atrações mais pontuadas, como a Bitexco Financial Tower, um arranha céu de 262 metros de altura com uma vista exclusiva de Ho Chi Minh, a Bùi Viện Street, cheia de albergues, bares, restaurantes e lojas, a Central dos Correios de Saigon e sua impressionante arquitetura, a Pagoda do Imperador de Jade e a catedral de Notre-Dame.
A cidade litorânea Mui Ne fica a 230 km de Ho Chi Minh, e a então pacata vila de pescadores tem dividido espaço com o forte movimento turístico, este que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Isso se deve aos 10 quilômetros de praia com fortes correntes de ar que estão chamando a atenção de muitas pessoas que vão ao Vietnã, inclusive dos praticantes de surf e kitesurf. As atrações desta região são totalmente ligadas a natureza, como Suoi Tien, conhecida como uma miniatura do Grand Canyon, as dunas vermelhas e a White Lake, logo ao lado de Bau Trang, um lago super famoso e que tem um de seus pontos forrado por flores de lótus.
Confira algumas opções que atendem todos os bolsos e gostos. Clique no nome dos estabelecimentos para mais informações e preços:
Publicidade
Situado em uma praia particular em Phu Quoc, este resort 4 estrelas oferece aos seus hóspedes um spa com serviço completo, um bar pé na areia, bem de frente para o mar, dois restaurantes, entre outros atrativos. O wifi e estacionamento são gratuitos.
Para quem deseja ficar mais próximo de onde tudo acontece, com todo o conforto e praticidade que merece, o Sofitel pode ser a opção ideal. São 364 quartos espalhados por este encantador edifício colonial, e os hóspedes ainda contam com spa, centro de bem estar, casa noturna, babá ou creche cortesia, wifi gratuito, entre outras regalias.
Este hotel 4 estrelas fica em Ho Chi Minh, e é perfeito para o turista que deseja curtir a fundo esta cidade cosmopolita. A vista da piscina externa é deslumbrante, e os serviços incluem café da manhã, centro de bem estar e massagem, translado de ida e volta para o aeroporto, wifi grátis, entre outros.
Localizado em uma praia particular em Da Nang, o resort conta com uma estrutura completa, com quadra de tênis, recreação gratuita, spa, terraço, piscina externa, clube infantil, 4 restaurantes, 2 bares próximos à praia e wifi grátis. Difícil será querer sair do hotel!
Este hotel decorado ao estilo Art Déco fica em Hanói, próximo do Teatro Aquático de Marionetes de Thang Long. Sua estrutura é menor que os outros estabelecimentos citados, mas seus serviços são altamente elogiados por quem já passou por lá. O Splendid Star oferece wifi grátis, ar-condicionado, creche, serviço de lavanderia e concierge, assistência com excursões e ingressos, entre outras regalias.
Quer provar a melhor comida vietnamita? Tome nota de alguns estabelecimentos que te oferecerá uma experiência gastronômica incrível!
Situado em Ho Chi Minh, o Citadel possui um cardápio que varia entre comida vietnamita e outros pratos asiáticos tradicionais, mas tudo servido com bastante qualidade, arrancando elogios de quem passa por lá. Fique de olho em sua localização, pois o restaurante fica em um beco escondidinho, misturando-se a outros estabelecimentos.
Este simpático restaurante em Hanói chama a atenção logo de cara por sua fachada amarela. O atendimento é super elogiado e os pratos possuem preços justos. É um lugar bastante movimentado, portanto, chegue cedo ou providencie uma reserva.
Não deixe de ir ao Herbs And Spices em sua visita a Hoi An e se deliciar com o famoso matcha verde com crème brûlée, além de outros pratos asiáticos maravilhosos servidos por lá. Se você deseja ter uma experiência completa, participe da aula de culinária oferecida pelo estabelecimento, com o chef de cozinha da casa. Você não vai se arrepender!
É em Da Nang que você encontrará o Thien Ly Saigon-Style, um restaurante bem simpático com um precinho camarada, e que conta com um cardápio tradicionalmente vietnamita. O prato que mais faz sucesso é a panqueca, servida com legumes. Há opções vegetarianas.
O Madam Thu é uma opção favorável para quem vai passear em Hue, pois além de ser baratinho, também oferece um cardápio variado da culinária vietnamita. É também uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e/ou vegetariana.
A maneira mais prática e barata para viajar pelo Vietnã é de ônibus, que oferece grande conforto e cobre boa parte dos destinos pontuados acima. Para grupos de viajantes de até quatro pessoas, dividir um táxi também pode ter um bom custo benefício. Viagens de trem também são super acessíveis, já que o país possui uma linha ferroviária com 2.600 km de extensão. Para ir até Halong Bay, o trajeto será muito melhor aproveitado se for feito de junk.
Imagens que comprovam que o Vietnã é mais bonito do que a gente espera e imagina:
Esta cidade litorânea localizada na região central do país foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
É comum encontrar nativos vestindo o típico chapéu de palha em mais um dia qualquer de sua rotina de trabalho.
Este bucólico destino oferece uma imersão à cultura vietnamita que enriquecerá ainda mais a sua bagagem cultural e social.
O Assembly Halls foi construído pelos chineses para abrigar reuniões, encontros e comemorações da comunidade.
Os H’mongs ocupam a região norte do país e são denominados como o “povo da montanha”.
Os cruzeiros de dois dias realizados em um junk são perfeitos para uma experiência completa!
E são muito utilizados em comidas típicas da região.
Esta fortaleza foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e sua construção foi inspirada na Cidade Proibida dos imperadores chineses de Pequim.
Você encontrará facilmente essas lindas peças em estabelecimentos comerciais da cidade.
Sua fachada é uma herança da ocupação francesa por quase 100 anos no país.
Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade possui lendas curiosíssimas que você precisa conferir de perto.
O céu rosa refletido nas águas, transformando a paisagem em uma verdadeira obra de arte.
A verdade é que o Vietnã oferece uma mistura incrível de culturas e costumes que enriquecerão a bagagem cultural de qualquer viajante!