Por Sheila Almendros
Quebec é considerada uma das cidades mais antigas da América Norte. Este simpático destino com características europeias é a capital da província canadense que leva o mesmo nome, e possui os últimos muros fortificados do continente, os quais foram eleitos como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. O idioma mais usado por seus nativos é o francês, mas nada que impeça o turista a se comunicar em inglês, já que esta é a segunda língua local.
Publicidade
Passear pelas ruas de Quebec é uma imersão a sua própria história. Nos antigos edifícios bem conservados e em grande parte dos pontos turísticos da região que encontramos vestígios de uma longa batalha entre franceses e ingleses pelo domínio da cidade. Um muro de 5 quilômetros de extensão construído em sua volta é a maior herança deste período. Logo, este é o destino perfeito para quem não dispensa uma viagem repleta de cultura e conhecimento.
Confira a seguir 20 atrações indispensáveis para incluir em seu roteiro pela cidade mais francesa do Canadá:
IStock
Um dos cartões postais de Quebec faz jus a sua popularidade: a construção ao estilo colonial e renascentista, datado em 1908, fica entre as fortificações da cidade, oferecendo aos seus turistas um belo cenário medieval! O estabelecimento recebe não só os seus hóspedes, mas também visitantes que desejam conhecer o seu interior e desfrutar de uma bela tarde em suas lojas ou cafeterias.
Quer fazer uma reserva em um dos 600 quartos do Frontenac? É só clicar aqui.
IStock
A apenas 10 quilômetros do centro da cidade ficam as Cataratas de Montmorency, com suas quedas d’água de 83 metros (30 metros a mais que as Cataratas do Niagara). A paisagem deste lugar encantador pode ser contemplada de diversos ângulos: subindo de teleférico, percorrendo a base da cachoeira até o topo do penhasco, na ponte suspensa logo acima das cataratas, nos inúmeros mirantes espalhados pela trilha (caso dispense o teleférico) e também do restaurante do local, no alto da montanha. Mas atenção: este passeio é indicado somente para o período do verão, pois durante o inverno as águas ficam completamente congeladas.
IStock
Plaines d’Abraham, também conhecido como Battlefield Park, é um local muito importante para a história de Quebec. Foi lá que aconteceu a sangrenta batalha entre os ingleses e franceses pelo domínio da região, com a vitória massacrante dos britânicos. Hoje, o belíssimo parque é o destino ideal para quem quer curtir a natureza, desfrutar de um delicioso piquenique, andar de bicicleta, ou simplesmente relaxar no gramado.
IStock
Reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO, esta charmosa região apresenta uma grande herança francesa em sua arquitetura. É por lá que você encontrará os melhores restaurantes e hotéis de Quebec, além de diversos pontos turísticos espalhados pelas duas áreas do bairro: a cidade alta (Haute-Ville – Upper Town) e cidade baixa (Basse-Ville – Lower Town).
IStock
Um dos maiores fortes britânicos na América do Norte fica em Old Quebec, e é o edifício militar mais antigo do Canadá. Por lá você encontrará uma grande construção feita com pedras, abrigando não só canhões, muros gigantescos, um fosso ao redor das paredes e um museu sobre o militarismo canadense, mas também a residência do governador geral do país. Durante o verão, precisamente as 10 horas, acontece a tradicional cerimônia da troca de guarda — uma atração imperdível para o turista!
Publicidade
Outro patrimônio histórico da UNESCO é a Catedral de Notre Dame de Quebec, uma das igrejas mais antigas do continente. Sua decoração dourada e branca abriga os restos mortais de 4 governadores da Nova França e inúmeras obras de arte, que podem ser vistas no segundo andar do edifício. Aproveite para conhecer esta atração durante uma missa — a experiência será inesquecível. Para acessar o museu da Catedral, é necessário pagar $5.
IStock
Construída para proteger a cidade lá nos primórdios, as Fortificações de Quebec conta com um muro largo e extenso, que contorna todo o município. O mais legal de tudo é que o turista consegue caminhar por toda a sua extensão, e consequentemente, conhecer a cidade por completo! Aliás, esta atração dá acesso à Cidadela, pois elas estão estrategicamente interligadas.
O viajante que adora desbravar a história local não pode deixar de conhecer esta atração! Trata-se de um edifício em ruínas que já serviu de forte e moradia para governadores ingleses e franceses que ocuparam Quebec por muitos anos. Apesar de pouco conhecido pelos turistas, o local é uma ótima oportunidade para quem deseja saber mais sobre a fundação e construção e da cidade. As visitas são guiadas (em francês e inglês), e o valor do ingresso são simbólicos $4.
Grande Allée pode ser considerada a parte mais agitada de Quebec. Por lá há diversos restaurantes descolados, bares, cafeterias e casas noturnas, entre os casarões e parques dessa área nobre da cidade. Se quiser curtir uma noite divertida, é para lá que você deve ir!
Fundado em 1984, o Museu da Civilização é responsável por narrar a história de Quebec através de objetos antigos, danças, vídeos, entre outras atividades interativas. Há algumas exposições permanentes e temporárias, mas todas seguindo a mesma temática. O ideal é conferir a programação do local antes de comprar o ingresso (que custa $16), e você pode fazer isso clicando neste link.
Uma das primeiras prisões da América do Norte também já comportou uma universidade, e hoje é uma das bibliotecas mais charmosas de Quebec. Mas não pense que esta é uma sugestão só para que você conheça alguns livros em inglês: o Morrin Centre oferece uma tour guiada bem interessante, para que o visitante possa conhecer um pouco da construção do edifício, assim como toda a história que por lá foi traçada. O valor da entrada é $8,75.
Às margens do rio Saint Lawrence está este grande galpão que abriga um dos mercados mais tradicionais da cidade. Enquanto os moradores fazem suas compras do mês, o turista aproveita o passeio para garantir algumas lembrancinhas e desfrutar de uma refeição caprichada. Mas chegue cedo! Os comerciantes costumam encerrar as atividades a tarde no Marché du Vieux-Port.
Para quem não dispensa uma pitada de aventura durante a viagem, o Stoneham está aí para isso! O destino conta com uma estrutura completa para receber o turista que deseja passar um final de semana aprendendo ou praticando esportes na neve, como esqui e snowboard. Neste site, você confere os valores das tarifas de hospedagem, aulas, restaurantes, entre outras atrações.
Se a sua trip está marcada entre os meses de janeiro e março, não deixe de incluir o Hôtel de Glace em seu roteiro. Trata-se de um edifício feito todo de gelo (incluindo as paredes, o piso, a mobília, etc) que está disponível não só para o turista que deseja se hospedar neste exótico hotel, mas também quem só tem a curiosidade de conhecer o seu interior e curtir um tempinho por lá. Para mais informações, clique aqui.
Publicidade
Um ótimo programa para fazer com a família é conhecer o Aquário de Quebec. Durante todo o ano, o visitante conhecerá as 300 espécies de animais, como peixes, cavalos marinhos, medusas e até ursos polares e raposas do Ártico. Durante o verão, o passeio fica mais legal ainda, pois diversas atrações interativas ficam disponíveis para a criançada, e também é possível curtir um piquenique bem gostoso com vista para o rio St Lawrence.
Na parte antiga da cidade, precisamente no edifício Marie-Guyart Building, fica o Observatoire de la Capitale, um mirante com vista panorâmica de Quebec. Lá de cima é muito fácil identificar diversos pontos turísticos, e também se deslumbrar com as construções antigas devidamente preservadas (e apaixonantes, diga-se de passagem). A entrada custa $10,45.
Esta pequena e charmosa rua de Old Quebec é também uma das mais antigas da cidade. Desde 1635, o local abriga edifícios antigos com diversas lojas e restaurantes, e é difícil não se apaixonar por sua atmosfera francesa! A via é acessada somente por pedestres, e passear por sua extensão é uma delícia, seja no verão ou inverno.
Esta movimentada rua é mais uma opção para quem deseja fazer umas comprinhas e curtir uma deliciosa refeição durante o dia, e também aproveitar a noite em uma das baladas e barzinhos disponíveis na região. Aliás, na alta temporada, a via costuma ser fechada para impedir o trânsito de carros, de tão lotada que ela fica!
IStock
O calçadão às margens do rio St Lawrence foi construído em 1879 e é muito popular entre os moradores e turistas, por oferecer uma vista incrível da cidade. Ele está logo a frente do Château Frontenac, e seu percurso vai até outro ponto já citado anteriormente, o Plains of Abraham.
É neste imponente edifício que funciona a assembleia de Quebec, composta por 125 membros responsáveis pela administração política da cidade. O local é aberto ao público para visitação, e suas características luxuosas, heranças do segundo império francês, assim como seus jardins ornamentados e a linda fonte de Tourny logo em frente, fazem deste ponto turístico uma parada obrigatória. A entrada é gratuita.
Se você pretende ir à Quebec para conhecer a neve, marque a sua viagem entre os meses de janeiro a março. Mas se a ideia é curtir ao máximo os passeios ao ar livre e fugir do frio, o meio do ano é o período mais indicado. No mais, é só separar os dólares canadenses, o passaporte e partir para o norte do planeta.