Por Sheila Almendros
Atualizado em 24.11.23
Aquele estilo brasileiro acalorado e que dá um jeitinho em tudo nessa vida não é tão bem visto em outras culturas. Listamos algumas delas:
Publicidade
Provavelmente, o profissional que te atender em algum restaurante nestes dois países recusará a sua gorjeta, pois, em sua cultura, o seu salario já está de bom tamanho e o seu trabalho bem feito é motivo de orgulho, e não de recompensa.
Já nos EUA o maior ganho dentro do mês dos garçons são as gorjetas, e faz parte da cultura americana dar 20% de gorjeta para quem o serve. Isto só não acontece quando de fato o atendimento foi muito ruim, ou o valor cai para 10% quando o serviço não foi muito satisfatório.
Além de não ser bem visto, ainda é contra a lei! E se você cuspir a goma em via pública, terá que desembolsar uma multa de valor aproximado de R$1000.
Enquanto em nossa cultura é deselegante deixar comida no prato quando jantamos ou almoçamos na casa de alguém, por parecer que a comida não estava boa ou como sinal de desperdício, na Tailândia ou na China isso soa o inverso: se você não deixar nada no prato, parecerá que o anfitrião não fez comida suficiente para todos.
Por lá é melhor sorrir do que dar um sinal de joia, que em alguns países equivale ao nosso dedo do meio.
Nas Filipinas, o nosso famoso aperto de mão firme e cordial é considerado desrespeitoso e sinônimo de agressividade.
Apesar de ser um hábito terrível em qualquer parte do mundo, na Alemanha não é tolerado atraso de jeito nenhum! Passa a impressão que você desdenha do tempo dos outros.
Publicidade
Depois de um trabalho cansativo, bate aquela fome e você compra aquela porção de batatas fritas caprichada com cheddar para comer no ônibus a caminho de casa, ou saboreia um lanchinho na praça no horário de almoço para também desfrutar de um agradável dia. Isso na Ruanda é uma total falta de educação. Comida é para comer na mesa de casa, de um refeitório, em um restaurante ou em um bar. Só.
Nos EUA é altamente proibido consumir bebidas alcoólicas na rua. Nada de tomar aquela cervejinha na calçada do bar! Você pode ser levado em cana se tentar!
Os franceses têm o hábito de abraçar somente seus familiares ou parceiros. Lá é cada um no seu quadrado e invadir o quadrado do outro pode ser um pouco evasivo.
Aquela mania fraterna que temos de dividir nossa caipirinha com a amiga não é muito bem vista nestes dois países. Aqui também entra aquela coisa de cada um no seu quadrado do item anterior.
Não se trata de um hábito ruim e sim uma falta de costume. Europeus não costumam dar carona nem para colegas, muito menos para desconhecidos. Por isso, não estranhe caso fizer novas amizades por lá e ninguém se oferecer para te levar para o hotel.
Fala sério: tem coisa mais feia que isso? Dar uma de esperto e não respeitar a presença de outras pessoas em uma fila não é bem visto em lugar nenhum. Nos parques da Disney e Universal, por exemplo, você é até convidado a se retirar do local caso seja pego cometendo esta gafe. As placas nas filas das atrações são bem explícitas quanto a isso.