Por Sheila Almendros
Atualizado em 17.01.24
Olinda é um dos destinos no Nordeste mais coloridos e alegres. É no Carnaval que as ladeiras da cidade ficam lotadas de turistas do mundo todo, que se deixam contagiar pelo ritmo do frevo e maracatu – além do desfile de bonecos gigantes. Fora da temporada, a cidade se torna um verdadeiro museu ao ar livre da história de nossa colonização. Confira 20 atrações imperdíveis desse destino, incluindo algumas das melhores praias de Pernambuco.
Publicidade
Conhecido como Cidade Alta, o centro histórico de Olinda é onde se concentra as principais ladeiras da cidade, com todas aquelas casinhas coloridas, igrejas históricas e muitas lojas de artesanatos locais, ótimas para comprar lembrancinhas para toda a família. Prepare-se para tirar as melhores fotos de sua viagem por lá!
No ponto mais alto do centro histórico fica o mirante do Alto da Sé, onde o visitante terá uma bela vista de 360 graus de Olinda e também da orla de Recife. Além deste privilégio, há também diversas lojas, lanchonetes e barraquinhas vendendo acarajés e tapiocas.
Mirabilandia é um parque temático com diversão garantida para toda a família! Entre as atrações mais populares estão suas montanhas-russas, brinquedos giratórios e a área dedicada às crianças. Saiba mais sobre o estabelecimento clicando aqui.
Neste museu, você conhecerá a origem do mamulengo, um típico fantoche pernambucano, muito popular na cultura nordestina, e também diversas peças expostas pelo edifício. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e a entrada custa R$2.
Abrigado em uma casa de estilo colonial construída entre 1745 e 1749, o Museu Regional de Olinda é mais uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a fundo a história da cidade. O seu cenário é uma verdadeira representação da vida social e doméstica dos moradores de Olinda em 1700.
Criado em 1994, este museu interativo fica no Parque Memorial Arcoverde e atrai visitantes que adoram uma curiosidade. No local, há um simulador de raios, uma caixa de areia interativa representando acidentes geográficos, entre outras atrações que sempre se renovam. A entrada é gratuita.
A praia mais conhecida da cidade possui uma vasta faixa de areia que abriga os inúmeros turistas que por lá passam na alta temporada. O mar calmo com água cristalina é um dos motivos que justifica a sua popularidade.
Localizado no Polígono Tombado do Sítio Histórico de Olinda, O Largo do Varadouro já foi um porto de galeotas que traziam as mercadorias do Porto de Pernambuco para Olinda, e hoje recebe eventos e atividades culturais e recreativas da cidade, principalmente no carnaval.
Publicidade
Próxima ao centro da cidade, a praia da Casa Caiada é bastante frequentada na alta temporada, e seus bares e restaurantes distribuídos pela orla costumam lotar durante o verão, principalmente no carnaval. Vale tirar um dia para dar um mergulho no mar tranquilo e de águas claras.
Se a ideia é fugir da agitação, coloque a praia Rio Doce em seu roteiro. O local é mais rústico e bem simples, frequentada por moradores e pescadores, ideal para curtir um dia de sossego, mesmo na alta temporada.
De origem barroca, a igreja foi considerada uma das mais belas e ricas de Olinda. Seu altar folhado a ouro possui 14 metros de altura, e é palco principal dos cantos gregorianos dos monges promovidos aos domingos.
Localizado na praia homônima, o Fortim de São Francisco de Olinda, também conhecido como Forte Montenegro e Fortim do Queijo, foi erguido em 1629 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1984. Seu acesso é fácil e oferece uma das melhores vistas da praia.
Mais uma opção para fugir das grandes concentrações de turistas, a praia do Carmo é bastante rústica, tranquila, e grande parte de seus frequentadores são pescadores da região. Aproveite o mar tranquilo para se refrescar nos dias mais quentes.
Localizada na Praça do Carmo, a igreja foi construída em 1580, e chamada primeiramente de Capela de Santo Antônio e São Gonçalo. A visita pode ser feita em qualquer dia, entre as 9h e 12h, e também das 14h as 17h.
O segundo farol mais antigo de Pernambuco foi inaugurado em 18 de novembro de 1872 no fortim de São Francisco de Olinda, precisamente no Morro do Serapião. Até hoje a estrutura é bem conservada, e rende belas fotos com o horizonte de fundo.
Este histórico local é utilizado por comerciantes para vender artesanato e lembrancinhas de Olinda. Mas a sua principal atração é a vista ao redor, com o alto de Olinda ao fundo, e o cenário bucólico das casinhas do bairro, as ruas de paralelepípedos e os quintais repletos de árvores. Prepare a câmera fotográfica para registrar essa visita memorável.
Publicidade
O local oferece inúmeras possibilidades aos seus visitantes: conheça os tradicionais bonecos de Olinda expostos, as lojinhas de artesanatos regionais, experimente os pratos típicos nordestinos, tudo isso regado ao bom e velho forró ao vivo rolando de fundo.
A casa do artista pernambucano está em uma das ruas mais movimentadas de Olinda, e a visita se tornará ainda mais enriquecedora na companhia de uma guia. Assim, é possível conhecer muitos detalhes interessantes sobre o local, e aproveitar para saber mais da história de outros pontos turísticos.
Anotou as dicas? Agora é só preparar as malas e partir para Olinda. Aproveite a viagem e conheça Recife, capital do estado.