Por Sheila Almendros
Atualizado em 14.03.23
Prepare-se para conhecer um dos destinos mais paradisíacos de Portugal! De origem vulcânica, a Ilha da Madeira oferece aos seus visitantes o melhor que uma viagem pode ter: praias paradisíacas, piscinas naturais, jardins elegantes com o seu toque de cor, mirantes de tirar o fôlego e montanhas que compõem os mais belos cenários.
Publicidade
Com flora exótica e clima subtropical, a Ilha da Madeira possui temperaturas agradáveis o ano inteiro, sendo um dos principais destinos dos portugueses para passar as férias. E não é para menos: além da natureza estonteante, a terra de Cristiano Ronaldo é também conhecida por seus ótimos restaurantes e deliciosos vinhos.
Situada no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, a Ilha da Madeira está precisamente a 500 km de distância de Marrocos (o dobro de distância de Portugal). O território faz parte do arquipélago de Madeira, anexada à União Europeia.
O Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz, é o principal meio de acesso à ilha. Há voos saindo diretamente de Portugal aterrizando por lá, com mais ou menos duas horas de percurso. É possível garantir voos diretos para Portugal aqui no Brasil, ou com conexão em Madri.
Confira as melhores atrações e pontos turísticos da Ilha da Madeira que não podem faltar em seu roteiro de viagens:
Foi na Câmara de Lobos que João Gonçalves Zarco, o descobridor da Ilha da Madeira, se instalou pela primeira vez ao aportar nesta terra até então desconhecida. Ele mesmo batizou o local com este nome, pois ali habitavam diversos lobos marinhos. Hoje, a vila de pescadores ganhou vida com todo o colorido dos barquinhos em seu entorno, e o visitante poderá encontrar diversas referências históricas preservadas, espalhadas entre as 5 freguesias do município.
Escondido entre os picos da Câmara de Lobos há o Curral das Freiras, um vale muito frequentado por turistas, considerado um dos melhores cenários do mundo. Segundo a lenda, o local era usado como esconderijo das freiras do Convento Santa Clara para fugir dos constantes ataques piratas em Funchal. Você pode curtir a paisagem do alto da Eira do Serrado, ou caminhar pela estrada antiga em ziguezague, que dá acesso ao vale. Dica: aos domingos, acontece uma tradicional feira de rua em volta da igreja.
Publicidade
Para ter a melhor visão da Ilha da Madeira, não deixe de fazer um passeio de teleférico, que liga a zona velha da cidade do Funchal ao Monte. A estação fica no jardim do Almirante Reis, e o percurso até o destino dura em média 15 minutos.
Funchal é a capital da Ilha da Madeira, e apresenta características que toda cidade grande tem: cosmopolita, moderna, jovial, com inúmeros restaurantes elogiadíssimos e repleta de pontos turísticos! Não deixe de visitar o CR7 Museu, espaço dedicado ao nativo mais famoso do estado, o jogador Cristiano Ronaldo, e também o Parque de Santa Catarina, Museu de Arte Sacra do Funchal, Sé do Funchal, Jardim Botânico da Madeira e o Casino da Madeira, as atrações mais concorridas da ilha.
Quem deseja avistar Madeira por todos os ângulos, deve incluir também o Pico Areeiro e o Pico Ruivo no roteiro. Seus 1.818 e 1.862 metros (consecutivamente) oferecem uma vista incrível da paisagem vulcânica e selvagem da ilha, bem diferente da visão da região central de Funchal. Prepare sua roupa e calçado mais confortável para desbravar ambos os locais em uma tacada só.
Não tenha dúvidas que você encontrará um dos cenários mais belos de Madeira ao chegar em Porto Moniz. O local só passou a pertencer à ilha depois da 2.ª Guerra Mundial, com a escavação da estrada que a liga ao concelho de São Vicente. As piscinas naturais existentes no município são um espetáculo a parte, que merecem a sua visita.
Miradouro do Cabo Girão é um dos pontos mais altos da Europa. Seus 580 metros de altitude oferecem uma vista panorâmica incrível da Câmara de Lobos, do Funchal, e claro, dos ranchos abaixo da plataforma suspensa de vidro, a chamada Skywalk. Por lá rola diversos saltos de Bungee jumping e parapente. Imperdível!
A menor ilha habitada de Madeira fica a apenas 500 km da costa africana, e possui uma das praias mais queridas pelos turistas. O mar tranquilo de temperaturas amenas e areia fina são um convite a caminhada, seguida de um mergulho. Além da praia, o município também possui outros atrativos históricos, como a Casa Museu, local onde Cristóvão Colombo viveu por alguns anos.
As Grutas de São Vicente foram formadas a partir de uma erupção vulcânica a 890 mil anos, mas somente em 1996 que elas foram abertas ao público. Além de visitar o seu interior (que por sinal é muito interessante!), você também poderá conferir o surgimento e toda a evolução geológica das grutas, assim como a simulação do nascimento do arquipélago Madeira através de vídeos no Centro de Vulcanismo.
Santana é conhecida por suas casinhas típicas com telhados cobertos de colmo. Esta característica é um reflexo de toda a história local, já que o município ficou isolado por muitos anos, praticamente inacessível. Em 2011, este pitoresco destino foi considerado “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, e por lá você poderá curtir o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio, principais pontos turísticos da região.
Prepare o coração, pois as imagens são fortes:
Publicidade
Com todos estes atrativos que a Ilha da Madeira tem a oferecer, pode ter certeza que a sua viagem será inesquecível.