Por Carla Brasiliense
Atualizado em 27.03.23
A cidade de Florença é um verdadeiro berço da arte. Cerca de 40% do acervo artístico da Itália estão nos museus e nas ruas da cidade, sendo assim o local ideal para passeios recheados de cultura, que agregam conhecimentos aos mais variados tipos de turistas.
Publicidade
Com belíssimas igrejas, museus e parques para você apreciar, Florença é, sem dúvidas, um berço renascentista, e já foi considerada a capital da moda por muitas décadas, já que seus artesãos eram responsáveis pelas confecções de couro, perfumaria, roupas e joias. Ficou curioso para saber mais sobre este charmoso destino? Confira a seguir o que uma das cidades mais belas do mundo te reserva:
Florença é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana, com aproximadamente 380 mil habitantes. É possível chegar até lá pelo Aeroporto Amerigo Vespucci — Firenze Peretola, saindo de alguns aeroportos europeus (não há voos diretos partindo do Brasil), ou de trem pela estação Santa Maria Novella.
Com tantos lugares para conhecer, é até possível se perder, sem saber por onde começar. Te ajudamos sugerindo 19 passeios que você não pode deixar de fazer, para garantir uma viagem inesquecível:
A igreja mais antiga de Florença, construída em 393 d.C. Michelangelo chegou a ser escolhido para desenhar a nova sacristia, a fachada da basílica e a Biblioteca Laurenziana, mas precisou abandonar a obra para estudar em Roma. Donatello, por sua vez, contribuiu com dois púlpitos de bronze, com cenas do Novo Testamento, deixando o local ainda mais admirável. Não esqueça de registrar cada uma dessas referências durante a sua visita.
Conhecida como a maior igreja franciscana do mundo, a basílica ganhou o apelido de Panteão das Glórias Italianas, por abrigar as tumbas de Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri e Nicolau Maquiavel. É ou não é uma parada obrigatória para quem não dispensa uma bela história?
Este corredor foi construído com o intuito de evitar que a família Médici passasse pela Ponte Vecchio, utilizada por todos os habitantes de Florença, e garantindo uma passagem exclusiva entre a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Pitti. Atualmente o corredor é um museu, que pode ser visitado através de tours guiadas ou com hora marcada.
Publicidade
A imagem de Netuno esculpida em mármore de Carrara entre 1563 e 1565 é uma obra assinada por Bartolomeo Ammannati, que representa o domínio marítimo da cidade. Ela foi restaurada em 2006 depois de alguns atos de vandalismo, e pode ser apreciada gratuitamente na Piazza della Signoria.
Este encantador local começou a ser construído em 1418 por Biccoló Tribolo, mas com sua morte repentina, Barotolomeo Ammannati finalizou o paisagismo do jardim mais famoso de Florença. Não deixe de conhecer o imenso palácio erguido no terreno por Luca Pitti 40 anos depois, e também a natureza incrível de seu entorno.
Por trás de uma pequena porta na Via de la Scala está um mundo deliciosamente cheiroso. Inaugurada em 1221, a Officina Profumo-Farmaceutica foi uma das primeiras farmácias do mundo. Embora os produtos medicinais ainda seja o foco principal da histórica empresa, a quantidade de perfumes, cosméticos, sabonetes, entre outros artigos fazem sucesso entre os turistas.
Este palácio foi construído em 1457 por Filippo Brunelleschi para que a família Pitti vivesse por lá. Mais tarde, a família Médici comprou o palácio e ampliou o edifício, garantindo que Bartolomeu Ammannati realizasse a obra. Atualmente, o local conta com vários museus em seu interior, como a Galleria d’Arte Moderna, Palatina, Museu Degli Argenti, Dele Procellane e a Galleria del Costume, além do belíssimo Jardim de Boboli.
Localizada no coração de Florença, a Piazza della Repubblica tem como grande destaque a entrada imponente em formato de arco, feita por Giovanni Battista Foggini para separar duas ruas datadas do império romano. Em seu entorno há muitos cafés, estabelecimentos comerciais e outras atrações listadas neste post — um ótimo lugar para caminhar e apreciar a arquitetura local.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas destruíram todas as pontes de Florença, deixando somente a Ponte Vecchio intacta. Hoje, este símbolo da resistência é o local ideal para curtir o sol se pondo entre as montanhas toscanas — uma atração para lá de romântica. Há ainda diversas joalherias e comércios com venda de lembrancinhas à sua volta.
O Mercado Central de Florença fica em uma rua fechada bem próxima da Basílica de São Lourenço, e em seus dois amplos andares você encontrará molhos, temperos, especiarias italianas, e uma praça de alimentação com diversos restaurantes elogiadíssimos, oferecendo ao visitante o melhor da gastronomia local.
O principal e mais conhecido trabalho de Michelangelo foi feito entre 1501 e 1504, esculpida a partir de um bloco de mármore, retratando uma das figuras bíblicas mais populares: David. Esta importante obra do Renascimento pode ser vista de pertinho na Galleria dell’Accademia, localizada na Via Ricasoli, 60.
Você não pode sair de Florença sem experimentar o saboroso panini! O lanche, servido quentinho, é facilmente encontrado nas melhores cafeterias da cidade, e pode ter certeza que esta iguaria conquistará o seu coração. Um dos mais recomendados é o do Panini Toscani, localizado na Piazza del Duomo, 34R.
Publicidade
A Itália é conhecida por ter uma gastronomia super elogiada, e também por seus deliciosos gelatos. No século XIII, o explorador Marco Polo levou a receita para o país, e com o tempo, a sobremesa passou a ser facilmente encontrada em diversos estabelecimentos, até mesmo entre os nobres banquetes dos Médicis, em Florença. Independentemente do sabor escolhido, um gelato cairá bem entre um passeio e outro, não importa a hora. Recomenda-se a sorveteria Venchi, localizada na Via Calimaruzza, 18.
Localizada na praça homônima, a catedral também é conhecida como Duomo de Florença, e encanta a todos por suas cores e tamanho, com lindos detalhes de mármore colorido na fachada, se destacando entre as casinhas antigas e vielas apertadas de Florença. Durante a sua visita, se atente aos três detalhes mais importantes da estrutura: a cúpula de Bruneleschi, com sua genial estrutura para sustentar o telhado, o campanário, assinado por Giotto, e também o afresco de Dante e a Divina Comédia, de Domenico di Michelino.
O Batistério de São João se tornou muito popular entre os turistas por abrigar o túmulo de Baldassare Coscia, o Antipapa João XXIII, projetado por Donatello. Suas lindas portas de bronze ornamentadas são um espetáculo a parte — um verdadeiro convite para que o visitante entre e conheça as histórias bíblicas narradas através de mosaicos. O edifício fica na Piazza del Duomo, pertinho da Santa Maria del Fiore.
Conhecido também pelos turistas como Palácio Velho, o Palazzo Vecchio é um dos marcos da capital. O edifício foi construído para servir como sede do principal órgão da República Florentina, e posteriormente, tornou-se residência exclusiva dos duques durante o governo Médici. Atualmente, o local abriga a Prefeitura de Florença a Câmara Municipal e um museu, este último aberto para visitação em tour guiada.
Amantes de arte merecem conhecer a exposição de Uffizi, que conta com um acervo exclusivo de obras italianas: murais antigos, pinturas religiosas, telas da era renascentista, e trabalhos assinados por famosos e renomados artistas, como Da Vinci, Fra Angelico, Caravaggio, e Rembrandt.
Orsanmichele é uma das igrejas mais antigas da cidade de Florença, e pode passar desapercebida durante o seu passeio pela Piazza della Repubblica, já que ela se parece com um prédio medieval, e não com um edifício de cunho religioso. Sua estrutura foi construída no lugar de um mercado de grãos, e chamada anteriormente de San Michele in Orto. Se atente às quatorze capelas que se abrem nas fachadas externas, que fazem da estrutura uma obra arquitetônica única.
A primeira sede e oficina da marca de sapatos Salvatore Ferragamo teve o seu porão transformado em museu, inaugurado em 1995 pela família Ferragamo. No acervo, patentes, esboços, fotografias, livros e revistas narram a história da marca, além de expor uma coleção de 10 mil modelos desenhados por Salvatore entre as décadas de 1920 e 1960. No local ainda há uma loja com itens exclusivos, e também o restaurante do chef Massimo Bottura, considerado uma dos melhores do mundo em sua categoria.
Florença é uma magnífica cidade repleta de arte, cultura, sabores e aromas. Se você é um turista que ama curtir esta atmosfera, não deixe de conhecer este encantador destino.