Florença: o destino ideal para os amantes de história e arte

Por
Atualizado em 27.03.23

A cidade de Florença é um verdadeiro berço da arte. Cerca de 40% do acervo artístico da Itália estão nos museus e nas ruas da cidade, sendo assim o local ideal para passeios recheados de cultura, que agregam conhecimentos aos mais variados tipos de turistas.

Publicidade

Com belíssimas igrejas, museus e parques para você apreciar, Florença é, sem dúvidas, um berço renascentista, e já foi considerada a capital da moda por muitas décadas, já que seus artesãos eram responsáveis pelas confecções de couro, perfumaria, roupas e joias. Ficou curioso para saber mais sobre este charmoso destino? Confira a seguir o que uma das cidades mais belas do mundo te reserva:

Índice do conteúdo:

Mapa de Florença

Florença é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana, com aproximadamente 380 mil habitantes. É possível chegar até lá pelo Aeroporto Amerigo Vespucci — Firenze Peretola, saindo de alguns aeroportos europeus (não há voos diretos partindo do Brasil), ou de trem pela estação Santa Maria Novella.

5 fatos sobre a história de Florença para entender melhor a cidade

  1. Bastante conhecida e respeitada por ser a cidade natal de Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia. O grande poema é um marco da literatura universal.
  2. A cidade de Florença foi governada pela família Médici desde o início do século XV até o século XVIII. Você verá que a família conquistou palácios e casas, realizando diversas melhorias estruturais ao longo dos anos.
  3. Se atente aos dias da semana e horários comerciais do local: na Itália a segunda-feira é dia de descanso. Parte do comércio só abre após o almoço e os principais museus de Florença (Uffizi, Accademia e Palazzo Pitti) estão fechados. Mas fique tranquilo, pois existem outras atrações funcionando normalmente neste dia.
  4. Quer ver uma atração diferente? Se estiver por lá no último sábado de setembro, você verá uma festa histórica que relembra uma antiga tradição dos produtores de vinho: o Carro Matto! A carroça passa pelas ruas do centro histórico, sendo puxada por bois e acompanhada de um cortejo de figurantes vestidos à moda renascentista.
  5. O cinema Odeon foi inaugurado em 1922 e ainda está muito bem preservado, mantendo todo seu charme com poltronas de veludo e decoração em estuco, vitrais e madeira policroma. O local, que já é quase centenário, continua sendo palco de grandes estreias, festivais e premiações. Conhece-lo é como viajar no tempo.

O que fazer em Florença? 19 pontos turísticos para incluir no roteiro

Com tantos lugares para conhecer, é até possível se perder, sem saber por onde começar. Te ajudamos sugerindo 19 passeios que você não pode deixar de fazer, para garantir uma viagem inesquecível:

1. Basílica di San Lorenzo

A igreja mais antiga de Florença, construída em 393 d.C. Michelangelo chegou a ser escolhido para desenhar a nova sacristia, a fachada da basílica e a Biblioteca Laurenziana, mas precisou abandonar a obra para estudar em Roma. Donatello, por sua vez, contribuiu com dois púlpitos de bronze, com cenas do Novo Testamento, deixando o local ainda mais admirável. Não esqueça de registrar cada uma dessas referências durante a sua visita.

2. Basílica di Santa Croce

Conhecida como a maior igreja franciscana do mundo, a basílica ganhou o apelido de Panteão das Glórias Italianas, por abrigar as tumbas de Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri e Nicolau Maquiavel. É ou não é uma parada obrigatória para quem não dispensa uma bela história?

3. Corridoio Vasariano

Este corredor foi construído com o intuito de evitar que a família Médici passasse pela Ponte Vecchio, utilizada por todos os habitantes de Florença, e garantindo uma passagem exclusiva entre a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Pitti. Atualmente o corredor é um museu, que pode ser visitado através de tours guiadas ou com hora marcada.

Publicidade

4. Fontana di Nettuno

A imagem de Netuno esculpida em mármore de Carrara entre 1563 e 1565 é uma obra assinada por Bartolomeo Ammannati, que representa o domínio marítimo da cidade. Ela foi restaurada em 2006 depois de alguns atos de vandalismo, e pode ser apreciada gratuitamente na Piazza della Signoria.

5. Giardino di Boboli

Este encantador local começou a ser construído em 1418 por Biccoló Tribolo, mas com sua morte repentina, Barotolomeo Ammannati finalizou o paisagismo do jardim mais famoso de Florença. Não deixe de conhecer o imenso palácio erguido no terreno por Luca Pitti 40 anos depois, e também a natureza incrível de seu entorno.

6. Officina Profumo-Farmaceutica

Por trás de uma pequena porta na Via de la Scala está um mundo deliciosamente cheiroso. Inaugurada em 1221, a Officina Profumo-Farmaceutica foi uma das primeiras farmácias do mundo. Embora os produtos medicinais ainda seja o foco principal da histórica empresa, a quantidade de perfumes, cosméticos, sabonetes, entre outros artigos fazem sucesso entre os turistas.

7. Palazzo Pitti

Este palácio foi construído em 1457 por Filippo Brunelleschi para que a família Pitti vivesse por lá. Mais tarde, a família Médici comprou o palácio e ampliou o edifício, garantindo que Bartolomeu Ammannati realizasse a obra. Atualmente, o local conta com vários museus em seu interior, como a Galleria d’Arte Moderna, Palatina, Museu Degli Argenti, Dele Procellane e a Galleria del Costume, além do belíssimo Jardim de Boboli.

8. Piazza della Repubblica

Localizada no coração de Florença, a Piazza della Repubblica tem como grande destaque a entrada imponente em formato de arco, feita por Giovanni Battista Foggini para separar duas ruas datadas do império romano. Em seu entorno há muitos cafés, estabelecimentos comerciais e outras atrações listadas neste post — um ótimo lugar para caminhar e apreciar a arquitetura local.

9. Ponte Vecchio

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas destruíram todas as pontes de Florença, deixando somente a Ponte Vecchio intacta. Hoje, este símbolo da resistência é o local ideal para curtir o sol se pondo entre as montanhas toscanas — uma atração para lá de romântica. Há ainda diversas joalherias e comércios com venda de lembrancinhas à sua volta.

10. Mercado Central de Florença

O Mercado Central de Florença fica em uma rua fechada bem próxima da Basílica de São Lourenço, e em seus dois amplos andares você encontrará molhos, temperos, especiarias italianas, e uma praça de alimentação com diversos restaurantes elogiadíssimos, oferecendo ao visitante o melhor da gastronomia local.

11. A estátua de David na Galleria dell’Accademia

O principal e mais conhecido trabalho de Michelangelo foi feito entre 1501 e 1504, esculpida a partir de um bloco de mármore, retratando uma das figuras bíblicas mais populares: David. Esta importante obra do Renascimento pode ser vista de pertinho na Galleria dell’Accademia, localizada na Via Ricasoli, 60.

12. Panini

Você não pode sair de Florença sem experimentar o saboroso panini! O lanche, servido quentinho, é facilmente encontrado nas melhores cafeterias da cidade, e pode ter certeza que esta iguaria conquistará o seu coração. Um dos mais recomendados é o do Panini Toscani, localizado na Piazza del Duomo, 34R.

Publicidade

13. Gelato

A Itália é conhecida por ter uma gastronomia super elogiada, e também por seus deliciosos gelatos. No século XIII, o explorador Marco Polo levou a receita para o país, e com o tempo, a sobremesa passou a ser facilmente encontrada em diversos estabelecimentos, até mesmo entre os nobres banquetes dos Médicis, em Florença. Independentemente do sabor escolhido, um gelato cairá bem entre um passeio e outro, não importa a hora. Recomenda-se a sorveteria Venchi, localizada na Via Calimaruzza, 18.

14. Catedral Santa Maria Del Fiori

Localizada na praça homônima, a catedral também é conhecida como Duomo de Florença, e encanta a todos por suas cores e tamanho, com lindos detalhes de mármore colorido na fachada, se destacando entre as casinhas antigas e vielas apertadas de Florença. Durante a sua visita, se atente aos três detalhes mais importantes da estrutura: a cúpula de Bruneleschi, com sua genial estrutura para sustentar o telhado, o campanário, assinado por Giotto, e também o afresco de Dante e a Divina Comédia, de Domenico di Michelino.

15. Batistério de São João

O Batistério de São João se tornou muito popular entre os turistas por abrigar o túmulo de Baldassare Coscia, o Antipapa João XXIII, projetado por Donatello. Suas lindas portas de bronze ornamentadas são um espetáculo a parte — um verdadeiro convite para que o visitante entre e conheça as histórias bíblicas narradas através de mosaicos. O edifício fica na Piazza del Duomo, pertinho da Santa Maria del Fiore.

16. Palazzo Vecchio

Conhecido também pelos turistas como Palácio Velho, o Palazzo Vecchio é um dos marcos da capital. O edifício foi construído para servir como sede do principal órgão da República Florentina, e posteriormente, tornou-se residência exclusiva dos duques durante o governo Médici. Atualmente, o local abriga a Prefeitura de Florença a Câmara Municipal e um museu, este último aberto para visitação em tour guiada.

17. Galeria Uffizi

Amantes de arte merecem conhecer a exposição de Uffizi, que conta com um acervo exclusivo de obras italianas: murais antigos, pinturas religiosas, telas da era renascentista, e trabalhos assinados por famosos e renomados artistas, como Da Vinci, Fra Angelico, Caravaggio, e Rembrandt.

18. Igreja Orsanmichele

Orsanmichele é uma das igrejas mais antigas da cidade de Florença, e pode passar desapercebida durante o seu passeio pela Piazza della Repubblica, já que ela se parece com um prédio medieval, e não com um edifício de cunho religioso. Sua estrutura foi construída no lugar de um mercado de grãos, e chamada anteriormente de San Michele in Orto. Se atente às quatorze capelas que se abrem nas fachadas externas, que fazem da estrutura uma obra arquitetônica única.

19. Museu do Salvatore Ferragamo

A primeira sede e oficina da marca de sapatos Salvatore Ferragamo teve o seu porão transformado em museu, inaugurado em 1995 pela família Ferragamo. No acervo, patentes, esboços, fotografias, livros e revistas narram a história da marca, além de expor uma coleção de 10 mil modelos desenhados por Salvatore entre as décadas de 1920 e 1960. No local ainda há uma loja com itens exclusivos, e também o restaurante do chef Massimo Bottura, considerado uma dos melhores do mundo em sua categoria.

Florença é uma magnífica cidade repleta de arte, cultura, sabores e aromas. Se você é um turista que ama curtir esta atmosfera, não deixe de conhecer este encantador destino.