Por Juliana Trinci
Atualizado em 17.03.23
Foz do Iguaçu é um lugar para todo tipo de turista: abrange belezas naturais, bons preços para compras e diversas opções gastronômicas, além de ser um destino com águas termais no Brasil. Visitar essa cidade paranaense também possibilita desbravar os vizinhos Paraguai e Argentina, que fazem fronteira com o município. Confira um guia completo para aproveitar sua viagem da melhor maneira!
Publicidade
Foz do Iguaçu fica no Paraná e faz fronteira com o Paraguai e a Argentina. Em apenas uma viagem, você consegue dar uma esticadinha e conhecer mais dois destinos em uma leva só! De avião, o viajante desembarcará no Aeroporto Internacional das Cataratas, depois seguirá viagem de táxi (os valores das corridas geralmente são tabelados), ônibus local ou traslado. Quem mora no Rio também tem a opção de pegar um voo direto até Puerto Iguazú, que fica na Argentina.
Para quem não abre mão de ter mais mobilidade entre um passeio e outro, o ideal é seguir viagem de carro. Se estiver saindo de São Paulo, o melhor caminho é pela rodovia BR-116 até Curitiba (são 407,2 km percorridos em aproximadamente 5 horas). Esse trajeto possui estradas duplicadas e seis pedágios. De lá até Foz (BR-277), serão mais 635,3 km, que podem ser percorridos em até 8 horas de viagem — a estrada é simples e com um pedágio somente por toda a sua extensão.
Veja só as inúmeras atrações que você pode incluir em sua programação durante a viagem (todas listadas no mapa acima para você não se perder!):
É nesse parque que estão localizadas as famosas Cataratas do Iguaçu, a principal atração da cidade. Não é para menos: a estrela do roteiro é um verdadeiro espetáculo, tanto que foi eleita como Patrimônio Natural da Humanidade. Reserve um dia inteiro para o passeio, que conta com uma infraestrutura completa para receber o turista, como restaurantes, lanchonetes e banheiros.
Esse Duty Free é uma ótima opção de compras para quem não gosta de muita bagunça ou não esteja com muito tempo para visitar o Paraguai. Por ali, você vai encontrar diversos produtos de marcas famosas, com boa procedência e precinhos bem camaradas: o champanhe para aquela comemoração estupenda pode ser garantida lá, inclusive.
Publicidade
Com toda certeza, fazer compras no Paraguai está no seu roteiro de viagens até Foz. O lugar onde você fará suas compras chama-se Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz, e os produtos importados mais procurados pelos brasileiros são vendidos por preços bem tentadores. Ainda neste post, você encontrará um guia das melhores lojas para gastar seu rico dinheirinho.
Localizado na entrada da Hidrelétrica de Itaipu, esse é o primeiro Ecomuseu da América Latina e conta a história da usina de uma maneira bem lúdica e interativa. Além disso, possui toda a infraestrutura esperada pelo visitante: bom atendimento, local bem projetado e organizado.
Que tal conhecer a usina de forma completa durante a sua viagem? Nesse passeio, você explorará a barragem de Itaipu, com seus 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura — uma grandiosidade assustadora! O percurso é feito em um ônibus aberto, com três paradas e um guia para explicar cada cantinho do local. Uma atração imperdível!
O visitante terá acesso ao interior da usina e toda a rotina de trabalho de seus funcionários, além de algumas curiosidades bem interessantes. É necessário apresentar documento com foto para comprovar maioridade, estar calçando sapatos fechados e sem saltos e roupas com comprimento abaixo do joelho.
O passeio no Kattamaram é uma pitada de romantismo e sossego em sua viagem, além de um ponto obrigatório em seu roteiro. Navegue pelas águas dos rios Iguaçu e Paraná de maneira segura e confortável, em um ambiente climatizado com serviço completo de bar e cozinha. Você pode optar pelo horário do almoço ou do fim da tarde – mas a melhor hora, sem dúvidas, é durante o pôr do sol.
O Parque das Aves pode ser visitado antes de conhecer as Cataratas. Consiste em uma trilha de 1800 metros em meio à Mata Atlântica, para que você possa admirar toda a magnífica fauna e flora da região. Animais bem tratados e informações tão precisas que são praticamente uma aula de ecologia durante o passeio.
O primeiro museu de cera da América Latina fica em Foz do Iguaçu! São mais de 50 esculturas que representam celebridades nacionais e internacionais, além de um bom atendimento e até wi-fi gratuito. Assim, você pode postar sua foto nas redes sociais em tempo real e já garantir alguns likes!
Nesse passeio, você terá a oportunidade de caminhar ao ar livre e ver de perto réplicas robotizadas de dinossauros, como se fosse uma viagem no tempo. É um tour rápido, que pode ser feito em um combo com outras atrações do Dreams Park Show. Uma experiência única para adultos e crianças!
O Macuco Safari é uma dose de adrenalina na sua viagem. Começa com uma trilha dentro do complexo do Iguaçu, percorrida em um jipe elétrico, para que o visitante conheça toda a natureza do entorno durante o percurso. Em seguida, o rafting agitará seu dia, subindo até as cataratas com paradas para fotos debaixo das quedas. E fique tranquilo: apesar de radical, é um passeio feito com toda a segurança, que conta com instrutores devidamente preparados para garantir todo o suporte necessário. Só não se esqueça de ir com roupas leves e que possam ser molhadas!
Publicidade
Foi construído para servir como uma área de preservação das espécies que viviam no local onde foi instalada a usina. O Refúgio Biológico Bela Vista é hoje o lar de grande parte dos animais que foram resgatados da floresta, por estarem machucados ou doentes. São mais de 50 bichinhos e quase 960 gêneros de plantas, vivendo em uma estrutura muito bem projetada e organizada. Aproveite para curtir esse passeio no mesmo dia em que visitar a Hidrelétrica de Itaipu.
Uma das opções para quem quer curtir a noite em Foz é a Churrascaria Rafain. Mais do que um restaurante, o local também oferece aos seus clientes um espetáculo com músicos e dançarinos mostrando as danças típicas dos 8 países que compõem a América Latina. A churrascaria possui ambiente climatizado e um cardápio de carnes nobres, entre outras delícias.
Um dos maiores templos muçulmanos do mundo, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab é de um esplendor surpreendente, além de ser uma ótima oportunidade para o viajante conhecer um pouco da cultura islâmica sem precisar sair do Brasil. Para aproveitar o passeio de maneira completa, é necessário agendar a visita. Mulheres só podem entrar de véu, mas quem estiver desprevenida não precisa se preocupar: o local possui algumas unidades para empréstimo logo na entrada.
Aproveite para conhecer as 120 estátuas de buda, os jardins e a arquitetura desse templo, que foi construído em 1996. O local é um ótimo refúgio para quem busca um lugar tranquilo para meditar, além de garantir uma bela vista de Foz e da vizinha Ciudad del Este. Certamente você vai tirar belíssimas fotos por lá!
No Marco das Três Fronteiras, você encontrará um obelisco erguido para marcar a divisa entre os três países: Brasil, Argentina e Paraguai. É um lugar calmo e muito limpo, mas, se quiser dar um plus no passeio, pode visitá-lo durante o pôr do sol, quando acontece um espetáculo com luzes nas fontes das águas. Por fim, você pode jantar no restaurante Cabeza de Vaca, que oferece área climática, além de um cardápio de primeira.
Não sabe onde se hospedar nas proximidades de Foz? Confira algumas opções de hotéis que atendem a todos os tipos de orçamentos e perfis de viajantes:
Puerto Iguazú é uma cidade argentina que faz fronteira com o Brasil, localizada a 18 km de Foz. De carro, são apenas 35 minutos de viagem, seguindo pela Avenida das Cataratas. Vale a pena visitá-la principalmente à noite, para aproveitar os bares e restaurantes superelogiados. Confira algumas opções a seguir:
Fazer compras em Ciudad del Este, no Paraguai, vale muito a pena. Não só pela variedade de produtos, mas também pelos preços baixos. O valor máximo permitido é de 300 dólares por pessoa. Caso passe disso, será cobrada uma taxa de 50% sobre o valor da mercadoria na alfândega.
Para chegar até lá, será necessário atravessar a Ponte da Amizade, o que pode ser feito a pé, de carro ou de ônibus. Grande parte dos hotéis contam com traslados que te deixam no Paraguai e te buscam no horário combinado. Já separe seu calçado mais confortável, roupas levinhas (já que a cidade é bem quente!) e prepare-se para bater perna nas seguintes lojas:
Se você precisa de mais motivos para se convencer de que viajar para Foz é uma ótima ideia, os registros abaixo vão acabar com sua indecisão. Veja lindas fotos dos principais pontos turísticos da cidade:
Dicas anotadas? Agora é hora de preparar sua mala (não se esquecendo de reservar um espaço para as compras) e ter uma boa viagem! Se a ideia for esticar o passeio até o país vizinho, veja estes lugares na Argentina para visitar além de Buenos Aires.