Por Vivian Camacho
Atualizado em 03.02.23
A pequena cidade de São Thomé das Letras é pequena só no tamanho, mas se torna grandiosa quando o assunto é beleza natural e boas vibrações. Considerada uma cidade mística, abriga comunidades alternativas e possui lugares incríveis que prometem renovar suas energias.
Publicidade
Há quem acredite que São Thomé é um dos sete pontos energéticos da Terra, e por isso é bastante procurada por sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, além dos que buscam pelas supostas aparições de OVNIs. Conheça a seguir um pouco mais sobre este misterioso e magnífico destino:
São Thomé das Letras está localizada ao sul de Minas Gerais. O acesso não é difícil, e se você decidir ir de ônibus, terá que primeiro chegar até as cidades de Três Corações ou Caxambu, de onde partem as conduções até a cidade. Se a opção for ir de carro, partindo de São Paulo são aproximadamente 350 km, em uma viagem que durará em torno de quatro horas.
Com certeza você se banhará na queda de uma das inúmeras cachoeiras espalhadas por São Thomé. Este é um dos programas que não podem ficar de fora de seu roteiro durante a viagem. Confira quais são elas e aproveite para relaxar e se energizar:
A mais bela cachoeira de São Thomé está localizada em uma área de preservação e rodeada por uma mata fechada, que garante um visual incrível. Apesar de ser um pouco mais afastada da cidade (16 km), é bastante procurada, inclusive para a prática de rapel. Seu acesso se dá através de uma trilha de 200 metros que é pouco sinalizada, portanto, fique atento e não se aventure sozinho.
Uma linda queda d’água forma uma piscina natural onde as pessoas costumam se divertir saltando através de cordas amarradas nas árvores. A Cachoeira da Lua recebeu este nome, pois durante as noites de lua cheia, o reflexo na água do satélite natural forma um visual ainda mais incrível e mágico. O local é um dos atrativos do complexo turístico da Lua, recebendo diversos turistas principalmente aos finais de semana, quando acontece uma feirinha de artesanatos.
A cachoeira Véu da Noiva é uma das mais visitadas da cidade. Sua queda d’água de aproximadamente 20 metros forma um poço de dois metros de profundidade de águas bem geladas. O local fica sempre muito cheio de visitantes, e as pedras ao redor da cachoeira são bem concorridas. Tente chegar cedo e garantir o seu lugar ao sol.
Publicidade
Por ser pertinho do centro, os mais aventureiros podem arriscar uma caminhada de três quilômetros até chegar a cachoeira. O acesso é fácil e bem sinalizado, portanto sem riscos. Um poço raso com águas cristalinas e a presença de muitas borboletas, em algumas épocas do ano, garantem a magia do local.
É uma das menos visitadas da cidade, e a falta de sinalização do local pede pela ajuda de um guia para chegar até lá. A corredeira ao longo de seu percurso de um quilômetro forma várias quedas d’água, onde é possível relaxar e curtir o visual. Além disso, no local você ainda observará algumas pinturas rupestres, que são típicas da região.
Na lista das mais bonitas da cidade está a Cachoeira Eubiose, não muito longe do centro, e com acesso fácil e bem sinalizado. O lugar é ótimo para curtir o dia e aproveitar as outras quedas menores que se formam ao redor dela.
Bastante visitada por famílias, esta cachoeira de águas rasas é ideal para a criançada se divertir sem perigo. Já os adultos podem aproveitar o tempo por lá para tomar uma ducha revigorante, que mais parece uma massagem natural.
Essa é uma opção para a galera que gosta e faz questão de conhecer todas as cachoeiras possíveis do lugar onde está. A Cachoeira da Chuva não é muito visitada por seu difícil acesso, e até mesmo por não ser tão conhecida. Sua queda d’água não é muito forte e lembra uma chuva, daí a origem de seu nome. Por não formar poços de água, o ideal para se refrescar por lá é se aventurar pelas pedras.
Os mais destemidos vão adorar curtir a trilha deste local, que exige um pouquinho mais de esforço físico. As pequenas cachoeiras existentes no trajeto até lá fazem a caminhada valer a pena, no entanto, não se aventure sozinho. Para quem vai pela primeira vez, o indicado é procurar um guia que conheça bem a região para não correr o risco de se perder pelo caminho.
No mesmo percurso de águas e logo abaixo da Véu da Noiva fica a Cachoeira Paraíso, um ótimo lugar para quem quer passar um pouco mais de tempo, e talvez até se bronzear na pequena faixa de areia que tem por lá, ou apenas curtir um visual que faz jus ao nome que o local leva.
Não é só por suas cachoeiras que São Thomé das Letras é muito procurada. O local misterioso e de boas energias abriga pontos turísticos cheios de histórias, e lendas que atraem muitos curiosos. Confira os pontos mais interessantes a serem visitados na cidade:
A construção simples de pedra e com uma cobertura em formato de pirâmide é um dos locais de onde se tem uma vista completa dos arredores da cidade. É um dos pontos de maior visitação de São Thomé, onde todas as tardes vários turistas disputam um espaço para assistir a um incrível pôr do sol. A magia do momento fica completa ao som de artistas locais que sempre aproveitam para mostrar seus trabalhos.
Publicidade
No ponto mais alto da cidade está cravado este grande Cruzeiro. Além de ter um visual deslumbrante, o local se tornou o ponto de encontro de todos que esperam para ver um lindo amanhecer.
Dentro do Parque Municipal Antônio Rosa fica a formação rochosa que lembra a silhueta de uma bruxa, curiosidade esta responsável por tornar o local em um dos mais visitados da cidade. É possível subir na pedra, porém exige um pouco de cuidado devido à altura e falta de estrutura. Além disso, existe uma crença que a bruxa escondida por lá pode te derrubar. Corajosos de plantão: não deixem de se aventurar, pois o esforço da subida e a vista lá de cima também valem muito a pena.
O conjunto Nossa Senhora do Rosário foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1985. Fazem parte desse conjunto a Praça e a Igreja de Pedra, que foram construídas no século XVIII por escravos. Uma das curiosidades dessa construção é que ela foi feita exclusivamente de pedras, extraídas da região, sobrepostas sem ajuda de argamassa ou qualquer outro material.
A construção em estilo barroco, localizada na praça central da cidade, se deu por volta de 1785. Em seu interior é possível encontrar vários ornamentos angelicais no estilo rococó, característica que atrai muitos amantes de artes, além de pinturas assinadas por José Joaquim da Natividade, discípulo de Aleijadinho.
De início, a Ladeira de Amendoim parece um local sem muitos atrativos, mas esse ponto turístico atrai muitos turistas e curiosos por conta de um lenda muito famosa: se você deixar o carro desligado e desengatado no meio da via, ele se movimentará sozinho, ladeira a cima. Duvida? Faça você mesmo essa experiência e se surpreenda com o que vai ver.
Essa gruta é parada obrigatória, pois foi ela que deu origem ao nome da cidade. Segundo a lenda, um escravo fugitivo escondeu-se nela, onde teria encontrado São Thomé. O santo pediu ao homem que retornasse e entregasse ao seu dono uma carta. Mesmo que o conteúdo seja desconhecido até hoje, ela foi responsável por sua liberdade. Em seguida, o senhor do engenho foi até o local em busca do autor da carta, mas encontrou somente uma imagem de São Thomé, a qual está até hoje exposta na Igreja Matriz da cidade, logo ao lado da gruta.
Algumas das lendas mais curiosas da cidade giram em torno dessa gruta. Uma delas diz que através dela, pode-se chegar até a cidade de Machu Pichu, no Peru, cerca de 4 mil km de distância. Outra lenda conta que existe um portal dentro da gruta capaz de levar as pessoas para outra dimensão. A verdade é que até hoje ninguém conseguiu explorar o local em sua totalidade, e apesar de estar interditada e com acesso proibido, ainda atrai muitas pessoas que acreditam que a área possui muitas energias.
São Thomé das Letras oferece uma variedade de opções de hospedagens, que vão das mais simples até algumas bem requintadas. O que não falta por lá, com certeza, é hospitalidade e excelente atendimento. Veja algumas sugestões para os diferentes estilos de viajantes:
Com seus encantos e mistérios São Thomé é uma cidade que tem atrativos para todos os tipos de turistas. Independentemente de qual seja seu estilo, o fato é que você certamente vai se encantar, e voltará para casa com as energias renovadas. Aproveite as nossas dicas e comece agora mesmo a programar a sua viagem.