Por Pablo Mingoti
Em 13.10.23
Ponta Grossa é um destino pouco conhecido no Paraná, porém repleto de atrativos naturais que encantam os visitantes. A cidade, que fica pertinho da capital do estado, guarda parques rodeados por natureza e paisagens de tirar o fôlego. É o refúgio perfeito para quem quer evitar o estresse das cidades grandes. Confira o guia abaixo e monte seu roteiro de viagem!
Publicidade
Ponta Grossa fica a 120 km da capital Curitiba, em cima de uma colina nos Campos Gerais do Paraná. Florianópolis fica a 416 km e São Paulo a 510 km.
O pequeno aeroporto de Ponta Grossa possui poucas opções de voos, e por preços caros. Por isso, é comum que os viajantes cheguem ao aeroporto de Curitiba e sigam o trajeto com carro ou ônibus. A rodoviária oferece viagens para Ponta Grossa. Se você for de carro, fique tranquilo, pois a estrada possui boa infraestrutura.
Por fim, saiba que a principal rodovia de acesso é a BR-376, duplicada e com pedágios. Para se locomover na cidade, esteja disposto a alugar um carro, pois muitas atrações ficam distantes uma da outra.
Ponta Grossa fazia parte da famosa Rota dos Tropeiros, em 1704, época em que o nome da cidade supostamente surgiu. A origem do nome está conectada a uma colina grande, que podia ser vista de qualquer ângulo por quem circulava pela região. A chegada dos trilhos permitiu um crescimento comercial e cultural. Imigrantes europeus, como ucranianos, alemães, poloneses e italianos, começaram então a desembarcar no local.
A cidade é conhecida como a “Princesa dos Campos”, mas ninguém sabe ao certo o motivo. Especulam ser apenas um apelido carinhoso dos moradores, pois a cidade fica nos Campos Gerais do Paraná. A história dos bairros de Ponta Grossa é relacionada muito com as paisagens e, por isso, seus nomes eram conectados à natureza, como Boa vista, Chapada e Jardim Carvalho. Junto com as cidades vizinhas, como Carambeí, Palmeira e Teixeira Soares, Ponta Grossa vem ganhando cada vez mais notoriedade no turismo.
Uma das vantagens de viajar para Ponta Grossa é que o destino garante passeios inesquecíveis em qualquer período do ano. No entanto, caso queira curtir as atrações em meio à natureza, com cachoeiras e piscinas naturais, os meses de verão são ideais. Conheça as atrações de Ponta Grossa.
Publicidade
O Parque Estadual Vila Velha é um ponto turístico popular de Ponta Grossa. É comum os turistas irem direto para o destino, que oferece trilhas incríveis. Para conhecer as Furnas e a Lagoa Dourada, é preciso percorrer uma trilha calçada, a trilha do bosque ou dos arenitos. Além disso, o parque tem arvorismo, passeio de balão estacionário, tirolesa, caminhada noturna e um percurso de 22 km para o cicloturismo.
O Buraco do Padre fica em um parque de mesmo nome. Trata-se de uma falha geológica em rochas com 40 m de profundidade, por onde há a queda de uma cachoeira. O acesso também é simples: uma passarela de madeira conecta a essa paisagem deslumbrante. Há tirolesa e uma experiência noturna no parque, que são pagos à parte.
A Fenda da Freira também está dentro do Parque do Buraco do Padre, mas é uma atração à parte. Ou seja, além da entrada do parque, de R$ 48, é preciso desembolsar mais R$ 40 para conhecer a paisagem. Trata-se de um corredor de 300 m entre formações rochosas de arenito. O passeio conta com um monitor, que acompanha os visitantes e explica sobre a atração.
Pegue a estrada por 24 km para chegar até a entrada da Cachoeira da Mariquinha. Estacione o carro e percorra mais 15 minutos por uma trilha até uma cachoeira de 30 metros que despenca em um poço, uma bela piscina natural. É um local de contemplação e também para se refrescar do calor. Há banheiros e uma pequena lanchonete no local.
Um pequeno balneário com piscinas naturais que formam prainhas, além de pequenas cachoeiras e corredeiras. É um espaço ao ar livre, que atrai muitos moradores para um dia de descanso. Churrasqueiras e lanchonete fazem parte da estrutura. O Capão da Onça fica a 15 km de Ponta Grossa. No trajeto, há um pequeno trecho com estrada de terra.
Percorra 18 km do centro de Ponta Grossa, sendo 8 km de estrada de terra, para chegar a uma unidade de conservação municipal. A natureza é a atração principal, com cachoeiras, uma delas de 30 m. A estrutura conta com restaurante e uma área de camping.
Há 27 km de Ponta Grossa fica o Refúgio das Curucacas, com trilhas, a famosa Pedra da Onça e áreas para camping e escalada. A atração principal são as furnas gêmeas, cobertas por uma vegetação que forma um local perfeito para contemplar o pôr do sol. O atrativo também é conhecido como Furnas do Passo do Pupo.
Com várias lojas reunidas em um só lugar, o Shopping Palladium é considerado um dos maiores centros de compras de Ponta Grossa. Lá você irá encontrar tudo o que precisa. Além das lojas, você pode aproveitar outras atrações dentro do estabelecimento, bem como explorar a gastronomia.
No mosteiro, vive uma comunidade de 30 monges que compartilham os ensinamentos da Regra de São Bento. Além de receber hóspedes, a Abadia da Ressurreição recebe visitantes que desejam conhecer um pouco da cultura. É possível passar pelo bosque, a capela e a loja do local. A entrada é gratuita e não precisa de agendamento. A capela fica aberta todos os dias, para quem quer participar da Santa Missa.
Publicidade
Há excelentes locais para comer em Ponta Grossa, com cardápios para agradar todos os paladares. Você pode degustar os melhores pratos no Tomate Seco Restaurante e Pizzaria, no Sete Fusion Cuisine, no italiano Miro Cozinha e Vinho, no Famiglia Zaparolli e no La Gôndola, esse último com ótimo custo-benefício.
Visite também o centrinho de Ponta Grossa, com alguns edifícios de arquitetura antiga. A segurança em Ponta Grossa é alta, portanto, é possível passear tranquilamente pela região.
Apesar de ser uma cidade com clima de interior, os hotéis possuem uma ótima infraestrutura, ideais para quem quer passar um tempo na região. Confira onde ficar em Ponta Grossa.
Os hotéis costumam receber muitos viajantes que estão em uma roadtrip, pois é o caminho para outros destinos do Brasil. Nas opções listadas acima, você pode fazer uma parada estratégica para descansar.
A seleção de vídeos abaixo mostra as atrações principais de Ponta Grossa, com dicas de quem já visitou o local. Portanto, valem a pena ser anotadas. Aperte o play e confira as experiências dos youtubers nos melhores pontos turísicos!
Faça um passeio com o Canal Só Para Conhecer pelo Parque Vila Velha, lar de paisagens incríveis, como cachoeiras. Além disso, eles foram descobrir o Buraco do Padre. A dica principal do casal é visitar a cidade de carro, para economizar tempo e evitar o cansaço.
A natureza e as paisagens do Parque Estadual fazem parte desse vídeo do Riscando o Mapa com Talis e Maycon. O casal mostrou como é o transporte até o destino. Já no ponto turístico, houve a presença de um guia explicando sobre a história do local. Veja como é a natureza que o rodeia.
O canal Latitude Infinita mostrou se vale a pena conhecer o famoso Parque Buraco do Padre. Com certeza, as imagens vão te motivar a fazer esse passeio. Eles visitaram na época da pandemia, então é possível que haja mudanças em algumas regras do parque.
Antes de viajar, lembre-se de decidir quais pontos você deseja visitar primeiro para traçar um roteiro conveniente, já que muitos locais podem ser distantes. Aproveite para tirar lindas fotos durante a viagem, como as que você verá no próximo tópico.
Confira imagens deslumbrantes do destino do Paraná, além de algumas atrações extras que não foram citadas até aqui.
Ponta Grossa oferece, sem dúvida, um passeio agradável pela natureza do Paraná. Agora, se você procura um pouco mais de movimento e uma cidade grande, pode descobrir as atrações em Maringá, considerada a melhor cidade para se viver no Brasil.