Por Sheila Almendros
Atualizado em 05.05.22
Toronto é a maior cidade do Canadá e está entre as cinco maiores da América do Norte. Foi considerada pelo Economist em 2017 a quarta melhor cidade do mundo para se viver, e não é para menos: mesmo com toda a sua atmosfera urbana, recheada de atrações culturais e turísticas, a capital de Ontário preserva a tranquilidade e segurança de um destino interiorano.
Publicidade
O mais legal de tudo é que metade da população desta cidade é formada por imigrantes, e isso quer dizer que você encontrará uma mistura de grupos étnicos de todas as partes do mundo. Deve ser por conta desta receptividade, somadas a sua organização e funcionalidade, que muitas pessoas escolhem Toronto como o destino ideal para fazer intercâmbio, não acha?
Como toda boa metrópole, Toronto oferece aos seus moradores e turistas centenas de atividades culturais, educacionais e de entretenimento, disponíveis durante todo o ano, ou especiais para determinadas épocas, que prometem deixar qualquer viajante ocupado. Confira as principais.
O pequeno arquipélago no lago de Ontário formado após a violenta erupção de um furacão é um dos principais pontos turísticos da região. É um verdadeiro convite ao descanso e imersão na natureza. Para chegar até as ilhas, é necessário fazer um passeio de ferry, de aproximadamente 20 minutos de duração (a passagem custa $7,25 ida e volta). Dica: o ideal é você começar a tour pela Centre Island, alugar uma bicicleta e conhecer as outras ilhas menores pedalando.
Se ao avistar a incrível fachada espelhada do Museu Real de Ontário o viajante já se impressiona, imagine depois de conferir o seu acervo completo, formado por artes, arqueologia e ciências? Por lá você garantirá uma verdadeira aula de história, já que diversas estátuas, fósseis e até meteoritos estão expostos por todo o moderno edifício. A atração fica aberta todos os dias das 10h às 17h30 (às sextas, o horário é estendido para as 20h30).
Se você procura por um bom lugar para fazer compras, eis aqui o seu destino certo. O Toronto Eaton Centre é um dos principais pontos comerciais do estado. Além de reunir centenas de lojas renomadas e populares, você também terá acesso ao metrô e ao PATH, a famosa passagem subterrânea usada para se locomover durante o rigoroso inverno canadense.
Conheça todas as lojas disponíveis neste shopping clicando neste link.
Este é o ponto turístico mais importante de Toronto, e isso quer dizer que ele não pode ficar de fora de seu roteiro. Com 553 metros de altura, esta torre de comunicação foi considerada a mais alta do mundo em sua categoria. Ela oferece ao turista uma das vistas mais privilegiadas da cidade — inclusive, em dias de céu aberto, é possível ver até as Cataratas do Niágara!
A entrada na bilheteria custa $35 (se você comprar pelo site com até 24 horas de antecedência, tem um descontinho), e as atividades promovidas no edifício são cobradas a parte.
Publicidade
Crianças e adultos se divertem nesta atração que reúne diversas espécies aquáticas, como tubarões, peixes, tartarugas e moluscos. A estrutura projetada para receber os visitantes é moderna, e valoriza ainda mais a experiência durante o passeio. Confira o site oficial clicando aqui para saber mais sobre horários, atrações e ingressos.
Esta galeria de arte com mais de 45 mil metros quadrados abriga cerca de 90 mil obras, entre exposições fixas e itinerantes. O ideal é tirar um dia inteiro para conhecê-la direitinho, caso você seja um viajante aficionado pelo tema. O edifício fica pertinho do Chinatown, a cinco minutinhos a pé da estação do metrô St. Patrick.
Difícil será você não se apaixonar por todo o esplendor da Casa Loma! A antiga residência do Sir. Henry Pellat é uma das maiores habitações do Canadá, com 98 cômodos espalhados por 4 extensos andares, e um jardim de 20 mil metros quadrados para deixar qualquer um boquiaberto. Além de admirar toda a arquitetura do castelo, a mobília antiga superconservada e a decoração clássica, não deixe também de curtir todas as passagens secretas do edifício, contando inclusive com um túnel no subsolo. Imperdível!
O High Park é um dos principais parques de Toronto, e também um dos locais mais agradáveis para curtir um dia ensolarado na cidade. Além de apreciar a paisagem encantadora, o visitante poderá praticar esportes, fazer piquenique, desbravar trilhas, passear de trem e visitar o zoológico gratuito que o espaço abriga.
Os 47 antigos galpões da destilaria Gooderham & Worts, localizados no histórico bairro Distillery District, hoje abrigam centenas de ateliês, cervejarias, galerias de arte, lojas e restaurantes, que fazem da região um local boêmio e bastante frequentado por moradores e turistas. Aproveite para caminhar pelas ruas admirando a arquitetura, e também curtir a noite por lá: quem já foi diz que é um programa promissor!
O primeiro e o maior parque temático do Canadá fica pertinho de Toronto, precisamente a 50 km ao norte do centro da cidade, em Vaughan. A atração fica aberta de maio a setembro (fecha no rigoroso inverno canadense), e conta com diversos brinquedos, inclusive 17 montanhas-russas radicais, para delírio dos mais aventureiros. O Canada’s Wonderland garante uma infraestrutura completa para atender os quase 4 milhões de visitantes que recebe por ano, com restaurantes, banheiros, estacionamento, uma organização de bater palmas, e claro, muita diversão garantida.
Os amantes de esportes não podem deixar de dar uma passadinha no Rogers Centre, mesmo se não estiver rolando nenhuma partida de baseball. A tour guiada, com 45 minutos de duração, mostra um pouco da história do edifício, a sua construção, e também a sua infraestrutura. Ah! O local também pode ser visto do alto da Torre CN!
A importância da Yonge Street está para Toronto assim como a Avenida Paulista está para São Paulo. Na década de 1990, o local foi considerado a maior rua do mundo e é lá onde muita coisa acontece: a redação do jornal mais lido de Toronto fica no início da via e há centenas de pontos turísticos interessantes por todo o seu percurso, como o Hockey Hall of Fame, Sony Centre For The Performing Arts, Canon Theatre, College Park, Dundas Square e o Eaton Centre.
Se a sua viagem está programada para os dias mais quentes de Toronto, não deixe de visitar o Kesington Market, um bairro superdescolado que reúne inúmeros restaurantes e lojas, em meio aos diversos grafites produzidos entre um muro e outro. O local é bastante frequentado durante o dia, mas a noite a atmosfera da região muda, já que os barzinhos ficam responsáveis pela agitação do distrito.
Publicidade
Apesar de ficar um pouquinho afastado do centro de Toronto, este zoológico vale o esforço do deslocamento. São mais de 500 espécies de animais, abrigados em perfeitas condições em mais de 700 hectares de terra. Durante o verão, o local ainda oferece algumas atrações adicionais, como o parque aquático infantil Splash Island, e um espaço bem gostoso para curtir um piquenique. Confira os horários e valores de ingressos no site oficial.
A Queen Street é uma via que corta diversos bairros de Toronto, e tem de tudo um pouco: restaurantes, sorveterias, bares, lojinhas, cafés, festivais de jazz, pubs, e até praias pelas proximidades, tudo isso passeando entre os estilos boêmio, hippie, industrial e moderno, que diversos pontos da via apresentam. Aliás, é por ali que está a Distillery District e a antiga prefeitura de Toronto.
O edifício datado de 1831 abriga diversas barraquinhas que comercializam pães, massas frescas, sobremesas, carnes, peixes, queijos, vegetais, entre outras delícias. Há também alguns bons restaurantes, responsáveis por chamar a atenção de diversos turistas a procura de bolos, sanduíches, sopas, saladas, entre outras refeições. Os restaurantes mais recomendados por quem já visitou o St. Lawrence Market são o Buster’s Sea Cove e o Carousel Bakery.
A principal estação de Toronto possui ligação com o PATH e alguns pontos turísticos, como a CN Tower e o Ripley’s Aquarium of Canada, além de servir como ponto de partida para outros destinos, como Montreal e Ottawa. São mais de 250 mil passageiros circulando por ali diariamente, e este patrimônio da cidade ainda conta com cafeterias e lanchonetes charmosas por toda a sua extensão.
Adicione um pouco de adrenalina na sua viagem caminhando pela Edgewalk at CN Tower, a passarela mais alta do mundo (e também deve ser a mais estreita, já que ela mede apenas 1,5 metros de largura), onde você circula com as mãos livres, e devidamente equipado, a 553 metros de altura – sente só a atmosfera da atração neste vídeo aqui.
Esta é uma das praças mais badaladas da cidade, responsável pelo encontro entre as vias Yonge e Dundas. Por lá acontecem diversos eventos durante todo o ano, inclusive shows, que reúnem pessoas de diversas tribos e idades. É também uma opção a mais em seu roteiro de compras — fica a dica.
Os canadenses são loucos por hóquei assim como os brasileiros amam o futebol. E claro que o esporte preferido deles é devidamente representado por um museu dentro do Bank of Montreal: o Hockey Hall of Fame. O acervo conta com um vasto material, responsável por narrar a história deste esporte, através de artigos pessoais de jogadores, vídeos, troféus e áreas interativas. Para mais informações, visite o site oficial.
Com a revitalização da orla do Lago Ontário, surgiu o Harbourfront Centre, um espaço batizado como centro cultural, que promove diversos eventos bacanas, principalmente durante o verão, como shows, competições, feirinhas e espetáculos. Você não vai se arrepender de conhecer este agradável local.
Esta praça central de Toronto fica entre a Bay e a Queen Street, e é o local onde está situado o novo e o antigo prédio da prefeitura. Ao longo do ano, diversos eventos acontecem por ali, como o Cavalcade of Lights (perto do Natal, quando inauguram a pista de patinação de gelo), o Toronto no Ano Novo, quando comemoram o réveillon com muita música ao vivo e queima de fogos, entre outras festas.
Ao visitar o Centre Island, não deixe de conhecer o Centreville Amusement Park, uma atração aberta entre junho e setembro com diversos brinquedos para a criançada se divertir, como trenzinho, pedalinhos, carrossel, trem fantasma, roda gigante, entre outros. O local também oferece espaço exclusivo para piquenique, restaurantes e barraquinhas de comida.
Para os turistas que não dispensam um bom passeio histórico, o Fort York é uma boa opção. Construído pelo governo do Reino Unido em 1793, o local foi totalmente destruído na Batalha de York , em 1813, e reerguido com o fim da guerra. Hoje, os edifícios são utilizados para fins educacionais e culturais, abrigando escolas e museus.
Este enorme museu reúne o que há de melhor em exposição interativa ligada à ciência no Canadá, que pode ser curtida não só por crianças, mas também por adultos, até mesmo os que não possuem o domínio da língua inglesa. Dedique ao menos de 3 a 4 horas do seu dia para conhecer cada atração (há até um cinema IMAX por lá) — informe-se melhor sobre horários e ingressos clicando aqui.
A Hanlan Point Beach é uma praia de nudismo localizada em Toronto Islands, mas não se preocupe, pois tirar a roupa ali é somente uma opção (há uma área específica e reservada para a prática). A praia fica apenas 5 minutos de distância do porto, e é um local perfeito para relaxar o dia todo, e de quebra garantir um bom bronzeado. Dica: atente-se aos horários do ferry para programar a sua volta.
Situada na Waterfront de Toronto, a Sugar Beach é um local para ser curtido da areia. A água é imprópria para banho, mas isso não tira o encanto da região, acredite. No verão, você pode relaxar embaixo de um dos guardas-sol rosa, se deliciar com uma bela refeição em um dos restaurantes do pátio e curtir o cenário do entorno. Dica: no inverno, a paisagem se transforma e ganha novas cores, perfeita para tirar belas fotografias.
O Gooderham Building é um edifício histórico, construído em 1892. Nele, funcionam diversas salas comerciais, que obviamente não podem ser visitadas, mas o seu porão abriga um pub incrível chamado The Flatiron and Firkin. Que tal fazer uma de suas refeições por lá?
O histórico palacete de Spadina Road, que serviu de residência até 1982, teve o seu edifício doado à cidade pela família Austin (os últimos moradores do imóvel) e transformado em museu operado pela Divisão de Cultura da Cidade de Toronto. Nele, o visitante terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco da história da cidade através de seu acervo formado por uma coleção intacta de artes decorativas, obras de arte, participações de arquivamento e contribuições financeiras da família para o governo.
De encontro com a avenida College Street fica o charmoso Queen’s Park, um local super agradável para passear ao ar livre, fazer piquenique, e de quebra, conhecer o Parlamento de Ontário, a Universidade de Toronto e os museus Royal Ontario e Gardiner. Durante o verão, o parque fica ainda mais movimentado, principalmente aos finais de semana, quando diversos eventos culturais são promovidos por lá.
As dicas a seguir certamente te ajudarão a organizar a sua viagem para Toronto da melhor maneira. Tome nota:
Está com dúvidas sobre qual hotel em Toronto escolher? O Viajali te dá uma mãozinha.
O hotel Chelsea oferece uma estrutura completa para famílias, com serviços de babá, berço grátis, atividades supervisionadas e até clube infantil. Para os adultos, academia, terraço na cobertura e wi-fi grátis.
Com vista para um dos principais cartões postais da cidade, o Grand Royal Condos oferece quartos com cozinha completa acoplada e ar condicionado, piscina externa, casa noturna, terraço na cobertura, lavanderia, churrascaria, e mais uma infinidade de opções que o categoriza como um hotel 4 estrelas.
Mesmo quem viajará para Toronto durante o inverno, neste hotel o hóspede relaxará na piscina interna e nas salas de massagem entre um passeio e outro. Grandes grupos também poderão contar com quartos conjugados e arrumação diária. O wi-fi fica por conta da casa.
O Studio 6 é uma opção perfeita não só para quem vai para Toronto a passeio, mas também a trabalho. O local oferece café e chá na área comum, serviço de lavanderia, wi-fi grátis, e quartos equipados com ar condicionado e cozinha completa.
Com ótima localização, o Hotel Carlingview Toronto Airport oferece translado de ida e volta para o aeroporto, lan house, lareira no saguão, serviço de lavanderia e wi-fi grátis.
Os registros publicados no Instagram comprovam que este destino é realmente um sonho:
Durante a sua viagem a Toronto, atrações que não faltarão para se divertir, não acha?