Por Sheila Almendros
Atualizado em 27.03.23
Vancouver é um destino que você pode esperar de tudo: há todas as características de uma grande metrópole, misturadas à encantadora beleza natural que a torna uma das cidades mais belas do mundo.
Publicidade
A maior cidade do oeste do Canadá possui uma das temperaturas mais amenas do país e, por isso, é um lugar perfeito para ser curtido em qualquer época do ano. Durante o verão, as praias ficam lotadas de moradores e turistas que querem se refrescar e garantir um belo bronzeado, enquanto no inverno as atenções são voltadas para o alto das montanhas cobertas de neve.
Como todo bom viajante precisa de um roteiro perfeito, selecionamos 28 atrações imperdíveis nesta calorosa e colorida cidade canadense, que vão desde opções regadas a cultura e história, atividades movidas a adrenalina, ou atrativos em meio a natureza para curtir a paisagem e relaxar. Confira:
Além de ser um museu incrível para curtir com toda a família, o Science World é um dos cartões postais mais famosos de Vancouver. O local conta com acervo interativo e um cinema para até 400 pessoas com exibições relacionadas à exploração do espaço. Aberto diariamente, das 10h às 18h. A entrada custa $30.
Apesar de ser chamado de parque, esta área é, na verdade, um complexo com diversas atividades e atrações, como um museu, aquário, praias, trilhas, calçadão e uma piscina aquecida que fica aberta durante o verão (de maio a setembro). Caso queira curtir ao máximo este passeio, alugue uma bicicleta e explore toda a região.
Com 137 metros de extensão e em uma altura de 70 metros, a Ponte Suspensa de Capilano é a principal atração do parque homônimo, e a sua travessia é recomendada para pessoas que não têm medo de altura (inclusive, ela balança bastante!). Do outro lado da ponte há uma trilha, e durante o passeio o guia oferece uma aula de educação ambiental.
Não deixe de curtir também o cliffwalk, uma passarela presa as rochas, que oferece uma vista incrível da região.
Este pitoresco bairro é muito visitado por turistas que passam por Vancouver, por conta das diversas lojas de souvenirs, cafés, bares e restaurantes, além de sua arquitetura apaixonante. É uma das regiões mais antigas da cidade, e todos os seus edifícios passaram por restaurações a partir da década de 1970.
Publicidade
A apenas 15 minutos do centro da cidade está a Grouse Mountain, uma atração para ser curtida em qualquer época do ano. É claro que as atividades realizadas por lá são adaptadas de acordo com a estação, mas faça frio ou calor, a vista no alto desta montanha é inesquecível. Conte com apresentações teatrais ao ar livre, restaurantes, área de observação de ursos, teleférico, esqui e snowboard e um gerador de energia eólica que merece a sua visita.
A primeira vista, o Canada Place vai te confundir: sua construção, apesar de estar bem fincada em chão firme, mais parece um grande transatlântico. E a ideia de sua arquitetura foi justamente esta – tanto é que as vezes a sensação ao entrar no edifício é de estar em alto mar. Em seu interior, alguns Cafés deliciosos dão um clima intimista ao ambiente, propício para namorar ou curtir um final de tarde batendo papo. Mas a grande atração do Canada Place sem dúvida são as salas IMAX: se puder, reserve um horário para curtir uma sessão – você não se arrependerá.
Lembra que citamos que no Stanley Park existe um aquário? Pois bem, é o Vancouver Aquarium! Ele é o maior do mundo em sua categoria, e abriga mais de 50 mil espécies marinhas em seus gigantescos tanques. Além de conhecer os animais, é possível ainda curtir alguns shows e até fazer carinho nas baleias. Para mais informações, clique aqui.
O ponto mais alto da cidade abriga os jardins mais bem cuidados (e belos) do mundo, distribuídos em 130 hectares, a 152 metros acima do nível do mar. É um dos pontos mais visitados por turistas, que procuram um bom espaço para curtir a tirolesa, lagos, pista de boliche ao ar livre, piscinas, quadras, ciclovia e gramado para piquenique. Sem dúvidas, é um local que merece estar em seu roteiro de viagem.
Se sua viagem está marcada entre os meses de junho e setembro, prepare-se para ver uma grande movimentação na English Bay, a praia ao lado do Stanley Park. Tanto os canadenses, como turistas e estudantes de intercâmbio adoram se refrescar em frente ao Oceano Pacífico durante o verão, curtir o calçadão e também fazer uma boa refeição nos dois pubs da região: o Milestone Grill Bar e o Boathouse Restaurant. Dica: aproveite para assistir o pôr do sol por lá, entre 21h e 22h, pois o espetáculo refletido na água promete ser inesquecível.
É possível dizer que a Robson Street é o coração de Vancouver. Durante o dia, o local é um ótimo destino para fazer compras, contando com diversas marcas renomadas preenchendo as suas vitrines, como Levis, Armani, Louis Vuitton, Guess, Nike, Lacoste, entre outros. De noite, turistas, imigrantes e moradores buscam pelos melhores restaurantes, bares e pubs para se divertir e garantir uma boa refeição. Grande parte dos hotéis e albergues também estão por lá, facilitando a vida do viajante que busca por uma boa localização a preço justo. Quer saber mais? É só clicar aqui.
Se a ideia é incluir no roteiro um bom parque, com ponte suspensa, água limpa, natureza intacta e acolhedora, mas que não precise enfrentar grandes multidões de turistas e nem precise pagar um valor salgado como entrada, inclua o Lynn Canyon Park em sua lista. Por não ser tão popular como o Capilano Park, esta opção costuma não ter muitas pessoas, e o melhor, a entrada é gratuita!
Esta antiga área industrial serviu no passado como apoio para o porto da cidade, e hoje se transformou em um dos pontos mais legais para curtir com a família e amigos em Vancouver. São diversas lojas, galerias, restaurantes, cervejarias e também o Mercadão, que comercializa alimentos fresquinhos e deliciosos. A vista incrível do entorno é uma atração a parte, decorada por suas casinhas flutuantes contrastando com edifícios modernos. Dica: aproveite para conhecer a culinária local no Edible Canada, e a elogiada sopa de mariscos. O creme brulée também é o espetáculo da casa.
Depois de conhecer o Science World, que tal bater perna pelo bairro de Yaletown, para conhecer os diversos restaurantes, bares e lojas que compõem junto com os edifícios requintados uma arquitetura de encher os olhos? O local é bastante agradável, e em cada esquina você encontrará algo que realmente te surpreenderá. Aproveite a viagem para conhecer também o bairro vizinho, o…
Publicidade
Outro bairro incrível para conhecer a pé ou de bicicleta é o False Creek, oferecendo uma vista linda da baía. Os barzinhos na marina são os verdadeiros pontos altos do local, garantindo um agradável momento aos visitantes que querem curtir a paisagem entre uma bebida e outra. Muitas das atrações mencionadas neste roteiro estão localizadas por lá, ou seja, False Creek será a sua parada obrigatória uma hora ou outra!
Aproveite um dia ensolarado para desbravar todas as atrações escondidas do fantástico VanDusen Botanical Garden. São diversos jardins, lagos, labirintos e totens espalhados por toda a sua extensão, que formam o cenário perfeito para tirar fotos incríveis. O local oferece ainda espaço para piquenique e restaurantes, ou seja, dá para passar um dia inteiro se divertindo por lá. Estudantes e crianças não pagam a entrada, que para os demais custa em torno de $10.
Coal Harbour pode até não ser uma região popular entre os turistas, mas possui um charme inigualável e uma atmosfera bucólica capaz de render ótimas tardes. Além dos aviõezinhos devidamente pousados pelas redondezas (responsáveis pelo nome do bairro), centenas de cafés e bons restaurantes oferecem um cardápio gostoso, que podem ser degustados enquanto você curte uma vista privilegiada. Tá bom, ou quer mais?
Você provavelmente já viu esta ponte nos filmes “Premonição 5” e “Tron”, e apesar de ter seus minutos de fama na telona, a Lions Gate é um dos pontos mais famosos de Vancouver, assim como o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A ponte pênsil cruza o Burrard Inlet, e foi construída para fazer ligação entre a cidade de Vancouver e o distrito norte. Você terá uma bela vista desta construção em diversos pontos da cidade, então aproveite para tirar as melhores fotos dela!
O Museu de Antropologia de Vancouver é responsável por contar toda a história desta que é uma das primeiras cidade do Canadá (e por toda essa bagagem, dá para perceber que história é que não vai faltar neste acervo, né?). Localizado dentro da Universidade da Columbia Britânica, o edifício abriga uma grande variedade de artefatos e arte dos primeiros povos que moraram na região, além de diversos outros adornos de diferentes países, responsáveis pela expansão de Vancouver. Uma verdadeira aula educacional para adultos e crianças.
Também conhecida como “Kits”, esta praia é um verdadeiro point da cidade durante o verão, muito frequentada por moradores. A infraestrutura é perfeita, e conta com piscina climatizada, quadras, espaço para piquenique e churrasco, além de centenas de restaurantes e lojas legais no entorno. Se a intenção é conhecer um pouco mais da rotina dos canadenses, é melhor incluir Kitsilano Beach em seu roteiro.
A montanha mais alta de Vancouver é a atração preferida dos canadenses durante o inverno. Isso porque o local fica coberto de neve, e instrutores oferecem aulas de esqui e snowboard para iniciantes e profissionais, em seus mais de 20 percursos. Durante a temporada de verão, esses esportes são trocados por visitas guiadas, trilhas e mountain bike. Pensando bem, esta atração é perfeita para ser curtida durante o ano todo!
Situada na Columbia Britânica, a Galeria de Arte de Vancouver está em um ponto estratégico do bairro, com uma espaçosa praça a sua frente (como mostra a imagem acima). O seu acervo conta com exposições itinerantes de artistas internacionais e locais – uma parada obrigatória para viajantes amantes de arte. Confira a programação, horários e preços clicando aqui.
No topo do edifício Harbour Centre está o Vancouver Lookout, um mirante de 168 metros de altura, que oferece uma vista de 360 graus da cidade. Aproveite para contemplar do alto o bairro de Gastown, as montanhas das redondezas e também o Stanley Park. Dica: já na subida até o mirante, é possível ter uma prévia da paisagem pelo elevador de vidro. Um espetáculo!
O Lighthouse Park é mais uma opção de atração para quem busca um lugar sossegado para curtir um piquenique em um belo cenário. O local de 75 hectares ainda abriga uma floresta tropical, com diversas trilhas de diferentes graus de dificuldades – uma atividade perfeita para os dias de calor.
Localizado na Columbia Britânica, o Playland é o passeio ideal para toda a família ou grupos de amigos em busca de aventura. Conte com diversas atrações para adultos e crianças, como montanhas russas, carrossel, games, entre outras opções. Para mais informações sobre horários e ingressos, clique aqui.
Dividido em 5 pavilhões nos seus 28 hectares de extensão, o Bloedel Floral Conservatory abriga 3.500 espécies de flores nativas da Columbia Britânica, além de seus jardins asiáticos, alpes, entre outras atrações. É uma outra opção de entretenimento dentro da Universidade da Columbia Britânica, bem próximo do Queen Elizabeth Park, e fica aberto de terça a domingo das 10h às 17h.
Dedicado à exploração do espaço e da Terra, o Centro Espacial H. R. MacMillan é considerado um planetário/museu. Nele, diversas exposições e filmes fazem parte do acervo, muitos deles com temas sobre buracos negros, meteoros, cometas e planetas. Aproveite o passeio para interagir em uma nave espacial feita de Lego, tirar uma foto com roupa de astronauta e conhecer de pertinho uma rocha lunar.
Uma atração que não pode deixar de ser curtida durante o seu passeio pelo Canada Place é o FlyOver Canada, um simulador 5D que oferece uma imersão completa em um surpreendente voo por diversos pontos do país. A projeção é realizada em uma tela de 20 metros de largura, com ambientação de som e aromas de última geração. Você não vai perder, né?
Durante a sua viagem por Vancouver, fique de olho na programação do Rogers Arena, que além de promover diversos eventos esportivos, também é uma das principais casas de shows da cidade. A sua arquitetura também chama bastante a atenção, portanto, dê uma passadinha em frente ao local durante o seu passeio pela Columbia Britânica. Mais informações, acesse o site clicando aqui.
Conheça algumas informações e curiosidades sobre Vancouver que irão enriquecer a sua viagem com conhecimento e informação:
Prefere um hotel regado a luxo e conforto ou prefere economizar na hospedagem para curtir mais atrações? Veja a seguir algumas opções de hotéis para todos os gostos e tipos de viajantes:
Em uma estrutura 4 estrelas, pertinho do Canada Place, o The Fairmont Hotel Vancouver oferece ao seu hóspede uma estrutura completa com spa, restaurantes, piscina interna, um centro de bem estar e até armazenamento para esquis.
Situado na orla marítima, o Lonsdale Quay Hotel é a opção perfeita para grupos de viajantes, pois oferece quartos conjugados, banheiro privativo, terraço, academia e até lareira no saguão. O wi-fi é por conta da casa.
A atmosfera romântica do Moda Hotel é o que mais chama a atenção de casais que vão à Vancouver em busca de bons momentos a dois. Sua localização é perfeita (pertinho da praia), e os quartos contam com ar condicionado, wi-fi grátis e serviços de camareira e lavanderia.
O estilo vitoriano da fachada do Victorian Hotel é o que mais chama a atenção de quem passa pelas redondezas do Queen Elizabeth Theatre. Tanto o wi-fi como o café da manhã colonial são oferecidos gratuitamente pela casa, que conta com 47 quartos para não-fumantes.
Pertinho do Capilano Suspension Bridge está o Best Western Capilano Inn & Suites, um hotel com estrutura aconchegante e completa. Conte com piscina externa, recepção 24 horas, lan house e restaurante no local, além do estacionamento e wi-fi grátis.
Os registros fotográficos não mentem: Vancouver é realmente uma das cidades mais lindas do Canadá:
E se a ideia é estender um pouquinho mais a sua estadia no Canadá, que tal aproveitar a viagem para também conhecer Toronto? Veja bons motivos para incluir essa cidade em sua rota!