Por Sheila Almendros
Sevilha é um destino tipicamente tradicional. Terra do Flamenco e da Tourada, esta cidade histórica já serviu de moradia para os imperadores romanos Trajano e Adriano em seu passado mais distante, e tal marco influenciou efetivamente em sua arquitetura e grandes monumentos.
Publicidade
Falando em história, Sevilha carrega uma grande bagagem no descobrimento do Novo Mundo, pois se tornou o primeiro porto europeu com destino à América, em 1492. E é por isso que esta cidade possui inúmeras atrações que narram estes acontecimentos através da arte, documentos, construções e museus.
Apesar de toda a sua atmosfera romântica, Sevilha é movida por história e cultura. Os pontos turísticos que você conhecerá a seguir fazem deste destino um verdadeiro museu a céu aberto:
A antiga casa da Duquesa de Alba não é uma atração comum da rota turística, mas vale a pena ser visitada. O local é muito bem conservado, com seus belos jardins e arquitetura espanhola com influência mourisca. Toda a mobília e alguns objetos que pertenceram à antiga moradora estão expostos pelo local, onde também nasceu o poeta Antonio Machado. Para mais informações, visite o site oficial da atração.
O acervo do Museu Arqueológico de Sevilha é conta com obras assinadas por povos que passaram por Sevilha desde o período Paleolítico até a Idade Média. É uma atração perfeita para conhecer a fundo a história da cidade e o seu desenvolvimento no decorrer dos anos. Não deixe de visitá-lo quando passar pelo parque de María Luisa.
Este conjunto de palácios foi construído em diferentes estilos e tamanhos no decorrer dos anos, e ainda está em uso como alojamento de membros da Família Real e convidados célebres. Diversos eventos culturais são promovidos no espaço, e em 1984 ele foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Confira no site mais informações sobre ingressos, programação e horários de funcionamento.
Este anexo da Catedral de Sevilha é um das atrações turísticas mais visitadas, e também a mais antiga. Seus 105 metros podem ser vistos de todos os pontos da cidade e, por isso, se torna até uma referência de localização. Aproveite para subir as 35 rampas e 17 degraus para ter uma das melhores vistas panorâmicas da sua viagem.
Construída para a Exposição Iberoamericana de 1929, a Praça da Espanha demorou 14 anos para ficar pronta. Isso porque cada detalhe do local tem um significado geográfico, histórico e artístico muito bacana de ser descoberto enquanto se passeia por ela. Para você ter uma ideia, a forma circular do edifício simboliza o abraço carinhoso do país, por ter sido anfitrião da tal exposição. Já as 4 pontes fazem referência aos 4 reinos que se juntaram para criar a Espanha. Legal né? Mas os outros significados, você terá que descobrir pessoalmente, ok?
Este símbolo de Sevilha recebeu este nome porque, antigamente, o edifício era todo coberto de ouro. Sua construção é datada de 1220 e fazia parte da muralha que circundava a cidade no passado, abrigando a sede da administração da marinha. Atualmente, o local abriga o Museu Naval, com um acervo formado por mapas de navegação, bússolas, maquetes e documentos históricos.
Publicidade
Erguida no lugar de uma antiga mesquita almohade, a Catedral de Sevilha é uma das maiores do mundo em sua categoria. É lá que fica a tumba de Cristóbal Colón, um importante marinheiro de Sevilha, e também os restos mortais de Fernando Colombo, Fernando III de Leão e Castela, Beatriz da Suábia, Afonso X de Leão e Castela e Pedro I de Castela. Aproveite para conhecer todas as obras de arte espalhadas pelos 126 metros de comprimento do edifício, assinadas por artistas espanhóis.
A maior escultura de madeira do mundo está instalada na praça La Encarnación e também é chamada de Las Setas. Construído no estilo vanguardista pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann, o edifício-monumento abriga em seus quatro pisos algumas atrações: nos pisos 2 e 3 funcionam os terraços panorâmicos e um restaurante, No térreo é onde está o mercado central. Já o subterrâneo abriga a atração a seguir…
Este museu arqueológico surgiu de uma maneira bastante curiosa: durante as escavações para a construção de um estacionamento, os empreiteiros responsáveis pela obra encontraram vestígios arqueológicos de civilizações romanas e árabes. O governo então decidiu embargar o projeto e preservar esta história, inaugurando o Antiquarium. Se você é um viajante que gosta de conhecer antiguidades, está aí uma oportunidade para encontrar ruínas de casas, uma rede de esgoto medieval e diversos mosaicos e adornos históricos.
Feita de pedra e metal, a Ponte de Triana foi erguida para unir o centro de Sevilha com o bairro homônimo, e sua beleza singular se tornou um dos cartões postais da cidade. Que tal passear sobre a estrutura e aproveitar para registrar a paisagem do entorno?
Impossível não se apaixonar pelo parque de María Luisa! Isso porque sua extensão conta com edifícios históricos, jardins bucólicos, um simpático canal e algumas atrações turísticas. Aproveite para percorrer toda a sua extensão em um passeio de charrete – você não vai se arrepender!
O Arquivo Geral das Índias foi criado em 1785 para armazenar todos os documentos históricos relacionados às colônias espanholas. Pense em um edifício antigo e muito bem conservado com mais de 43 mil documentos, sendo que no meio deles você encontrará nada mais, nada menos que o verdadeiro Tratado de Tordesilhas! Há ainda alguns documentos civis de personalidades mundialmente conhecidas, como Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães, entre outros.
Se a ideia é inserir um pouquinho de diversão e aventura em sua viagem, inclua o Isla Mágica em seu roteiro. Este parque temático conta com atrações voltadas para adultos e crianças, e também shows, restaurantes e lojinhas para que você e sua família consigam passar um dia inteirinho por lá. Entre no site para mais informações.
A residência oficial dos duques de Medinaceli foi construída no século XV e conta com pisos ladrilhados, teto de gesso esculpido, azulejos que são verdadeiras obras de arte e uma arquitetura singular. Alguns cômodos do edifício são abertos para visitação pública, com exposições fixas de pinturas e tapeçarias históricas, bustos de imperadores romanos e espanhóis, entre outros títulos de seu peculiar acervo.
O edifício, que antes servia como convento, abriga mais de 600 anos da história da arte de Sevilha, com algumas obras assinadas por Francisco de Zurbarán e Juan de Valdés Leal. A rica coleção está dividida em dois andares, exposta por ordem cronológica. Os amantes de arte não podem deixar de visitar este museu, que fica aberto de terça a domingo.
Publicidade
O bairro de Santa Cruz possui uma bagagem histórica muito importante: era lá que se refugiavam os judeus espanhóis no período da Inquisição. Atualmente, o local é considerado um dos mais ricos de Sevilha, com suas casas coloridas e com grandes pátios, monumentos espalhados pelas ruas estreitas e sinuosas, e lojinhas simpáticas responsáveis por colaborarem com a atmosfera pitoresca da região. Aproveite o passeio para provar as tradicionais tapas.
Localizado na região histórica de Sevilha, o bairro boêmio de La Macarena é um convite para uma caprichada caminhada. Isso porque você poderá curtir a sua linda arquitetura enquanto passeia pelas ruas, toma uma bebida quente em uma das opções de café, aproveita para se deliciar com as famosas tapas em algum barzinho das redondezas e, de quebra, inclui no roteiro alguns pontos turísticos: a basílica La Macarena, o arco da entrada e o Palácio de Dueñas, já citado por aqui.
Confira a preciosa coleção pessoal de obras de arte e antiguidades da Condessa de Lebrija. A visita ao seu palácio pode ser feita em uma tour guiada de duas horas. Além do acervo, você também poderá curtir toda a decoração do edifício, assim como sua arquitetura e jardins em perfeito estado. Saiba mais sobre ingressos e horários no site.
A Real Maestranza é a mais antiga arena de touradas do mundo, e sua construção é datada do século XVIII. O espaço é aberto para visitação em tours guiadas a cada meia hora e é uma oportunidade para o turista conhecer um pouco mais sobre a história de Sevilha. Todas as informações sobre este passeio estão disponíveis no site oficial da atração.
Quatro pontos turísticos já citados por aqui estão localizados nos arredores desta praça: a catedral, Giralda, o Alcázar e o Arquivo General de Índias, todos eleitos como Patrimônio Mundial pela UNESCO. É a região mais importante de Sevilha, pois também abriga diversos monumentos que narram a história da cidade. Que tal iniciar um passeio de charrete e conhecer todo o seu entorno?
Tome nota de algumas informações importantes que podem te ajudar a deixar a sua viagem ainda melhor:
Sabendo desses detalhes, fica mais fácil planejar uma viagem tranquila para Sevilha!
Além das informações essenciais, confira algumas curiosidades legais sobre a cidade:
Legal né? Sevilha é mesmo um destino que vale a pena conhecer!
Os vídeos a seguir certamente enriquecerão o seu roteiro com informações importantíssimas, além de aumentar a sua ansiedade para viajar logo!
Esta simpática vlogueira te levará para conhecer alguns pontos turísticos da cidade. O vídeo é dividido em duas partes e você pode assistir a segunda aqui.
Diversos brasileiros te mostram não só pontos turísticos famosos de Sevilha, mas também como que os moradores vivem na cidade e a história local. A parte dois você assiste clicando aqui e a três, aqui.
Neste vídeo, você conhecerá os pontos históricos de Sevilha, saberá mais sobre ingressos, horários de funcionamento, informações técnicas de algumas atrações, entre outras curiosidades.
Acompanhe a saga de Patricia Brazil em seu intercâmbio em Sevilha, partindo da estação de Madrid. Não deixe de ver também a parte dois desta aventura.
Acompanhe o diário de viagem do apresentador Caio Braz, que visitou restaurantes, pontos turísticos, barzinhos e mais um monte de lugares que com certeza vão te interessar!
Assistiu e anotou as melhores dicas? Agora é só decidir quando ir!
Impossível não se apaixonar por esta cidade, que possui uma atmosfera naturalmente romântica e histórica:
Quer dar uma esticadinha nas suas férias e providenciar uma tour pelas principais cidades espanholas? Então aproveite para conhecer também as Barcelona e Ibiza.