Por Bárbara Costa
Atualizado em 07.06.23
São Paulo – SP é conhecida por reunir atrações para pessoas de diferentes idades, variados gostos e todos os bolsos. E as crianças não ficam de fora das atrações paulistanas. A programação infantil em São Paulo conta com parques, museus interativos e muitos outros pontos turísticos.
Publicidade
Quer saber quais são as opções gratuitas e pagas para levar os pequenos no município? Continue lendo e descubra as melhores!
Índice do conteúdo:
Entreter a criançada sem pesar o bolso é o ideal, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos 15 alternativas de locais para você ter experiências únicas com toda a família. Acompanhe!
Além disso, é possível montar uma programação cultural e educativa por lá, explorando o Museu Afro Brasil, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, a Escola de Astrofísica e o Planetário do Ibirapuera.
O espaço que abriga a exposição principal tem 15 salas, totalizando 6 mil metros quadrados dedicados à história do esporte que faz parte da cultura e da identidade do brasileiro. Passe o dia com os pequenos entre a Grande Área e as salas Pé na Bola, Anjos Barrocos, Origens e dos Heróis, entre outras. Vale lembrar que o Museu também recebe exposições temporárias.
Publicidade
O Museu Biológico abriga uma exposição zoológica viva e permanente, com escorpiões, serpentes, peixe e insetos. No Museu de Microbiologia, as crianças de 4 a 6 anos têm uma experiência lúdica e interativa com o universo dos micro-organismos. Nos demais espaços, os pequenos podem participar de atividades educativas.
Os pequenos vão ficar encantados com a rica biodiversidade do Parque da Aclimação. Borboletas, anfíbios, aves e peixes vivem por lá e podem ser vistos de perto.
A vegetação também é exuberante e dá aquela sensação de “respiro” em meio à capital paulista. Jabuticabeiras, pau-brasil e copaíbas dividem espaço com bosques implantados e jardins, além de um belo lago. Passar o dia ou fazer um piquenique com as crianças por lá não parece má ideia, não é mesmo?
Além da natureza, o espaço conta com o Food Park aos sábados, domingos e feriados, com opções de food trucks salgados e doces. Nos domingos, acontece o Projeto Música Aberta SP, a partir das 13h.
Se você quer fazer um programa educativo com os pequenos nas férias ou nos fins de semana, saiba que também há uma versão gigante do jogo de xadrez no chão do local.
Esse agradável espaço conta com mesas para piquenique, muitas árvores, aparelhos de ginástica e rampas para andar de skate ou bicicleta. Sua pista tem nada menos do que 1,5 mil metros de extensão.
Que tal levar seu pequeno para se divertir por lá? Não se esqueça da bike! Vai ser emocionante acompanhar as primeiras pedaladas dele com essa paisagem ao fundo!
Publicidade
Seguindo essa trilha, você e as crianças vão encontrar uma vasta área preservada de Mata Atlântica, com borboletas e aves. Também há playgounds, locais para recreação infantil e aparelhos de ginástica por lá. Nos domingos e feriados, o parque compõe o Circuito Centro-Paulista da ciclofaixa de lazer.
Nesse paraíso de 360 mil metros quadrados, vocês podem respirar um pouco de ar puro em meio à capital paulista e descobrir espécies de árvores ou animais. O Orquidário de São Paulo, o Instituto de Botânica e o Museu Botânico também ficam lá dentro.
Nos dias quentes, os charmosos lagos contribuem para deixar o ar mais refrescante. Os pequenos também podem se divertir observando espécies animais como esquilos, tucanos e maritacas. Esse passeio tem tudo para ser bem gostoso, concorda?
Um maravilhoso bosque de amoreiras vai recepcionar você e os pequenos no parque que conta com aproximadamente 35 mil metros quadrados. Parece um lindo cenário, não?
O local conta com playgrounds, trilhas para caminhadas e bicicletário em meio a áreas ajardinadas e uma vegetação ribeirinha ao longo do Córrego do Judas. Mas o melhor mesmo é que as crianças podem escolher alguma obra da minibiblioteca de livros infantis. Vale conhecer!
Se você quer desacelerar a rotina e ir para algum lugar tranquilo com as crianças mesmo estando em SP, o Parque Água Branca pode ser uma ótima opção. Por lá, circulam pessoas de todas as faixas etárias diariamente, seja para caminhar, correr, meditar ou somente passear por suas áreas verdes.
Para alegrar ainda mais os pequenos, o parque conta com um espaço próprio para piqueniques e um trenzinho (que funciona aos sábados e domingos).
Que tal tirar o dia para se divertir com os filhos e os cachorros em um lugar bem gostoso? O Parque Buenos Aires vai satisfazer todo mundo com seu espelho d’água, seu playground e sua área cercada (própria para os cães).
A área conta com 73 espécies vegetais, além de aves como sabiá-laranjeira e tico-tico. Vai perder?
As crianças vão ficar encantadas com os belos jardins do local e as 165 espécies vegetais lá presentes. Os peixinhos do espelho d’água também prometem agradá-las, além dos periquitos e papagaios que circulam pelo bosque.
O local conta com muitas opções educativas para os pequenos. Uma delas é o projeto Educateca, em que vocês podem visitar as exposições de longa duração a partir de jogos e aprender brincando. Já no JogaJunto, os educadores comandam atividades que estimulam a interação familiar e um olhar atento às obras expostas.
Divertir-se bastante e pagar pouco (no caso, nada!) é uma excelente combinação, concorda?
Mas nem só parques e programações gratuitas estão à disposição das crianças em São Paulo, já que a capital e seus arredores também reúnem opções de lazer pagas. Abaixo, você verá onde os pequenos podem ter contato com a natureza, conhecer mais sobre a história do estado e participar de aventuras com bastante adrenalina. Confira!
O lema do espaço é “você aprende enquanto se diverte”. Parece perfeito para um passeio com as crianças, não é verdade? Mas a recomendação é que apenas aquelas com mais de 7 anos visitem o local, ok?
Há 4 seções por lá. Na Universo, o visitante aprende mais sobre astronomia, o sistema solar e o planeta Terra. A Vida é subdividida entre Borboletário, Dinos do Brasil, “Do Macaco ao Homem”, “Mundo das Abelhas” e “Viagem pelo Fundo do Mar”. Já a Engenho tem atrações sobre calor, eletromagnetismo, ótica e mecânica. Na seção Sociedade, a criança conta com um estúdio de TV e pode saber mais sobre Ecologia ou Nanotecnologia.
Ursos-polares, cangurus, jacarés, tubarões e raias: já pensou encontrar todos esses bichos reunidos em um só lugar e na maior cidade do Brasil? Sim, isso é possível no Aquário de São Paulo. Se a experiência já parece incrível para os adultos, imagina para as crianças?
O único aquário tematizado da América Latina conta também com uma réplica de submarino em tamanho natural, uma caravela de 15 metros e um centro educativo. Certamente, o encanto e a fantasia do lugar vão marcar a vida dos pequenos!
Um dos centros culturais mais movimentados de São Paulo, o MIS foi criado na década de 70 e tem uma coleção com mais de 200 mil itens (incluindo vídeos, filmes e fotografias).
O museu já recebeu exposições internacionalmente renomadas, mas conta também com eventos de dança, música, cinema e fotografia. Para a garotada, há o programa Maratona Infantil, com atrações gratuitas que se estendem às famílias. Não deixe de visitar!
Montanha-russa, carrossel, castelo, piscina de bolinhas, escalada, espetáculos, pescaria, roda-gigante, Vila da Mônica, Vale dos Dinossauros… Ufa! Essas são algumas das atrações do local, onde você ainda pode comemorar o aniversário dos filhos. Tá esperando o que para levar a família para se divertir com essa turma?
Gavial da Malásia, orangotangos, tucanos-de-bico-verde, bichos-preguiça e rinocerontes-brancos são algumas das espécies encontradas por lá. Aves, mamíferos, anfíbios, répteis e invertebrados vão entreter a criançada durante a visita.
Os pequenos podem fazer escaladas, ir à enorme piscina de espuma ou conhecer um pouco mais do parkour. Trata-se de uma excelente opção para vocês gastarem energia com segurança e conforto. Vai perder?
Diferentes carreiras são representadas em atividades como Academia de Aviação, Agência de Propaganda, Autoescola, Escola de Culinária e Estúdio de Fotografia. Seus filhos terão todo um mundo a desbravar. Porém, no momento o KidZania se encontra em reforma para melhor atender os baixinhos.
Acha uma boa ideia aproximar as crianças da arte por meio de exposições interativas e estações de atividades lúdicas? Então, o Museu da Imaginação é o local perfeito em SP para vocês!
Aqui, os pequenos podem trabalhar a imaginação, correr, brincar e tocar os itens expostos. Os educadores culturais estão a postos para auxiliá-los nas brincadeiras e instigar o processo criativo nos quatro ambientes do espaço.
Suas 10 mil obras compõem o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. As exposições permanentes trazem nomes como Manet, Rembrandt, Renoir e Botticelli. Além disso, o museu recebe exposições temporárias. Verifique a programação e escolha as atrações que possam estimular o interesse pela arte em seus filhos!
Trampolins, obstáculos de parkour, piscina de espuma, parede de escalada e percurso ninja esperam pelas crianças no Urban Motion. Perfeito para quem quer uma dose de adrenalina (mas sempre prezando pela segurança), não?
Os pequenos de 3 a 4 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para acessar as instalações e brincadeiras. Já as crianças de 4 a 12 anos precisam de acompanhamento apenas para entrar no parque. Os adolescentes de 12 a 18 anos desacompanhados dos pais necessitam apresentar um termo de responsabilidade.
Será preciso decifrar pistas, encontrar enigmas, desenvolver uma observação aguçada e trabalhar com inteligência. Seu time pode optar por uma das 4 salas: O Sótão do Colégio, A Cabana, O Laboratório do Dr. Maquiavel e O Porão do Navio Pirata. Pronto para começar o jogo?
O Museu da Imigração reúne múltiplas histórias e origens, propondo ao público um contato único com as lembranças de antepassados que vieram de longe para São Paulo. A identidade do município está presente em todas essas memórias de quem chegou ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.
O espaço promove ações educativas voltadas às famílias visitantes. Perfeito para um momento de muita história e cultura juntos aos pequenos, não é mesmo?
As crianças podem passar o dia nesse paraíso de lugar! Não faltam atividades para participar, como visitação às borboletas, caiaque, pesca, trilha na mata, quadribol, oficina de circo e piscina de lama.
Com a visita guiada, vocês vão descobrir tudo sobre o universo das borboletas: no laboratório, é possível até acompanhar o nascimento de algumas delas! Certamente os pequenos ficarão maravilhados.
Localizado na Serra da Cantareira, esse parque ecológico de recreação infantil conta com 74 mil metros quadrados de Mata Atlântica. São oferecidas 35 atividades para crianças de todas as idades.
Vocês podem participar de trilhas ecológicas e conhecer a fazendinha com alguns animais. Há também a alternativa de conferir os projetos pedagógicos (Floresta Real, Caminho das Flores e Cultura Indígena Tupi). Enfim, opção é o que não falta por lá!
Que tal curtir uma tarde no maior parque de brinquedos infláveis e trampolins de São Paulo? Com toda certeza seu filho vai adorar! No PopHaus, também é possível realizar festas para a felicidade dos baixinhos. Há duas unidades em São Paulo. Uma em Santo Amaro e outra em Tatuapé.
Pronto! Agora você já viu como São Paulo tem uma programação democrática até para as crianças, não é mesmo? Espere as férias (ou o próximo final de semana) chegarem e leve a família toda para uma das inúmeras opções da cidade. A diversão é garantida!