Por Mariana Bianchini
Atualizado em 16.02.23
Localizada no Rio Grande do Norte, Natal é a segunda menor capital do Brasil quando o assunto é área territorial, porém é uma das mais populosas! A cidade foi fundada em 1599 e é parada obrigatória para quem está conhecendo o Nordeste. Descubra o que fazer em Natal, com os principais pontos turísticos e os melhores lugares para visitar na capital potiguar.
Publicidade
Índice do conteúdo:
Se você estiver planejando uma viagem mais rápida, precisa saber quais pontos turísticos merecem a sua atenção e quais são mais dispensáveis, portanto, confira a lista abaixo. Estes lugares são destinos obrigatórios para quem visita Natal!
O Forte dos Reis Magos foi o marco inicial da cidade, em 25 de dezembro de 1599, e leva esse nome pois foi construído no dia de Reis do ano anterior. O edifício fica na Praia do Forte, outro ponto turístico importante da cidade.
Com restaurantes de qualidade e muita diversão, a Praia de Ponta Negra é uma das praias mais frequentadas de Natal. Nela, também fica o Morro do Careca, um dos cartões postais da cidade. Aproveite para fazer também um passeio de banana boat.
Depois de visitar a Praia de Ponta Negra, que tal almoçar em um restaurante de muita qualidade? O Mangai é uma franquia renomada que tem seu lugar nos arredores da praia e oferece um cardápio variado, incluindo, é claro, frutos do mar.
Considerado patrimônio gastronômico de Natal, o Restaurante Camarões é outra parada obrigatória para comer. Nele, os principais pratos são preparados com camarão, fazendo jus ao nome do estabelecimento, mas existem opções com outros peixes e frutos do mar.
Se você visita Natal e suas cidades vizinhas, precisa conhecer pelo menos uma lagoa e a dica é que seja a de Alcaçuz. Considerada uma das mais bonitas da região, a Lagoa de Alcaçuz tem um clima agradável e uma beleza surreal!
Localizado 12 km ao sul da capital, O Maior Cajueiro do Mundo é uma árvore gigante que fica em Pirangi e é um dos lugares mais visitados da região!
Publicidade
Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, a Praia de Pipa faz parte do principal balneário do estado e é um verdadeiro paraíso tropical!
Se você tem um pouquinho mais de tempo para passar na capital potiguar, conheça outros lugares que merecem a sua visita e aproveite uma das principais cidades do país!
No terceiro dia, comece a manhã na Praia da Redinha e aproveite suas belezas naturais. Depois, dê um passeio no Mercado Público e aproveite para almoçar ginga com tapioca – um dos pratos mais tradicionais da região.
À tarde, você pode passear pelo incrível Parque das Dunas! O Parque é uma reserva de Mata Atlântica bem no coração da cidade e tem várias atividades legais para as crianças, além de um museu bem interessante para os adultos.
O Parque da Cidade é um parque urbano que tem sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer. Se sobrar tempo, você pode visitá-lo ainda no terceiro dia da viagem, caso contrário, comece o quarto dia com ele.
O complexo de Genipabu contempla uma praia, uma lagoa, algumas dunas e uma área de proteção ambiental. Para conhecer tudo com calma, vale a pena deixar um dia inteiro reservado para este local. Ainda, você pode conhecer a costa de buggy!
Separe o quinto dia de sua viagem para se deslocar até Maracajaú, onde ficam estas piscinas naturais, além de restaurantes, pousadas e parques aquáticos. Lá, é possível também realizar um mergulho de corais.
Outra cidade próxima a Natal que merece a sua visita é São Miguel do Gostoso. Com cerca de 10 mil habitantes, a cidade é pequena e muito tranquila, ou seja, ideal para descansar e fugir da correria.
Faça um tour pelas lagoas mais conhecidas de Natal e arredores com o Roteiro das Águas! Oferecido por diferentes empresas de turismo, é necessário quase um dia inteiro para realizar esse passeio, que inclui a Lagoa Redonda, a Lagoa de Arituba, a Lagoa de Alcaçuz, a Lagoa de Boágua, a Lagoa de Ferreira Grande, a Lagoa do Carcará e a Lagoa do Urubu.
Publicidade
Natal é uma cidade especialmente diurna, com suas praias e lagoas naturais. Por esse motivo, é preciso ser criativo na hora de planejar seus passeios noturnos. Confira algumas dicas abaixo:
O Largo do Atheneu fica em uma praça da cidade e oferece vários lugares diferentes e gostosos para comer, além de ser um ponto de encontro bastante popular entre os natalenses.
Atualmente, a Rua Chile é a casa de diferentes bares e baladas de Natal, como o Galpão 29, a Casanova, o La Luna e outros. Ainda, abriga o Centro Cultural Dosol, palco de alguns festivais de músicas alternativas.
O Buraco da Catita é um bar que oferece drinks e petiscos de sexta e sábado. Além disso, costuma ter samba de roda ao vivo tocando no ambiente!
Com um clima medieval, bebidas de qualidade e música ao vivo, este pub funciona há mais de vinte anos em Natal e vive promovendo eventos especiais, alem de sua agenda tradicional de eventos.
A Rua do Salsa é outra rua noturna de Natal. Nela, é possível encontrar bares, baladas e restaurantes diversos capazes de agradar a todos os gostos.
Com um cardápio diferenciado, drinks maravilhosos e samba de qualidade, o Curió é um boteco relativamente novo em Natal, mas que merece a sua visita!
O Carnatal é um carnaval fora de época que acontece em Natal desde 1991. Considerado a maior micareta do Brasil, os dias de folia oferecem muita música e entretenimento.
Se, por acaso, a chuva decidir atrapalhar os seus planos, tenha alguns passeios opcionais na manga. Museus, centros comerciais e restaurantes são boas opções.
O Palácio da Cutura – ou, ainda, Espaço Cultural Palácio Potengi – abriga a Pinacoteca do Rio Grande do Norte, um acervo enorme de obras de arte nacionais e internacionais.
A Casa de Ribeira é um espaço cultural composto por um acervo literário, um laboratório de ideias, um café cultural, uma sala de exposições e um teatro, palco de diferentes peças e espetáculos.
Visite o centro de cultura e artesanato de Natal! Localizado no bairro de Petrópolis, o Centro de Turismo de Natal faz parte do Centro Histórico da cidade e possui quase quarenta lojas de trabalhos manuais.
O NAU é um restaurante especializado em frutos do mar e utiliza ingredientes tipicamente brasileiros no preparo de seus pratos. Ainda, existem opções para quem prefere outras carnes – bovina ou de frango, por exemplo.
Com mais de 170 estabelecimentos, o Shopping do Artesanato Potiguar inova na hora de comercializar artesanato. Aqui, é possível encontrar lembrancinhas incríveis por preços camaradas, além de um praça de alimentação completa e outros serviços úteis ao turista.
Uma das churrascarias mais famosas de Natal, a Fogo & Chama oferece opções de rodízio e de self-service com um cardápio variado e que agrada facilmente. Aproveite!
A Tábua de Carne também oferece rodízios ou pratos a la carte, se você, assim, preferir. Com uma farta culinária regional, é uma boa opção de restaurante para almoçar durante a sua viagem.
Se você é do tipo de pessoa que ama sua própria companhia, todos esses passeios podem ser feitos sozinho, mas algumas coisas são sempre mais divertidas com amigos e familiares, certo? Então, se você planejou uma viagem apenas para si, confira um roteiro especial que pode ser aproveitado sem outras pessoas!
Alta e imponente, a Ponte Newton Navarro é uma atração turística em Natal. Ela é responsável por ligar litoral norte e litoral sul e, dela, dá pra ver o Forte dos Reis Magos.
Este museu ficou fechado por anos e teve suas atividades retomadas em 2017. Além disso, é apenas um dos espaços culturais que Natal pode oferecer – conheça também os museus Câmara Cascudo, Arte Sacra, Brinquedo Popular e Cultura Popular.
Conhecida também como Catedral Velha, essa igreja foi a primeira da cidade e é patrimônio tombado do governo estadual. Vale a pena conhecer!
O Teatro Alberto Maranhão fica no Bairro da Ribeira e também é patrimônio tombado do Rio Grande do Norte. De arquitetura imponente, o espaço está passando por uma reforma de restauração para preservar ainda mais sua beleza.
O Farol de Mãe Luiza é uma torre de 37 metros de altura que possui 150 degraus. Poucas pessoas encaram o desafio, mas quem o faz, tem como recompensa uma das vistas mais lindas da cidade de Natal!
A Arena das Dunas é um estádio de Natal que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele também abriga o MADA, um festival de música popular e o Carnatal. É possível fazer uma visita guiada pela arena!
Este local é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes. O centro é aberto para visitação, entretanto, é necessário agendamento com antecedência, então, programa-se!
Gostou das sugestões? Então, é hora de planejar seu roteiro com cuidado e aproveitar ao máximo as belezas históricas e naturais de Natal!