Por Lorena Costa
Atualizado em 24.11.23
O Brasil tem crescido de forma substancial no mercado cervejeiro, prova disso é a participação e vitórias de cervejarias que produzem o produto de forma artesanal por aqui em eventos internacionais.
Publicidade
De norte a sul do país é possível encontrar diversas cervejarias maravilhosas. Confira abaixo a lista com a rota cervejeira brasileira e se delicie com o líquido dos deuses sumérios. Preparado para “Ein Prosit, ein Prosit, Der Gemütlichkeit”?
Localizada na cidade de Mucugê, a cervejaria Matt Bier já venceu importantes concursos nacionais. Ficou em primeiro lugar no Concurso de Cerveja Artesanal do Norte, Nordeste e Centro Oeste em 2013, além da segunda posição no estilo Russian Imperial no IX Concurso Nacional das AsCervas. É a primeira empresa do ramo artesanal da região da Chapada Diamantina.
Localizada em um dos paraísos mais belos de toda a Bahia, a Cervejaria Arraial d’Ajuda é marca registrada do distrito de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda. O diferencial da empresa é a realização do processo de refermentação do líquido, que dá um sabor e textura bem especial à cerveja. Isso tudo de forma orgânica, sem nada químico e são especializados no estilo Ale e a fábrica existe desde 1984.
Talvez uma das mais premiadas cervejarias brasileiras, a Wäls fica localizada na capital mineira, Belo Horizonte. Já foi campeã mundial de cerveja com os seus rótulos Dubbel e Quadruppel e sempre concorre em praticamente todas as edições do concurso. Também já foi considerada a melhor cervejaria da América do Sul. Vale muito conhecer a extensa carta de cervejas que a empresa possui e toda a sua história.
Criada em 1999, a Backer é a mais tradicional entre as cervejarias artesanais de Minas Gerais. Com uma dezena de prêmios nacionais e internacionais, tem como sua maior conquista a criação do Templo do Cervejeiro, um espaço enorme, uma verdadeira ode à cerveja, localizado em Belo Horizonte. Se você gosta da cultura cervejeira e quer aprender mais sobre ela, degustar excelentes receitas e se deliciar com harmonizações perfeitas, basta reservar uma data e ir visitar o local. É simplesmente imperdível!
A Bohemia é uma das marcas mais tradicionais de cerveja do Brasil isso se não for a maior de todas. Localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, ela também tem o seu templo com a história da cerveja desde a descoberta pelos sumérios até os dias atuais. Um local especial para a cultura cervejeira não só do país, mas de todo o mundo.
Publicidade
Na elegante Campos do Jordão você vai encontrar uma das principais marcas de cerveja artesanal de todo o Brasil. É um local muito bonito, arquitetura rústica, uma típica taberna da Idade Média e lá você pode degustar rótulos, aprender segredos de harmonização e entender um pouco mais sobre a história da Baden Baden.
Localizada em Ribeirão Preto, a Colorado é uma mistura de tons e ritmos brasileiros. Com receitas bem tupiniquins, ela tenta trazer em seus rótulos a ideia de um Brasil miscigenado, diferente, único. Café, rapadura, mandioca, mel, castanha-do-pará são alguns dos ingredientes que eles arriscam por em suas cervejas. Muito gostosas, do jeito que o brasileiro gosta.
A cidade cervejeira de Blumenau não poderia ficar de fora dessa lista de forma alguma. Entre as diversas atrações está a fábrica da principal cervejaria da região, a Eisenbahn. Você pode conhecer todo o processo, degustar cervejas e até mesmo os produtos que são usados na fabricação delas. Além de ter um restaurante com os melhores pratos e todos os rótulos produzidos pela empresa.
Blumenau é realmente uma cidade muito importante para os cervejeiros. Além da Eisenbahn, ela possui um Museu da Cerveja, um festival destinado apenas ao líquido dos deuses, além da famosa versão brasileira do Oktoberfest. No Museu da Cerveja é possível ver diversos equipamentos antigos, documentos, fotos, registros. Tudo para saber um pouco mais sobre a história dessa maravilhosa bebida.
Também em Blumenau, a Bierland é concorrente de peso para a Eisenbahn. Com 10 rótulos com os mais diversos sabores, ela traz para a cidade da cerveja produtos de excelente qualidade. Criada em 2003, já recebeu cinco prêmios nacionais e internacionais. A fábrica produz cerca de 120 mil litros por mês e também fica aberta à visitação. Basta ligar para lá e marcar.
Após morar 10 anos em Munique, o mestre cervejeiro Hebert Schumacher não poderia investir em outro produto que não fosse a cerveja. Com variados rótulos, a Cervejaria Abadessa é uma das principais marcar do sul do país. É possível conhecer os rótulos e a fábrica aos sábados em grupos de, no mínimo, cinco pessoas. Ela fica localizada na capital Porto Alegre.
A fenomenal Gramado também traz as suas especiarias para formar o líquido dos deuses sumérios. Produzindo quatro rótulos de especialidades bem distintas (Pilsen, Dunker, Ambar Ale, Weisen), a Rasen é uma delícia do início ao fim. Você paga cinco reais por visitação e já ganha um chope para começar bem o passeio.
Para finalizar nada melhor que o maior festival de chope de todo o país. O Oktoberfest é tão grande que só perde para a sua matriz na Alemanha. Variedade de marcas, música típica alemã, trajes bonitos e comida excelente. Um local muito bom para se divertir sozinho, com os amigos, companheiro e até mesmo com a família toda. Aos domingos à tarde, o espaço é bem mais familiar e dá para levar até as crianças. Para quem gosta mesmo de cerveja, é um evento de primeira necessidade para conhecer.
Publicidade