Por Marta Stegani
Atualizado em 12.06.24
Goiânia é uma cidade planejada e a capital brasileira com maior número de área verde por habitante. O destino é ideal para apreciar caminhadas pelos seus belos parques. Mas, além de muito verde, a capital de Goiás também oferece diversão, cultura e boa culinária. Seja para relaxar ou desbravar a cidade em um final de semana, descubra o que fazer em Goiânia com sugestões para diferentes estilos!
Publicidade
Índice do conteúdo:
Goiânia é repleta de parques, muitos dos quais são considerados os principais pontos turísticos da cidade. Se você tem pouco tempo para passear, existem lugares que você não pode deixar de conhecer. Anota aí!
A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, é o principal ponto turístico de Goiânia, por ser o marco zero da cidade. É um bom lugar para conhecer a história e fazer uma caminhada. No centro, está localizado o Monumento às Três Raças, uma escultura de sete metros de altura. É uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deram origem ao povo goiano.
O Parque Vaca Brava é um lugar famoso na cidade, perfeito para relaxar e apreciar uma bela vista. Possui um lago extenso, pista de cooper, parquinho para as crianças e um chafariz, que é destaque entre os visitantes. Aos fins de semana, recebe pessoas de todas as idades para desfrutar da agradável área verde.
A Praça do Sol é onde você pode fazer sua recordação da viagem no letreiro “Eu Amo Goiânia”. O local passou por uma recente revitalização e é um bom lugar para levar as crianças e passar o tempo. Nos sábados à tarde, o local recebe a Feira da Lua e aos domingos, a praça recebe a Feira do Sol, onde se pode encontrar roupas, calçados, acessórios e comida para todos os gostos.
O Parque Areião é um lugar para se sentir fora da cidade, longe da correria, tomar uma água de coco enquanto aprecia espécies de plantas e animais do cerrado. O local é muito procurado por praticantes de atividades físicas, pois conta com estação para ginástica e pista de cooper. Sua estrutura também tem banheiros e parquinho para as crianças. Aproveite para relaxar e apreciar a vista do lago.
Esse é um dos parques mais queridos pelos moradores da cidade, e não é para menos. Oferece boa estrutura para a família e possuí dois lagos que dão charme ao parque. No Parque Flamboyant, os frequentadores desfrutam de uma deliciosa área verde, pista de corrida e de bike, brinquedo para as crianças e mirante.
O Bosque dos Buritis é um dos parques mais antigos e tradicionais da cidade. Localizado no centro de Goiânia, é um oásis em meio à agitação. O local encanta com seus lagos com peixes, árvores nativas do cerrado e muito verde. Também é um bom lugar para corridas e esportes e para deixar as crianças livres no parquinho.
Publicidade
Para quem quer estender o passeio, no bosque, está localizado o Museu de Arte de Goiânia, com um acervo composto por pinturas, esculturas e fotografias de artistas locais.
O Museu Pedro Ludovico é parada obrigatória para quem quer conhecer a história de Goiânia. A casa, construída em 1934 em Art Déco, foi o lugar onde viveu Pedro Ludovico, fundador da cidade. As características originais e o mobiliário permanecem intactos até os dias atuais.
O acervo é composto por porcelanas, vestuário, cristais, fotos e objetos de uso pessoal, além de livros e documentos originais, datados dos anos 20 até a década de 70.
Para quem não quer ficar parado no fim de semana, veja opções de passeios e lugares com vida noturna, música e cultura. Olha só:
A tradicional choperia Alabama é sempre um bom lugar para tomar um chope gelado e jogar conversa fora com a família ou com os amigos. O local é animado e, além da bebida e de deliciosos petiscos, conta com shows de música sertaneja mesmo nos dias de semana. Vale a pena checar a programação.
O Centro Cultural é um complexo de espaços culturais construído pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. No local, estão o Museu de Arte Contemporânea, uma biblioteca, o Palácio da Música Belkiss Spenziere e o Monumento aos Direitos Humanos. O complexo oferece galerias de arte, teatros e eventos culturais, como shows e exposições.
O Memorial do Cerrado funciona no Campus II da PUC Goiás e foi eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia. É um passeio indicado tanto para adultos sedentos por conhecimento, quanto para quem está com crianças.
Reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade em diversos espaços, como o Museu de História Natural, a réplica de uma aldeia indígena, a reconstrução dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil, entre outros.
Como o nome sugere, a inspiração desse pub vem da série épica Vikings e pode ser facilmente notada na decoração do ambiente. É uma boa pedida para quem curte rock. Para degustar, escolha entre as cervejas goianas, nacionais ou importadas, os chopes artesanais e os deliciosos sanduíches.
Publicidade
Para quem gosta de compras, a Feira do Cerrado é um bom espaço para saborear comidas típicas e adquirir artesanato feito por artistas do estado. Ela acontece aos domingos de manhã, atrás do Estádio Serra Dourada, e é considerada a maior feira de artesanato do Centro-Oeste. Para dar aquele clima goiano, não poderia faltar música, com apresentações de artistas locais.
O Zoo de Goiânia é um passeio para aproveitar em família, especialmente com as crianças. Entre as mais de 500 espécies, são encontrados animais exóticos, como ararajuba, sucuris e pítons, o macaco Syamang e a Harpia. O local tem lanchonete, para quando bater a fome, e muita área verde para desfrutar.
Para quem gosta de curtir a noite e não tem preguiça de sair, Goiânia tem opções dos mais variados tipos. Veja a seguir:
Que tal pegar um cineminha na segunda e ainda pagar um precinho camarada? No Cine Ritz, um dos cinemas de rua mais tradicionais de Goiânia, a sessão custa R$ 12 às segundas e às quartas para qualquer filme. Confira a programação e compre seu ingresso on-line.
O Golden Bowl é um espaço para brincar e comer em um único passeio. Oferece estrutura completa aos visitantes, com salões climatizados, lanches, almoço, jantar e bebidas. Vale a pena levar a família para compartilhar momentos de diversão e descontração.
Para abrir a semana com o pé direito, que tal encerrar o dia com música, petiscos e bebida? O bar de estilo carioca é uma boa pedida para relaxar enquanto saboreia bons pratos da culinária brasileira, cachaças, vinhos e cervejas especiais.
Quer começar a semana comendo bem? O Bar do Peixe oferece nada menos que rodízio de peixes e frutos do mar, acompanhado de uma cerveja gelada e uma variada carta de vinhos. Que tal fechar a segunda-feira com um delicioso jantar por lá?
Segunda também é dia de reunir os amigos para uma partida de sinuca e tomar uma gelada. São 19 mesas de sinuca e máquinas de fliperama para garantir a diversão. O local tem ambiente agradável, deliciosas porções e preço camarada.
Quando bater aquela vontade de comer um hambúrguer em plena segunda-feira, o Studio Burger estará de portas abertas. A casa oferece pratos rápidos, steaks, acompanhamentos, buffet de salada e, claro, hambúrguer. No horário do almoço, o atendimento é só para delivery.
O Aquarius é um lugar aconchegante para reunir a família e os amigos e saborear uma feijoada ou os saborosos pratos de comida caseira. A casa também é uma boa pedida para encerrar o dia, pois oferece promoção de chope para o happy hour. Para ficar completo, dispõe de um cardápio variado de petiscos.
O clima quente do Centro-Oeste traz para Goiânia diversas opções de parques aquáticos e atividades ao ar livre para se refrescar e se divertir. Confira!
O Clube Goiânia Park é um complexo aquático com atrações para todas as idades – piscinas adulto e infantil, tobogãs, escorregador gigante, bar e restaurante, playground infantil, sinuca e muito mais. Afastada do centro urbano, a estrutura proporciona contato com a natureza, tranquilidade e diversão.
O complexo Três Ilhas é um ambiente familiar com atrações para todas as idades. Tem parque aquático com piscinas para adultos e crianças e, para os maiores, um lago para pesca esportiva com uma variedade de peixes. Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas, mas há um restaurante no local.
Se estiver com tempo de sobra em Goiânia, vale a pena estender a viagem e conhecer o Hot Park, o maior parque aquático do Centro-Oeste e um dos melhores da América Latina. O diferencial do lugar são suas piscinas de água quente, aquecidas por um fenômeno natural.
As atividades são para todos os gostos: tanto para quem curte adrenalina, quanto para quem quer sossego. Entre as mais de 20 atrações, destaque para o Half Pipe – o maior escorregador aquático e o primeiro em forma de U do Brasil, inspirado nas pistas de skate -, o Acqua Race – três tobogãs com 110 metros de descida -, desfrutar de uma vista incrível na Praia do Cerrado e muito mais.
Localizado no Goiânia Shopping, o Parks & Games é um parque indoor para a criançada se divertir. Tem simuladores de corrida e surf, jogos coletivos, bate-bate, piscina de bolinha, escorregadores, brinquedos com obstáculos que estimulam a coordenação motora e muito mais.
Uma vez por ano, no mês de junho, acontece em Goiânia um dos maiores festivais de música do Brasil: o Villa Mix Festival. Portanto, para os fãs de música sertaneja, vale ficar atento para saber em qual data o festival estará na cidade.
A estrutura é de impressionar! São palcos gigantes, com muita luz, som, tecnologia e efeitos visuais. O som fica por conta dos maiores nomes do sertanejo e renomados DJs nacionais e internacionais, atraindo milhares de pessoas ao Estádio Serra Dourada, que recebe o evento desde sua primeira edição.
Na falta de outras atrações, os restaurantes de Goiânia não deixam a desejar no quesito romantismo. É só escolher a opção que mais lhe agrada e levar seu amor para passear.
O Zen é um dos preferidos dos casais de Goiânia quando o programa é sair a dois. Isso porque o restaurante oferece jantar à luz de velas em um ambiente rústico e aconchegante, perfeito para comemorar alguma data especial ou apenas surpreender o par. O casal pode optar por mesa ou bangalô, e a música ao vivo torna o ambiente ainda mais romântico.
O Viela Gastronômica é para os casais que apreciam a boa culinária italiana. A proposta é fazer o cliente se sentir em um pedaço da Toscana. O restaurante serve comida autoral como manda a tradição e tem vários ambientes, todos com decoração em estilo rústico. Um dos espaços é o Dolce Vita, um cantinho romântico destinado aos casais e com atendimento especial.
Para os casais de paladar sofisticado, o Terraço New York alia alta gastronomia a um ambiente com decoração leve e charmosa, com vista panorâmica para uma das avenidas mais movimentadas de Goiânia. O som ambiente é de jazz e blues, o que torna o clima mais envolvente, fazendo com que você se sinta em Nova York. À noite, a vista com as luzes da cidade torna o momento ainda mais especial.
Quando se fala em França, logo vem à cabeça um lugar romântico com comidas deliciosas, não é mesmo? E a Boulangerie de France é isso: um pedaço da Cidade Luz em Goiânia. Com o conceito dos tradicionais cafés parisienses, a casa serve uma variedade de pães artesanais, éclair, entremet, macarons e outros doces famosos. As bebidas incluem desde refrescantes opções geladas a cafés de grãos selecionados.
Tá a fim de pegar um cineminha e ainda com um preço camarada? O Cine Cultura exibe lançamentos comerciais e também promove festivais e mostras especiais, oferecendo assim uma programação para todos os gostos. Em alguns domingos, acontece também o Cine Almofada, com exibição de filmes no lado externo do prédio.
Dicas anotadas? Agora é só espantar a preguiça e curtir uma boa caminhada pela cidade! Se quiser continuar explorando o estado, veja também este guia de Formosa, um ótimo destino para fazer ecoturismo em Goiás.