Por Bruno Mendes
Atualizado em 03.08.22
Na Europa é muito comum viajar de uma cidade para outra de trem. E ainda que no Brasil o transporte ferroviário não seja dos mais desenvolvidos, há magníficos passeios sobre trilhos entre os roteiros turísticos de algumas cidades. Quem já teve o privilégio de viajar de trem sabe que a experiência é deslumbrante, portanto vale a pena saber quais são as opções disponíveis.
Publicidade
Quer sentir o gostinho de passado durante o lento trajeto da Maria Fumaça, ou prefere curtir a viagem no vagão confortável de um trem moderno? Tem vontade de apreciar vegetações e suntuosas montanhas enquanto escuta o saudoso apito da locomotiva? O Viajali apresenta 11 opções de viagens sobre trilhos que irão fazer você deixar o carro na garagem ou descartar passeios de ônibus ou avião.
Percorrer os 23 quilômetros no trem do vinho passando por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa é uma ótima opção de lazer para quem visita o Rio Grande do Sul. Além de conferir o visual pelas janelas, na composição há apresentações que retratam um pouquinho da cultural local, e nas paradas o viajante é recepcionado com degustação de vinho, espumantes e sucos de uva.
Embarques e desembarques: Estação Ferroviária Bento Gonçalves na Cidade Alta/ Estação Ferroviária Carlos Barbosa.
É uma experiência irresistível ir de Curitiba até a cidade de Morretes de trem. Nos cerca de 110 quilômetros de trajeto, a locomotiva passa pela reserva ecológica da Serra do Mar, e entre incontáveis encantos visuais, a vista da ponte São João – com seus 55 metros de altura – é um dos pontos altos do passeio.
Embarques de desembarques: Estação rodoferroviária de Curitiba(Centro)/Estação Ferroviária de Morretes.
Os respeitáveis 664 quilômetros de trilhos fazem com que a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória seja a mais longa do país. Os vagões são muito confortáveis, e alguns deles funcionam como lanchonetes e restaurantes.
Embarques e desembarques: Estação Ferroviária de Belo Horizonte: Praça da Estação (Centro) / Estação Ferroviária de Cariacica: Vitória(RS)
Este talvez seja o passeio mais animado de todos. Como o próprio nome sugere, no trem do forró é possível escutar e dançar o delicioso ritmo que encanta o Brasil inteiro nas festas juninas. Festejar durante os 84km de trilhos entre Recife e a cidade de Cabo do Santo Agostinho durante os fins de semana do mês de Junho é uma maravilha.
Publicidade
Embarques e desembarques: Forte das cinco pontas em Recife / Estação de Cabo de Santo Agostinho.
Quem passa pelos 12 km de linha férrea entre as cidades mineiras tem agradabilíssima oportunidade de apreciar a Serra de São José, e tantas outras mostras do cenário natural de Minas.
Embarques e desembarques: Estação de São João Del Rei/ Estação de Tiradentes.
Há diferentes maneiras de chegar até o alto do morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, mas se você quer curtir o Parque Nacional da Tijuca e observar de pertinho a mata atlântica preservada, nada melhor que optar pelo bondinho.
Embarques e desembarques: Estação do Cosme Velho
Os 46 km de viagem de trem entre Araguaia e Viana oferecem ao viajante a chance de conhecer o caminho percorrido pelos primeiros imigrantes europeus na região capixaba. É válido conferir o verde das vegetações, observar paisagens urbanas, e passar por dois túneis completamente escuros e uma ponte de ferro.
Embarques e desembarques: Estação Ferroviária de Viana / Estação Ferroviária de Araguaia.
A belíssima locomotiva, visualmente semelhante às do início do século XX, merece destaque no passeio entre Ouro Preto e Mariana. E o visual preenchido por montanhas, cachoeiras e vegetações, certamente encanta a todos os felizardos que percorrem os 18 quilômetros do passeio.
Embarques e desembarques: Estação de Ouro Preto / Estação de Mariana
Publicidade
O bondinho de Campos do Jordão percorre diferentes áreas urbanas da cidade, e oferece ao visitante a oportunidade de conhecer alguns pontos menos turísticos da região.
Embarques e desembarques: Estação Emílio Ribas na Vila Capivari.
Eis uma excelente opção de passeio de trem para quem mora ou visita a região Norte do Brasil. Entre Macapá e o município de Serra do Navio é possível apreciar a floresta amazônica e alguns postos de extração de manganês. O percurso de aproximadamente 195 quilômetros dura cerca de 6 horas.
Embarques e desembarques: Estação Ferroviária de Santana / Estação Ferroviária de Serra do Navio
Viajar de trem os 60 km entre a capital paulista e Jundiaí é uma encantadora chance de aprender um pouquinho de história, afinal a estrada de ferro do trajeto foi construída em 1867, e entre belas paisagens naturais, o viajante irá passar por estações de diferentes estilos arquitetônicos.
Embarques e desembarques: Estação da Luz em São Paulo / Estação Ferroviária de Jundiaí.