Por Bruno Mendes
Atualizado em 22.12.23
Como não se identificar com as movimentadas vias e os recantos mais singelos e românticos de Manhatan, em Nova York, após assistir a um filme do Woody Allen? Algumas cidades ou lugares específicos adquiriram o status de símbolos culturais depois de servirem de locações de filmes famosos e isso desperta em muitos amantes da sétima arte a vontade de marcar presença física no mesmo ambiente em que grandes astros estiveram.
Publicidade
Se você gosta de tirar fotos, ou mesmo quer ter o privilégio de pisar no chão, sentar no banco ou tomar um café no mesmo lugar em que o seu ator ou atriz favoritos gravaram aquela cena inesquecível, o Viajali apresenta algumas cidades que foram locações para alguns dos filmes de nossas vidas. Quer viajar e não sabe para onde? Que tal presentear a sua memória afetiva?
O filme Hobbit do diretor Peter Jackson foi inteiramente gravado na deslumbrante Nova Zelândia. Quem visita o país poderá conhecer as charmosas casinhas no set de filmagem que fica na região de Waikato.
Românticos de mundo inteiro ficaram apaixonados pela bela história de amor protagonizada pelos atores Ethan Hawke e Julie Delpy no filme Antes do Amanhecer, dirigido por Richard Linklater. E as belas ruas, praças, avenidas e construções da capital austríaca tornam o filme ainda mais encantador. Lugar certo para a lua de mel!
Da mesma forma que outros filmes do diretor Tim Burton, Alice no país das maravilhas conquista o público, sobretudo, pela beleza visual. Algumas das cenas da obra foram gravadas em um castelo no Condado de Cornualha, na Inglaterra.
Quem tem pouco mais de 20 anos deve se lembrar que nas sessões da tarde o filme Forrest Gump, o contador de histórias, do diretor Robert Zemeckis, era exibido diversas vezes. Como não recordar com alegria nos olhos das cenas em que o personagem, vivido pelo ator Tom Hanks, contava suas aventuras às diferentes pessoas no banco de uma praça? Então, esta praça fica na cidade de Savanaah no estado norte americano da Georgia.
O agente secreto James Bond age em várias partes do mundo. Em 007 contra Spectre, do diretor Sam Mendes, é a vez da movimentada Cidade do México ser palco para as cenas de ação, que ocorrem na Zócalo, uma das maiores praças do mundo.
As ruas e morros cariocas foram o cenário de alucinantes cenas de perseguição no filme Velozes e Furiosos Operação Rio de Justin Lin.
É impossível apontar apenas uma ou duas obras do cineasta Woody Allen que tenha sido gravada na Big Apple. Manhatann, Crimes e pecados, Noivo neurótico noiva neurótica e Hannah e suas irmãs são alguns dos filmes desse cineasta com inegável apreço pelo Central Park, Brodway, Metropolitan Museum of Art e tantos outros lugares da cidade. A filmografia autoral do mais novaiorquino dos diretores é um verdadeiro convite ao espectador para conhecer a metrópole americana.
Publicidade
O longa francês O Fabuloso destino de Amelie Polain fez sucesso no mundo inteiro, e a cafeteria “Café dês 2 Moulins’’, onde foram gravadas algumas cenas do filme, é hoje um famoso ponto turístico do charmoso bairro parisiense de Montmartre.
A praia May Bay na Tailândia é uma das mais deslumbrantes do mundo, e foi cenário para o longa A praia, do cultuado diretor Danny Boyle, e protagonizado por Leonardo Di Caprio.
O filme Ensaio sobre a Cegueira de Fernando Meireles é rodado em diferentes cidades do mundo, e uma delas é São Paulo. Vale a pena conferir a adaptação da aclamada obra do escritor José Saramago e é claro, se divertir na capital paulista.
O palácio de Chartworth House, no condado inglês de Derbshyre, foi locação para o elogiado longa metragem Orgulho e Preconceito do diretor Joe Wright. É fácil sentir-se como um personagem da obra da escritora Jane Austen, ao vivenciar a atmosfera mágica desse lugar de beleza indescritível.
A linda paisagem da região de Terras Altas na Escócia foi cenário do filme Coração Valente, dirigido e protagonizado por Mel Gibson.
As casinhas coloridas e os cafés charmosos dão o tom especial do bairro Nothing Hill, região onde o casal interpretado por Hugh Grant e Julia Roberts viveu uma romântica e divertida história no filme Um lugar chamado Nothing Hill, do diretor Roger Michell.