Amsterdam é a capital da Holanda e é também um dos destinos mais procurados por quem visita a Europa. De beleza surreal e com histórias conhecidas pelo mundo todo, a cidade surpreende e oferece um leque de coisas para fazer – de opções culturais a muita diversão.
Publicidade
Confira 35 sugestões de passeios incríveis para fazer em Amsterdam e morrer de amores pela cidade!
Índice do conteúdo:
Se você tem pouco tempo e vai passar apenas um dia em Amsterdam, confira quais são os seis lugares obrigatórios que você precisa conhecer na cidade – é claro que a Casa da Anne Frank está inclusa neste roteiro.
O Rijksmuseum é o museu mais importante da Holanda e está localizado na Praça dos Museus. É ali, também, que fica a famosa placa com os dizeres I AmSterdam. O museu possui um enorme acervo de arte e história que inclui até uma coleção asiática.
Bem próximo ao Rijksmuseum, fica o Museu Van Gogh. Ele é dedicado e inspirado pelo pintor Vincent Van Gogh e contém a maior coleção de pinturas deste artista no mundo – são mais de 200 obras de diferentes fases!
Ir até Amsterdam e não conhecer a Casa de Anne Frank não é ir até Amsterdam. Aqui, você pode visitar o edifício onde a jovem Anne Frank e sua família permaneceram escondidas por anos durante a ocupação Nazista nos Países Baixos. Ainda, o espaço é um museu autobiográfico fundado por Otto Frank, pai de Anne.
A Casa de Anne Frank fica no bairro Jordaan, um dos bairros mais legais e importantes de Amsterdam. O local abrigas diversos canais – marca registrada da cidade – e tem todo um clima de cidade pequena com seu estilo arquitetônico e comércio de rua.
O Vondelpakr é o parque mais importante de Amsterdam e leva esse nome em homenagem ao escritor Joost van den Vondel e é perfeito para caminhar, andar de bicicleta ou fazer um piquenique. Não se esqueça de parar no Blauwe Theehuis – um pavilhão do parque em forma de anel que funciona como café e restaurante.
Publicidade
A Praça Dam é a praça mais importante da cidade e, nela, se destaca o Monumento Nacional – um obelisco de 22 metros de altura em homenagem aos soldados holandeses que perdem a vida lutando na Segunda Guerra Mundial. Na frente da Praça Dam, está localizado também o Palácio Real, um dos quatro palácios oficiais dos Países Baixos. Ainda, neste local, também fica a Nieuwe Kerk (Igreja Nova), mas falaremos dela mais pra frente.
Amsterdam oferece inúmeros atrativos noturnos. O famoso Red Light District – um bairro onde a prostituição é legalizada – pode ser visitado à noite. Ainda, bares e restaurantes também costumam ser uma boa aposta para aproveitar ao lado dos amigos e da família.
O Red Light District – ou em português, Bairro da Luz Vermelha – é um bairro de Amsterdam conhecido mundialmente por ser uma zona de prostituição legalizada. Além de bares de strip-tease, cinemas eróticos e sex shops, também é possível encontrar vitrines vermelhas em que as mulheres se exibem para os visitantes.
Leidseplein é uma das praças de Amsterdam e um dos lugares mais animados da cidade. Com bares, restaurantes, cinemas e outros, é uma ótima opção noturna de entretenimento e diversão. Porém, também vale a pena conhecer o local à luz do dia.
O ‘T Smalle, na verdade, é um café que fica aberto o dia todo, até de madrugada, então, você pode escolher se deseja conhecê-lo de dia ou à noite. Em seu cardápio, é possível encontrar também uma grande variedade de drinks, vinhos e cervejas. Aproveite!
Conheça uma espécie de pub industrial superagradável! No Amsterdam Roest, você pode experimentar cervejas artesanais, hambúrgueres caseiros, vinhos saborosos, comidas típicas e muito mais.
O Proeflokaal A. van Wees é um restaurante de ambiente bonito com um clima típico de Amsterdam e que ainda serve comidas e bebidas de boa qualidade. Os preços, aqui, são um pouco mais altos do que o esperado, mas a experiência vale a pena.
Outra sugestão de restaurante pra você conhecer! O ambiente, aqui, é simples, mas o custo-benefício é alto. O Hannekes Boom oferece muitas opções de bebidas diferentes e uma comida bastante gostosa.
Se você estiver em Amsterdam durante algum dia muito frio, não deixe de aproveitar mesmo assim! Aqui, você pode descobrir algumas opções de passeios em lugares fechados – como museus, centros culturais, lojas e mais – perfeitos para fugir das temperaturas mais baixas.
Publicidade
A Nieuwe Kerk – em português, Igreja Nova – é um templo religioso muito importante em Amsterdam. Situada na Praça Dam, ao lado do Palácio Real, ela pode entrar no seu roteiro de um dia também. O estilo arquitetônico do edifício é o gótico.
O Museu da História Judaica de Amsterdam – o Jood Historisch Museum – está localizado no Bairro Cultural Judaico, em Amsterdam, e é dedicado à cultura, à religião e, claro, à história do povo judaico. Vale a pena conhecer!
De frente para o Museu da História Judaica, fica a Sinagoga Portuguesa de Amsterdam. É um edifício construído pelos judeus no século XVII. Hoje, depois do massacre da Segunda Guerra Mundial, o número de pessoas que fazem parte da congregação não é alto, mas a Sinagoga continua aberta ao público.
Se tiver tempo, aproveite para conhecer a OBA – a biblioteca pública de Amsterdam. O edifício impressiona os apaixonados por arquitetura e inspira os amantes de literatura, ciência e conhecimento. Você pode só dar uma passadinha para conhecer ou ficar horas admirando o acervo da biblioteca.
Este é mais um dos incríveis museus de Amsterdam na lista! No Stedelijk Museum, o acervo é todo de arte moderna e contemporânea. Além disso, ele fica bem próximo do Museu Van Gogh e do Rijksmuseum.
O Nemo Science Museum é um museu de ciência e tecnologia localizado no centro de Amsterdam em um edifício que tem forma de navio e impressiona por sua grandiosidade. O museu, ainda, fica ao lado da Estação Central da cidade e pode ser uma parada fácil no seu roteiro.
O Museu do Queijo, na verdade, não é bem um museu, é uma loja que vende queijos variados. A Holanda é um país conhecido por sua fabricação de queijos e, aqui, você tem a oportunidade de degustar diferentes tipos e sabores. Aproveite!
O Hermitage é um museu localizado em São Petersburgo, na Rússia, e é também um dos maiores museus de arte do mundo. Ele possui uma filial em Amsterdam, onde você pode sentir um gostinho de toda a cultura e história europeia e oriental que o edifício abriga.
Se você está viajando com seu companheiro ou companheira e quer deixar o passeio um pouco mais romântico, confira a baixo sugestões de atividades incríveis para se fazer a dois:
Vincent van Loon transformou seu navio em uma casa flutuante nos anos 60 e, percebendo o interesse das pessoas em sua residência, decidiu criar em 1997 o Museu da Casa Flutuante. Atualmente, o local é mantido como se pessoas ainda morassem lá.
O Amsterdamse Bos é um parque de área verde ideal para andar de bicicleta, relaxar e curtir as belezas naturais. No parque, existem também bares e restaurantes para aproveitar durante seu passeio.
Begijnhof é um conjunto de casas muito elegantes fundado em 1346 pelas beguinas – uma irmandade católica de mulheres que se dedicavam a cuidar dos pobres e doentes. Neste lugar, é possível encontrar a casa mais antiga de Amsterdam, ainda feita de madeira. E também a Engelse Kerk, uma igreja do século XV que se transformou na Cpaela de Begijnhof.
Também conhecido como Jardim da Europa, Keukenhof é o maior jardim de flores do mundo. De acordo com o site oficial do parque, anualmente são plantados sete milhões de flores nos jardins. É um passeio perfeito para fazer a dois!
O Pathé Tuschinski – em português Teatro Tuschinski – é um teatro de Amsterdam. Atualmente, é usado com frequência para estreias e exibições de filmes. O auditório principal foi projetado para ser palco de peças teatrais.
O Bloemenmarkt é o mercado de flores mais famoso de Amsterdam. Os quiosques de venda – que são cerca de 15 – ficam sobre barcaças atracadas às margens do canal Singel e isso faz do Bloemenmarket o único mercado de flores flutuante do mundo!
Rembrandt van Rijn foi um pintor muito importante do século XVII que morou em Amsterdam entre 1963 e 1658. Em 911, sua casa foi convertida no Museu Casa de Rembrandt e uma praça nos arredores foi nomeada em sua homenagem – a Rembrandtplein. As duas atrações ficam próximas uma da outra e merecem a sua visita.
Está na companhia de seus amigos? Então, não há nada melhor do que buscar diversão pelos bairros mais movimentados de Amsterdam! Aproveite!
O De Pijp é um bairro bastante boêmio de Amsterdam – com artistas de ruas, bares, pubs, restaurantes e muito mais, é difícil não se encantar pela região. Ainda, é neste bairro que fica a Heineken Experience, um dos passeios mais procurados pelos turistas.
A Heineken Experience é uma espécie de tour interativo pela história da Heineken – uma importante e famosa cervejaria holandesa – em uma antiga fábrica da empresa. Ainda, oferece uma degustação no final do passeio, que é perfeito para ser aproveitado ao lado dos amigos.
É fã de futebol? Então, não pode deixar de conhecer a Johan Cruijff Arena, também chamada de Amsterdam Arena, que é a casa do time de futebol AFC Ajax e do time de futebol americano Amsterdam Admirals. O local é aberto para visitação e oferece um tour de meia em meia hora todos os dias – o primeiro sai às 10h e o último às 16h30.
As 9 Straatjes – ou 9 ruazinhas, em tradução literal – são um conjunto de ruas cheias de lojas, lanchonetes, restaurantes e cafeterias. Essa região é bastante movimentada, mas ainda assim guarda toda a personalidade aconchegante e inspiradora de Amsterdam. Você não pode deixar de conhecer!
O Amsterdam Noord é um bairro da cidade de Amsterdam que tem, sozinho, uma população de 90 mil habitantes. Ele é separado do centro da cidade por um corpo de água, chamado de IJ, e para chegar até lá é necessário pegar uma balsa. O mais interessante de Amsterdam Noord é, sem dúvidas, sua arquitetura inovadora e também seus bares e clubes noturnos.
A Kalverstraat fica no coração de Amsterdam e está sempre cheia de gente. O local é um verdadeiro centro comercial e oferece os mais diversos tipos de lojas e itens para compra – lojas de departamento, lojas de roupas, redes de fast food, cafés, restaurantes e museus entretem os visitantes.
Nieuwmarkt é uma importante praça de Amsterdam. Localizada a poucos minutinhos da Estação Central, ela oferece um enorme leque de bares, restaurantes, cervejarias e muito mais. É o lugar perfeito para levar os amigos e se divertir! Ainda, por ali, tem também uma feirinha de alimentos que fica aberta diariamente.
Se você tiver tempo sobrando, considere a possibilidade de visitar Zaanse Schans, um popular bairro da cidade de Zaandam, que fica a apenas 20 minutinhos de Amsterdam. O local é uma típica vila holandesa com muita produção de queijos e também com diversos moinhos – construções originais do período industrial.
Agora que você já sabe tudo sobre Amsterdam, que tal conhecer mais destinos imperdíveis na Holanda?