Por Marta Stegani
Atualizado em 28.04.22
Paraty é uma cidade cheia de encantos e com opções de diversão para todos os gostos. No Centro Histórico estão casarões tombados pelo Patrimônio Nacional, museus e igrejas dos séculos 18 e 19. Mas se a sua vibe é praia, fique tranquilo, pois as praias de Paraty não desapontam. Elas são repletas de belezas, emolduradas pela Mata Atlântica, um incrível mar colorido de verde e azul e águas tranquilas perfeitas para toda a família.
Publicidade
Para você não perder tempo, elegemos aqui as 12 praias mais incríveis que merecem fazer parte do seu roteiro. Vamos lá?
Índice do conteúdo:
Algumas praias estão localizadas bem no centro da cidade, mas as melhores ficam mais afastadas e, algumas, só podem ser acessadas através de passeios de barco. Para aumentar a emoção, em outras será necessário percorrer uma trilha, o que torna a chegada ao mar ainda mais empolgante!
A Praia do Pontal está localizada a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico. É o ponto de encontro dos moradores e um bom lugar para circular à noite e relaxar graças aos inúmeros quiosques, bares e restaurantes da região. Tem um belo visual da baía de Paraty, mas o ponto negativo é que suas águas turvas não são muito agradáveis para banho. Não deixe de conhecer e se divertir, mas deixe o mergulho para outras praias que falaremos mais pra frente!
A Praia do Jabaquara também está próxima ao centro e apesar de ter um mar bem calminho e sem ondas, não é das melhores para banho. Aproveite para apreciar o pôr do sol, deixar as crianças brincarem na extensa faixa de areia e praticar stand up paddle. Por outro lado, tem muitos quiosques para petiscar e relaxar sentindo a brisa do mar, diversos restaurantes ao redor, sendo também uma boa opção para curtir a noite.
A Praia da Lula é uma das mais paradisíacas da cidade e faz parte dos passeios de escuna que partem do Porto Paraty. Seu mar tranquilo varia em tons de azul e verde e, ao fundo, a mata preservada faz a moldura perfeita. Enquanto isso, na areia branquinha, coqueiros e amendoeiras fazem uma deliciosa sombra nos dias quentes. Por lá não existem restaurantes nem quiosques, por isso, se você pretende passar o dia, é necessário contratar um passeio de barco privado e levar tudo o que for necessário.
Paraty-Mirim é uma praia tranquila, quase deserta, com mar tranquilo, formando uma piscina natural. Possui pouca infraestrutura – apenas dois ou três quiosques que garantem o petisco e a cerveja – mas a beleza e o sossego do local fazem a visita valer a pena. Para chegar até lá é necessário percorrer uma estrada de terra, tanto quem vai de carro, quanto quem pega o ônibus que sai da rodoviária da cidade.
Na região existe uma comunidade indígena de mesmo nome, e seu cartão postal é uma igreja de 1746, bem castigada pelo tempo, mas que traz um certo charme. Para quem pretende curtir outras praias de Trindade, é de lá que partem barcos para outros destinos, como o Saco do Mamanguá.
Publicidade
A Praia Vermelha é o nome que precisa fazer parte do seu roteiro. A única maneira de chegar até este pedaço de paraíso é através dos passeios de escuna. Indicada para toda a família, é uma praia de águas cristalinas e mornas, mar calmo e sem ondas e com uma bela encosta de mata preservada. Quem busca um cantinho mais reservado para relaxar, vá para a ponta esquerda da praia, pois é o lado que fica afastado do ponto de desembarque das escunas. Possui alguns quiosques e restaurantes para quem deseja passar o dia curtindo um belíssimo visual.
Localizada na Vila de Trindade, a Praia do Meio é aquela que você procurava para um refrescante banho de mar e passar o dia com a família. Ela também é o ponto de partida para quem vai para as Piscinas Naturais do Cachadaço, seja de barco ou trilha. Possui alguns bares e quiosques para petiscar com os pés na areia. O visual é fantástico, com mata ao fundo e árvores por toda extensão, que fazem uma deliciosa sombra nos dias de sol.
Depois de passar pela Praia do Meio, siga pela trilha que leva à Praia do Cachadaço, onde ficam as piscinas naturais, o ponto mais procurado da região. A praia é pouco frequentada, boa para quem quer curtir sem uma multidão ao redor, apenas tome cuidado com o mar de ondas fortes. Após alguns momentos de relax, siga para a trilha que leva às Piscinas Naturais do Cachadaço ou, se preferir, pegue um barco que sai da Praia do Meio.
A trilha fica no canto direito da praia e leva cerca de 30 minutos para ser concluída. As piscinas são cercadas por pedras e tem águas tranquilas, cristalinas e com peixinhos nadando próximo aos visitantes. Por conta dessa fama, costuma estar sempre cheia. Leve o mínimo de pertences possível para facilitar e aproveite o máximo que puder!
A Praia do Sono – ou do sonho, como também é chamada – é um exemplar do paraíso em Trindade. Localizada em uma área de preservação ambiental, a vila de pescadores é o destino para fugir da agitação. Possui uma grande extensão de areia branca e que contrasta com o azul do mar. É muito procurada por quem gosta de acampar e, por isso, o número de campings têm aumentando. Para chegar até este cantinho é necessário percorrer uma trilha de mais ou menos uma hora, que tem início no Condomínio Laranjeiras. Para quem viaja com crianças ou tem dificuldade, há também a opção de barco. Independente da forma escolhida, a certeza é de que você vai se apaixonar!
Seguindo até o final da Praia do Sono, uma placa indica para a trilha – curta, porém íngreme – que leva à Praia de Antigos. Localizada em uma área de preservação ambiental, não conta com nenhuma estrutura para visitantes e não é permitido acampar. Tem águas mornas e cristalinas e o cenário é composto por pedras e montanhas. Em alguns pontos, o mar agitado atrai surfistas.
Na sua lista de passeios por Paraty, não deixe de incluir o Saco do Mamanguá, uma paisagem sem igual no Brasil. O local um fiorde, ou seja, uma grande entrada de mar cercada por montanhas rochosas, cenário comum nos países escandinavos. São 8 km de mar esverdeado onde vivem diversas espécies marinhas. A visita faz parte do roteiro de barcos e escunas que passam por outras praias de Paraty.
Por lá é possível passear de canoa, fazer stand up e, se tiver coragem, encarar a trilha até o Pico do Pão do Açúcar para ter uma incrível visão do alto. Por ser um local preservado, possui pouca infraestrutura, mas ainda assim é possível encontrar onde alugar equipamentos e fazer uma boquinha para recarregar as energias.
Ponto de parada dos passeios de escuna, a cor das águas da Lagoa Azul não vai sair da sua cabeça. A enorme piscina natural é cercada por rochas e vegetação e tem águas tranquilas que fazem o passeio perfeito para toda a família. Com uma rica vida marinha, aproveite para mergulhar e praticar snorkeling. O trajeto de escuna também passa pela Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.
Publicidade
A Ilha do Pelado fica na divisa entre Paraty e Angra dos Reis e vai te impressionar com tanta beleza! Tem mar águas cristalinas e mornas e mar bem tranquilo. Oferece boa estrutura de quiosques e bares, sendo o mais famoso o Bar da Bete. Para chegar até lá é necessário pegar um barco na Praia de São Gonçalo e a travessia dura cerca de cinco minutos.
Para completar o tour pela cidade, conheça os melhores restaurantes da cidade para quando bater aquela fome!
Tente não se impressionar com a cor do mar e a com a natureza, tão presente e praticamente intocada.
Paraty é a combinação mais perfeita para a família, contemplando quem aprecia atrações culturais, boa gastronomia e os apaixonados pelo mar. Prepare seu roteiro para essa aventura e boa viagem!